Value Relevance da agressividade tributária no valor de mercado de empresas listadas na B3
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/76425 |
Resumo: | O estudo investigou o value relevance da agressividade tributária (AGR) no valor de mercado (VM) de empresas listadas na B3. Para tanto, foi estimada regressão múltipla, com dados em painel, considerando o período de 2010 a 2020, para 41 empresas. Como proxy para AGR foi utilizada a ETR (Taxa Tributária Efetiva) corrente, enquanto o VM foi utilizado como variável independente. Além disso, foram testadas variáveis passíveis de influenciar o VM das empresas, de acordo com o modelo de Ohlson (1995). A revisão de literatura aponta que os gestores, com a finalidade de buscar a redução dos custos tributários, têm incentivos para serem mais agressivos tributariamente, causando impactos positivos nos resultados das empresas. Entretanto, níveis elevados de agressividade podem representar risco na percepção dos investidores e impactar negativamente o VM. Os resultados corroboram com o modelo de Ohlson, no sentido de que o patrimônio líquido e o lucro líquido estão associados positivamente ao VM. Quanto aos coeficientes da AGR, no geral, apurou-se a inexistência de significância estatística. Entretanto, ao analisar níveis mais altos/baixos de agressividade tributária, evidenciou-se que a maior AGR influencia positivamente o VM, enquanto que a menor AGR influenciam negativamente o VM. Em relação às contribuições, o estudo intentou contribuir especialmente com os analistas de mercado e investidores no que se refere ao refinamento de seleção de informações para a tomada de decisão de investimentos. |
id |
UERJ-6_8578d5c6ebc00fc831ce7809231e541a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/76425 |
network_acronym_str |
UERJ-6 |
network_name_str |
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Value Relevance da agressividade tributária no valor de mercado de empresas listadas na B3O estudo investigou o value relevance da agressividade tributária (AGR) no valor de mercado (VM) de empresas listadas na B3. Para tanto, foi estimada regressão múltipla, com dados em painel, considerando o período de 2010 a 2020, para 41 empresas. Como proxy para AGR foi utilizada a ETR (Taxa Tributária Efetiva) corrente, enquanto o VM foi utilizado como variável independente. Além disso, foram testadas variáveis passíveis de influenciar o VM das empresas, de acordo com o modelo de Ohlson (1995). A revisão de literatura aponta que os gestores, com a finalidade de buscar a redução dos custos tributários, têm incentivos para serem mais agressivos tributariamente, causando impactos positivos nos resultados das empresas. Entretanto, níveis elevados de agressividade podem representar risco na percepção dos investidores e impactar negativamente o VM. Os resultados corroboram com o modelo de Ohlson, no sentido de que o patrimônio líquido e o lucro líquido estão associados positivamente ao VM. Quanto aos coeficientes da AGR, no geral, apurou-se a inexistência de significância estatística. Entretanto, ao analisar níveis mais altos/baixos de agressividade tributária, evidenciou-se que a maior AGR influencia positivamente o VM, enquanto que a menor AGR influenciam negativamente o VM. Em relação às contribuições, o estudo intentou contribuir especialmente com os analistas de mercado e investidores no que se refere ao refinamento de seleção de informações para a tomada de decisão de investimentos.Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ2023-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/7642510.12979/rcmccuerj.v27i2.76425Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 27 n. 2 (2022); 50-671984-3291reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/76425/pdfCopyright (c) 2023 Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJinfo:eu-repo/semantics/openAccessArcúrio Júnior, Térsio ArcúrioGonçalves, Rodrigo de SouzaBilhim, João Abreu de Faria2023-10-30T18:52:55Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/76425Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerj/oairevistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br1984-32911516-215Xopendoar:2023-10-30T18:52:55Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Value Relevance da agressividade tributária no valor de mercado de empresas listadas na B3 |
title |
Value Relevance da agressividade tributária no valor de mercado de empresas listadas na B3 |
spellingShingle |
Value Relevance da agressividade tributária no valor de mercado de empresas listadas na B3 Arcúrio Júnior, Térsio Arcúrio |
title_short |
Value Relevance da agressividade tributária no valor de mercado de empresas listadas na B3 |
title_full |
Value Relevance da agressividade tributária no valor de mercado de empresas listadas na B3 |
title_fullStr |
Value Relevance da agressividade tributária no valor de mercado de empresas listadas na B3 |
title_full_unstemmed |
Value Relevance da agressividade tributária no valor de mercado de empresas listadas na B3 |
title_sort |
Value Relevance da agressividade tributária no valor de mercado de empresas listadas na B3 |
author |
Arcúrio Júnior, Térsio Arcúrio |
author_facet |
Arcúrio Júnior, Térsio Arcúrio Gonçalves, Rodrigo de Souza Bilhim, João Abreu de Faria |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Rodrigo de Souza Bilhim, João Abreu de Faria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arcúrio Júnior, Térsio Arcúrio Gonçalves, Rodrigo de Souza Bilhim, João Abreu de Faria |
description |
O estudo investigou o value relevance da agressividade tributária (AGR) no valor de mercado (VM) de empresas listadas na B3. Para tanto, foi estimada regressão múltipla, com dados em painel, considerando o período de 2010 a 2020, para 41 empresas. Como proxy para AGR foi utilizada a ETR (Taxa Tributária Efetiva) corrente, enquanto o VM foi utilizado como variável independente. Além disso, foram testadas variáveis passíveis de influenciar o VM das empresas, de acordo com o modelo de Ohlson (1995). A revisão de literatura aponta que os gestores, com a finalidade de buscar a redução dos custos tributários, têm incentivos para serem mais agressivos tributariamente, causando impactos positivos nos resultados das empresas. Entretanto, níveis elevados de agressividade podem representar risco na percepção dos investidores e impactar negativamente o VM. Os resultados corroboram com o modelo de Ohlson, no sentido de que o patrimônio líquido e o lucro líquido estão associados positivamente ao VM. Quanto aos coeficientes da AGR, no geral, apurou-se a inexistência de significância estatística. Entretanto, ao analisar níveis mais altos/baixos de agressividade tributária, evidenciou-se que a maior AGR influencia positivamente o VM, enquanto que a menor AGR influenciam negativamente o VM. Em relação às contribuições, o estudo intentou contribuir especialmente com os analistas de mercado e investidores no que se refere ao refinamento de seleção de informações para a tomada de decisão de investimentos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/76425 10.12979/rcmccuerj.v27i2.76425 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/76425 |
identifier_str_mv |
10.12979/rcmccuerj.v27i2.76425 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/76425/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 27 n. 2 (2022); 50-67 1984-3291 reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ |
collection |
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br |
_version_ |
1799318430471421952 |