Value Relevance da agressividade tributária no valor de mercado de empresas listadas na B3

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arcúrio Júnior, Térsio Arcúrio
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Gonçalves, Rodrigo de Souza, Bilhim, João Abreu de Faria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/76425
Resumo: O estudo investigou o value relevance da agressividade tributária (AGR) no valor de mercado (VM) de empresas listadas na B3. Para tanto, foi estimada regressão múltipla, com dados em painel, considerando o período de 2010 a 2020, para 41 empresas. Como proxy para AGR foi utilizada a ETR (Taxa Tributária Efetiva) corrente, enquanto o VM foi utilizado como variável independente. Além disso, foram testadas variáveis passíveis de influenciar o VM das empresas, de acordo com o modelo de Ohlson (1995). A revisão de literatura aponta que os gestores, com a finalidade de buscar a redução dos custos tributários, têm incentivos para serem mais agressivos tributariamente, causando impactos positivos nos resultados das empresas. Entretanto, níveis elevados de agressividade podem representar risco na percepção dos investidores e impactar negativamente o VM. Os resultados corroboram com o modelo de Ohlson, no sentido de que o patrimônio líquido e o lucro líquido estão associados positivamente ao VM. Quanto aos coeficientes da AGR, no geral, apurou-se a inexistência de significância estatística. Entretanto, ao analisar níveis mais altos/baixos de agressividade tributária, evidenciou-se que a maior AGR influencia positivamente o VM, enquanto que a menor AGR influenciam negativamente o VM. Em relação às contribuições, o estudo intentou contribuir especialmente com os analistas de mercado e investidores no que se refere ao refinamento de seleção de informações para a tomada de decisão de investimentos.
id UERJ-6_8578d5c6ebc00fc831ce7809231e541a
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/76425
network_acronym_str UERJ-6
network_name_str Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
repository_id_str
spelling Value Relevance da agressividade tributária no valor de mercado de empresas listadas na B3O estudo investigou o value relevance da agressividade tributária (AGR) no valor de mercado (VM) de empresas listadas na B3. Para tanto, foi estimada regressão múltipla, com dados em painel, considerando o período de 2010 a 2020, para 41 empresas. Como proxy para AGR foi utilizada a ETR (Taxa Tributária Efetiva) corrente, enquanto o VM foi utilizado como variável independente. Além disso, foram testadas variáveis passíveis de influenciar o VM das empresas, de acordo com o modelo de Ohlson (1995). A revisão de literatura aponta que os gestores, com a finalidade de buscar a redução dos custos tributários, têm incentivos para serem mais agressivos tributariamente, causando impactos positivos nos resultados das empresas. Entretanto, níveis elevados de agressividade podem representar risco na percepção dos investidores e impactar negativamente o VM. Os resultados corroboram com o modelo de Ohlson, no sentido de que o patrimônio líquido e o lucro líquido estão associados positivamente ao VM. Quanto aos coeficientes da AGR, no geral, apurou-se a inexistência de significância estatística. Entretanto, ao analisar níveis mais altos/baixos de agressividade tributária, evidenciou-se que a maior AGR influencia positivamente o VM, enquanto que a menor AGR influenciam negativamente o VM. Em relação às contribuições, o estudo intentou contribuir especialmente com os analistas de mercado e investidores no que se refere ao refinamento de seleção de informações para a tomada de decisão de investimentos.Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ2023-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/7642510.12979/rcmccuerj.v27i2.76425Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 27 n. 2 (2022); 50-671984-3291reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/76425/pdfCopyright (c) 2023 Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJinfo:eu-repo/semantics/openAccessArcúrio Júnior, Térsio ArcúrioGonçalves, Rodrigo de SouzaBilhim, João Abreu de Faria2023-10-30T18:52:55Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/76425Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerj/oairevistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br1984-32911516-215Xopendoar:2023-10-30T18:52:55Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Value Relevance da agressividade tributária no valor de mercado de empresas listadas na B3
title Value Relevance da agressividade tributária no valor de mercado de empresas listadas na B3
spellingShingle Value Relevance da agressividade tributária no valor de mercado de empresas listadas na B3
Arcúrio Júnior, Térsio Arcúrio
title_short Value Relevance da agressividade tributária no valor de mercado de empresas listadas na B3
title_full Value Relevance da agressividade tributária no valor de mercado de empresas listadas na B3
title_fullStr Value Relevance da agressividade tributária no valor de mercado de empresas listadas na B3
title_full_unstemmed Value Relevance da agressividade tributária no valor de mercado de empresas listadas na B3
title_sort Value Relevance da agressividade tributária no valor de mercado de empresas listadas na B3
author Arcúrio Júnior, Térsio Arcúrio
author_facet Arcúrio Júnior, Térsio Arcúrio
Gonçalves, Rodrigo de Souza
Bilhim, João Abreu de Faria
author_role author
author2 Gonçalves, Rodrigo de Souza
Bilhim, João Abreu de Faria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arcúrio Júnior, Térsio Arcúrio
Gonçalves, Rodrigo de Souza
Bilhim, João Abreu de Faria
description O estudo investigou o value relevance da agressividade tributária (AGR) no valor de mercado (VM) de empresas listadas na B3. Para tanto, foi estimada regressão múltipla, com dados em painel, considerando o período de 2010 a 2020, para 41 empresas. Como proxy para AGR foi utilizada a ETR (Taxa Tributária Efetiva) corrente, enquanto o VM foi utilizado como variável independente. Além disso, foram testadas variáveis passíveis de influenciar o VM das empresas, de acordo com o modelo de Ohlson (1995). A revisão de literatura aponta que os gestores, com a finalidade de buscar a redução dos custos tributários, têm incentivos para serem mais agressivos tributariamente, causando impactos positivos nos resultados das empresas. Entretanto, níveis elevados de agressividade podem representar risco na percepção dos investidores e impactar negativamente o VM. Os resultados corroboram com o modelo de Ohlson, no sentido de que o patrimônio líquido e o lucro líquido estão associados positivamente ao VM. Quanto aos coeficientes da AGR, no geral, apurou-se a inexistência de significância estatística. Entretanto, ao analisar níveis mais altos/baixos de agressividade tributária, evidenciou-se que a maior AGR influencia positivamente o VM, enquanto que a menor AGR influenciam negativamente o VM. Em relação às contribuições, o estudo intentou contribuir especialmente com os analistas de mercado e investidores no que se refere ao refinamento de seleção de informações para a tomada de decisão de investimentos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/76425
10.12979/rcmccuerj.v27i2.76425
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/76425
identifier_str_mv 10.12979/rcmccuerj.v27i2.76425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/76425/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 27 n. 2 (2022); 50-67
1984-3291
reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
collection Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
repository.name.fl_str_mv Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv revistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br
_version_ 1799318430471421952