O ensino da Contabilidade Gerencial no Estado do Rio de Janeiro e sua relação com o mercado: percepções e sugestões de coordenadores e professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/32945 |
Resumo: | Contabilidade Gerencial (CG) é um dos temas mais pesquisados em Ciências Contábeis (CC) no Brasil, mas poucas são as pesquisas nacionais sobre o ensino deste tema, e supõe-se que existe grande distância entre o que o mercado necessita e o que é ensinado. Este estudo inédito tem como objetivo descrever e interpretar as percepções e as sugestões de coordenadores e professores sobre o ensino da CG na graduação e sua relação com o mercado. A fundamentação teórica foi baseada nas pesquisas sobre a evolução e o ensino da CG. A estratégia metodológica desta pesquisa qualitativa, descritiva e interpretativa, e a coleta de dados foi feita por meio de entrevistas semi-estruturadas entre coordenadores e professores atuantes de 2017, com 3 coordenadores de cursos de graduação em CC e 5 professores de CG, sendo todos de cursos do Estado do Rio de Janeiro. A análise dos dados foi feita com auxílio das técnicas de análise de conteúdo e os principais resultados mostraram que (i) as ementas tentam contemplar conteúdos exigidos pelo mercado de trabalho, mas ainda se faz necessário investimentos em capacitação dos seus docentes. (ii) Há necessidade da criação de laboratórios de práticas na maioria das universidades entrevistadas. (iii) A interação interdisciplinar é fundamental para o exercício da pratica contábil. Os autores concluíram que na visão dos professores as ementas deveriam se articular entre si. Além de contribuir para o avanço do conhecimento no tema Ensino em CG, espera-se que este estudo seja aplicado por coordenadores e professores no sentido de avanços ao planejar, executar e mensurar o ensino de CG focado nas mais modernas necessidades do mercado. |
id |
UERJ-6_8aeb7fb3b1cd299045ba34844bc6414b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/32945 |
network_acronym_str |
UERJ-6 |
network_name_str |
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino da Contabilidade Gerencial no Estado do Rio de Janeiro e sua relação com o mercado: percepções e sugestões de coordenadores e professoresEnsino da ContabilidadeEnsino em Ciências ContábeisContabilidade GerencialEnsino de Contabilidade Gerencial.Contabilidade Gerencial (CG) é um dos temas mais pesquisados em Ciências Contábeis (CC) no Brasil, mas poucas são as pesquisas nacionais sobre o ensino deste tema, e supõe-se que existe grande distância entre o que o mercado necessita e o que é ensinado. Este estudo inédito tem como objetivo descrever e interpretar as percepções e as sugestões de coordenadores e professores sobre o ensino da CG na graduação e sua relação com o mercado. A fundamentação teórica foi baseada nas pesquisas sobre a evolução e o ensino da CG. A estratégia metodológica desta pesquisa qualitativa, descritiva e interpretativa, e a coleta de dados foi feita por meio de entrevistas semi-estruturadas entre coordenadores e professores atuantes de 2017, com 3 coordenadores de cursos de graduação em CC e 5 professores de CG, sendo todos de cursos do Estado do Rio de Janeiro. A análise dos dados foi feita com auxílio das técnicas de análise de conteúdo e os principais resultados mostraram que (i) as ementas tentam contemplar conteúdos exigidos pelo mercado de trabalho, mas ainda se faz necessário investimentos em capacitação dos seus docentes. (ii) Há necessidade da criação de laboratórios de práticas na maioria das universidades entrevistadas. (iii) A interação interdisciplinar é fundamental para o exercício da pratica contábil. Os autores concluíram que na visão dos professores as ementas deveriam se articular entre si. Além de contribuir para o avanço do conhecimento no tema Ensino em CG, espera-se que este estudo seja aplicado por coordenadores e professores no sentido de avanços ao planejar, executar e mensurar o ensino de CG focado nas mais modernas necessidades do mercado.Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ2019-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/3294510.12979/rcmccuerj.v23i1.32945Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 23 n. 1 (2018); 50-691984-3291reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/32945/pdfCopyright (c) 2019 Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaes, Aurea Lopes da SilvaViegas, Roberta OrruPortugal, Guilherme TeixeiraBrauer, Marcus2019-02-11T15:33:50Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/32945Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerj/oairevistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br1984-32911516-215Xopendoar:2019-02-11T15:33:50Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da Contabilidade Gerencial no Estado do Rio de Janeiro e sua relação com o mercado: percepções e sugestões de coordenadores e professores |
title |
O ensino da Contabilidade Gerencial no Estado do Rio de Janeiro e sua relação com o mercado: percepções e sugestões de coordenadores e professores |
spellingShingle |
O ensino da Contabilidade Gerencial no Estado do Rio de Janeiro e sua relação com o mercado: percepções e sugestões de coordenadores e professores Paes, Aurea Lopes da Silva Ensino da Contabilidade Ensino em Ciências Contábeis Contabilidade Gerencial Ensino de Contabilidade Gerencial. |
title_short |
O ensino da Contabilidade Gerencial no Estado do Rio de Janeiro e sua relação com o mercado: percepções e sugestões de coordenadores e professores |
title_full |
O ensino da Contabilidade Gerencial no Estado do Rio de Janeiro e sua relação com o mercado: percepções e sugestões de coordenadores e professores |
title_fullStr |
O ensino da Contabilidade Gerencial no Estado do Rio de Janeiro e sua relação com o mercado: percepções e sugestões de coordenadores e professores |
title_full_unstemmed |
O ensino da Contabilidade Gerencial no Estado do Rio de Janeiro e sua relação com o mercado: percepções e sugestões de coordenadores e professores |
title_sort |
O ensino da Contabilidade Gerencial no Estado do Rio de Janeiro e sua relação com o mercado: percepções e sugestões de coordenadores e professores |
author |
Paes, Aurea Lopes da Silva |
author_facet |
Paes, Aurea Lopes da Silva Viegas, Roberta Orru Portugal, Guilherme Teixeira Brauer, Marcus |
author_role |
author |
author2 |
Viegas, Roberta Orru Portugal, Guilherme Teixeira Brauer, Marcus |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paes, Aurea Lopes da Silva Viegas, Roberta Orru Portugal, Guilherme Teixeira Brauer, Marcus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da Contabilidade Ensino em Ciências Contábeis Contabilidade Gerencial Ensino de Contabilidade Gerencial. |
topic |
Ensino da Contabilidade Ensino em Ciências Contábeis Contabilidade Gerencial Ensino de Contabilidade Gerencial. |
description |
Contabilidade Gerencial (CG) é um dos temas mais pesquisados em Ciências Contábeis (CC) no Brasil, mas poucas são as pesquisas nacionais sobre o ensino deste tema, e supõe-se que existe grande distância entre o que o mercado necessita e o que é ensinado. Este estudo inédito tem como objetivo descrever e interpretar as percepções e as sugestões de coordenadores e professores sobre o ensino da CG na graduação e sua relação com o mercado. A fundamentação teórica foi baseada nas pesquisas sobre a evolução e o ensino da CG. A estratégia metodológica desta pesquisa qualitativa, descritiva e interpretativa, e a coleta de dados foi feita por meio de entrevistas semi-estruturadas entre coordenadores e professores atuantes de 2017, com 3 coordenadores de cursos de graduação em CC e 5 professores de CG, sendo todos de cursos do Estado do Rio de Janeiro. A análise dos dados foi feita com auxílio das técnicas de análise de conteúdo e os principais resultados mostraram que (i) as ementas tentam contemplar conteúdos exigidos pelo mercado de trabalho, mas ainda se faz necessário investimentos em capacitação dos seus docentes. (ii) Há necessidade da criação de laboratórios de práticas na maioria das universidades entrevistadas. (iii) A interação interdisciplinar é fundamental para o exercício da pratica contábil. Os autores concluíram que na visão dos professores as ementas deveriam se articular entre si. Além de contribuir para o avanço do conhecimento no tema Ensino em CG, espera-se que este estudo seja aplicado por coordenadores e professores no sentido de avanços ao planejar, executar e mensurar o ensino de CG focado nas mais modernas necessidades do mercado. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/32945 10.12979/rcmccuerj.v23i1.32945 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/32945 |
identifier_str_mv |
10.12979/rcmccuerj.v23i1.32945 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/32945/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 23 n. 1 (2018); 50-69 1984-3291 reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ |
collection |
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br |
_version_ |
1799318429876879360 |