ANÁLISE DA ESTRATÉGIA DE PREÇO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA A PARTIR DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Macedo, Marcelo Alvaro da
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Ferreira de Souza, Marco Antonio, Silva Rosadas, Leandro Azevedo da, de Almeida, Kátia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/5479
Resumo: ResumoRESUMOEste artigo tem por objetivo apresentar e discutir uma metodologia para modelagem do problema de definição de preço de venda de produtos/serviços em mercados competitivos. Com base na metodologia de Análise Envoltória de Dados (DEA) o modelo estabelece um preço a ser praticado, que oferece a empresa uma vantagem competitiva, já que o mesmo é formado a partir de uma análise de benchmarking do mercado. A idéia é que dada uma série de características do produto, de vários concorrentes e da empresa sob análise, o modelo analisa qual o preço competitivo, que estabeleça uma melhor relação custo x benefício. Além disso, o modelo pode ser utilizado como subsídio para análise do projeto do produto/serviço, para que o mesmo possa se tornar mais competitivo. Para este trabalho, aplica-se o modelo a uma série de impressoras, onde se discute sua utilização e seus principais resultados de análise.Palavras-chave: Estratégias de Preço; Formação do Preço de Venda; DEA.ABSTRACTThis article has for objective to present and to discuss a methodology to modeling the problem of definition of the products/services price of sale in competitive markets. With base in the Data Envelopment Analysis methodology (DEA) the model establishes a price to be practiced, that it offers the company a competitive advantage, already it is formed by the benchmarking analysis of the market. The idea is that given a series of product characteristics, of several companies and of the company under analysis, the model analyzes which the competitive price, that it establishes a better cost x benefit relationship. Besides, the model can be used as subsidy for the products/services project analysis, so that it can become more competitive. For this work, the model is applied in a series of printers, where it is discussed its use and their main analysis results.Keywords: Price Strategy, Selling Price Formation, DEA.
id UERJ-6_b043f4b0cc9859fa68a7729c0cfa3aa9
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/5479
network_acronym_str UERJ-6
network_name_str Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
repository_id_str
spelling ANÁLISE DA ESTRATÉGIA DE PREÇO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA A PARTIR DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA)ResumoRESUMOEste artigo tem por objetivo apresentar e discutir uma metodologia para modelagem do problema de definição de preço de venda de produtos/serviços em mercados competitivos. Com base na metodologia de Análise Envoltória de Dados (DEA) o modelo estabelece um preço a ser praticado, que oferece a empresa uma vantagem competitiva, já que o mesmo é formado a partir de uma análise de benchmarking do mercado. A idéia é que dada uma série de características do produto, de vários concorrentes e da empresa sob análise, o modelo analisa qual o preço competitivo, que estabeleça uma melhor relação custo x benefício. Além disso, o modelo pode ser utilizado como subsídio para análise do projeto do produto/serviço, para que o mesmo possa se tornar mais competitivo. Para este trabalho, aplica-se o modelo a uma série de impressoras, onde se discute sua utilização e seus principais resultados de análise.Palavras-chave: Estratégias de Preço; Formação do Preço de Venda; DEA.ABSTRACTThis article has for objective to present and to discuss a methodology to modeling the problem of definition of the products/services price of sale in competitive markets. With base in the Data Envelopment Analysis methodology (DEA) the model establishes a price to be practiced, that it offers the company a competitive advantage, already it is formed by the benchmarking analysis of the market. The idea is that given a series of product characteristics, of several companies and of the company under analysis, the model analyzes which the competitive price, that it establishes a better cost x benefit relationship. Besides, the model can be used as subsidy for the products/services project analysis, so that it can become more competitive. For this work, the model is applied in a series of printers, where it is discussed its use and their main analysis results.Keywords: Price Strategy, Selling Price Formation, DEA.Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ2011-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/547910.12979/rcmccuerj.v16i1.5479Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 16 n. 1 (2011); 62-781984-3291reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/5479/3975Silva Macedo, Marcelo Alvaro daFerreira de Souza, Marco AntonioSilva Rosadas, Leandro Azevedo dade Almeida, Kátiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-01T19:23:09Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/5479Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerj/oairevistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br1984-32911516-215Xopendoar:2013-04-01T19:23:09Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DA ESTRATÉGIA DE PREÇO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA A PARTIR DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA)
title ANÁLISE DA ESTRATÉGIA DE PREÇO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA A PARTIR DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA)
spellingShingle ANÁLISE DA ESTRATÉGIA DE PREÇO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA A PARTIR DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA)
Silva Macedo, Marcelo Alvaro da
title_short ANÁLISE DA ESTRATÉGIA DE PREÇO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA A PARTIR DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA)
title_full ANÁLISE DA ESTRATÉGIA DE PREÇO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA A PARTIR DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA)
title_fullStr ANÁLISE DA ESTRATÉGIA DE PREÇO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA A PARTIR DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA)
title_full_unstemmed ANÁLISE DA ESTRATÉGIA DE PREÇO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA A PARTIR DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA)
title_sort ANÁLISE DA ESTRATÉGIA DE PREÇO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA A PARTIR DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA)
author Silva Macedo, Marcelo Alvaro da
author_facet Silva Macedo, Marcelo Alvaro da
Ferreira de Souza, Marco Antonio
Silva Rosadas, Leandro Azevedo da
de Almeida, Kátia
author_role author
author2 Ferreira de Souza, Marco Antonio
Silva Rosadas, Leandro Azevedo da
de Almeida, Kátia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Macedo, Marcelo Alvaro da
Ferreira de Souza, Marco Antonio
Silva Rosadas, Leandro Azevedo da
de Almeida, Kátia
description ResumoRESUMOEste artigo tem por objetivo apresentar e discutir uma metodologia para modelagem do problema de definição de preço de venda de produtos/serviços em mercados competitivos. Com base na metodologia de Análise Envoltória de Dados (DEA) o modelo estabelece um preço a ser praticado, que oferece a empresa uma vantagem competitiva, já que o mesmo é formado a partir de uma análise de benchmarking do mercado. A idéia é que dada uma série de características do produto, de vários concorrentes e da empresa sob análise, o modelo analisa qual o preço competitivo, que estabeleça uma melhor relação custo x benefício. Além disso, o modelo pode ser utilizado como subsídio para análise do projeto do produto/serviço, para que o mesmo possa se tornar mais competitivo. Para este trabalho, aplica-se o modelo a uma série de impressoras, onde se discute sua utilização e seus principais resultados de análise.Palavras-chave: Estratégias de Preço; Formação do Preço de Venda; DEA.ABSTRACTThis article has for objective to present and to discuss a methodology to modeling the problem of definition of the products/services price of sale in competitive markets. With base in the Data Envelopment Analysis methodology (DEA) the model establishes a price to be practiced, that it offers the company a competitive advantage, already it is formed by the benchmarking analysis of the market. The idea is that given a series of product characteristics, of several companies and of the company under analysis, the model analyzes which the competitive price, that it establishes a better cost x benefit relationship. Besides, the model can be used as subsidy for the products/services project analysis, so that it can become more competitive. For this work, the model is applied in a series of printers, where it is discussed its use and their main analysis results.Keywords: Price Strategy, Selling Price Formation, DEA.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/5479
10.12979/rcmccuerj.v16i1.5479
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/5479
identifier_str_mv 10.12979/rcmccuerj.v16i1.5479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/5479/3975
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 16 n. 1 (2011); 62-78
1984-3291
reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
collection Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
repository.name.fl_str_mv Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv revistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br
_version_ 1799318428448718848