O efeito dos fatores macroeconômicos e contábeis sobre a avaliação do valor das empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Diogo Costa da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pereira, Matheus Wemerson Gomes, Lima, Emanoel Marcos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/44097
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo verificar se existe influência das variáveis contábeis, macroeconômicas e dummy no valor de mercado de 269 empresas listadas na Bolsa de Valores da B3, no período de 2008 a 2014 através do modelo de Ohlson. O modelo está alicerçado em três premissas: a primeira premissa considera a utilização do valor presente dos dividendos futuros descontados em conjunto com a propriedade de irrelevância dos dividendos para definir o preço de ações. A segunda premissa utiliza-se da relação Clean Surplus Relation. E a terceira premissa do define o comportamento estocástico das séries temporais para os lucros anormais. Os dados foram organizados no Excel® e as variáveis distribuídas em colunas da seguinte maneira: valor da empresa, valor contábil do patrimônio líquido, lucro líquido, PIB, IPCA, SELIC, Câmbio, Risco País, Oferta M1 e as variáveis dummy. As companhias foram empilhadas em uma só matriz para formar duas regressões: uma com a variável dummy CRISE e a outra regressão com a variável IFRS. Os testes de Hausman, Wooldridge e Wald foram empregados para verificar a adequação dos modelos. Os resultados apontaram que o modelo de Ohlson consegue estimar o valor de mercados das empresas que possuem capital aberto. Quando inserida a variável CRISE e considerado período 2008-2009, o sinal da variável foi positivo, mostrando que o valor das companhias aumentou. A variável IFRS apresentou sinal negativo para o período analisado, 2010 a 2014, indicando que valor de mercado das empresas diminuiu, e o que de fato ocorreu, pois foi observado ao longo do período que as empresas foram perdendo valor o que mostra que a variável estudada influenciou no valor de mercado das companhias da B3. As variáveis dummy dos 19 setores da B3 não tiveram impacto sobre o modelo estimado.
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