O BALANÇO SOCIAL COMO INDICATIVO SOCIOAMBIENTAL DAS EMPRESAS DO ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL DA BM&F BOVESPA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colares, Ana Carolina Vasconcelos
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Bressan, Valéria Gama Fully, Lamounier, Wagner Moura, Borges, Danilo Lacerda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/5386
Resumo: ResumoSendo o Balanço Social o principal meio de divulgação das informações socioambientais das empresas noBrasil, surge o seguinte questionamento: é possível ao usuário da informação contábil distinguir diferençasentre as empresas que participam do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e as demais empresasque não participam por meio dos indicadores contidos no Balanço Social? Por meio da análise deregressão pelo modelo Logit, constatou-se que não há evidências de que os indicadores do Balanço Socialse relacionem com a variável dependente qualitativa, sugerindo que os usuários dessa informação nãoconseguem capturar as diferenças entre as empresas participantes ou não do ISE. O problema encontrado éque os stakeholders não conseguem prever por meio de informações disponíveis no mercado quaisempresas poderão se eleger futuramente ou que empresas poderão deixar de fazer parte do ISE nos anosvindouros.Palavras-chave: Sustentabilidade; Triple Bottom Line; Balanço Social.The Social Report as a Social and Environmental Indicator for Companies’ from Bovespa’s Sustainability IndexABSTRACTWhereas the Social Report is the primary means of disseminating information about socio-environmentalcompanies in Brazil, the following question arises: Is it possible for the accounting information user todistinguish differences between the companies participating in the Corporate Sustainability Index (ISE)and other companies that do not participate through the indicators contained in the Social Report?Through regression analysis for the Logit model, it was found no evidence that the Social Reportindicators relate to the qualitative dependent variable, suggesting that users of this information cannotcapture the differences between the participating companies or not ISE. The problem encountered is thatthe stakeholders can not predict using information available in the market which companies may beelected in the future or that companies can no longer be part of the ISE in the coming years.Keywords: Sustainability; Triple Bottom Line; Social Report.
id UERJ-6_e8893bfdf97d97c8cb0d657cc5815d65
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/5386
network_acronym_str UERJ-6
network_name_str Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
repository_id_str
spelling O BALANÇO SOCIAL COMO INDICATIVO SOCIOAMBIENTAL DAS EMPRESAS DO ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL DA BM&F BOVESPAResumoSendo o Balanço Social o principal meio de divulgação das informações socioambientais das empresas noBrasil, surge o seguinte questionamento: é possível ao usuário da informação contábil distinguir diferençasentre as empresas que participam do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e as demais empresasque não participam por meio dos indicadores contidos no Balanço Social? Por meio da análise deregressão pelo modelo Logit, constatou-se que não há evidências de que os indicadores do Balanço Socialse relacionem com a variável dependente qualitativa, sugerindo que os usuários dessa informação nãoconseguem capturar as diferenças entre as empresas participantes ou não do ISE. O problema encontrado éque os stakeholders não conseguem prever por meio de informações disponíveis no mercado quaisempresas poderão se eleger futuramente ou que empresas poderão deixar de fazer parte do ISE nos anosvindouros.Palavras-chave: Sustentabilidade; Triple Bottom Line; Balanço Social.The Social Report as a Social and Environmental Indicator for Companies’ from Bovespa’s Sustainability IndexABSTRACTWhereas the Social Report is the primary means of disseminating information about socio-environmentalcompanies in Brazil, the following question arises: Is it possible for the accounting information user todistinguish differences between the companies participating in the Corporate Sustainability Index (ISE)and other companies that do not participate through the indicators contained in the Social Report?Through regression analysis for the Logit model, it was found no evidence that the Social Reportindicators relate to the qualitative dependent variable, suggesting that users of this information cannotcapture the differences between the participating companies or not ISE. The problem encountered is thatthe stakeholders can not predict using information available in the market which companies may beelected in the future or that companies can no longer be part of the ISE in the coming years.Keywords: Sustainability; Triple Bottom Line; Social Report.Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ2012-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/538610.12979/rcmccuerj.v17i0.5386Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 17 (2012): Edição Especial; 83-1001984-3291reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/5386/3962Colares, Ana Carolina VasconcelosBressan, Valéria Gama FullyLamounier, Wagner MouraBorges, Danilo Lacerdainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-05T19:42:05Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/5386Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerj/oairevistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br1984-32911516-215Xopendoar:2013-07-05T19:42:05Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O BALANÇO SOCIAL COMO INDICATIVO SOCIOAMBIENTAL DAS EMPRESAS DO ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL DA BM&F BOVESPA
title O BALANÇO SOCIAL COMO INDICATIVO SOCIOAMBIENTAL DAS EMPRESAS DO ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL DA BM&F BOVESPA
spellingShingle O BALANÇO SOCIAL COMO INDICATIVO SOCIOAMBIENTAL DAS EMPRESAS DO ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL DA BM&F BOVESPA
Colares, Ana Carolina Vasconcelos
title_short O BALANÇO SOCIAL COMO INDICATIVO SOCIOAMBIENTAL DAS EMPRESAS DO ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL DA BM&F BOVESPA
title_full O BALANÇO SOCIAL COMO INDICATIVO SOCIOAMBIENTAL DAS EMPRESAS DO ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL DA BM&F BOVESPA
title_fullStr O BALANÇO SOCIAL COMO INDICATIVO SOCIOAMBIENTAL DAS EMPRESAS DO ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL DA BM&F BOVESPA
title_full_unstemmed O BALANÇO SOCIAL COMO INDICATIVO SOCIOAMBIENTAL DAS EMPRESAS DO ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL DA BM&F BOVESPA
title_sort O BALANÇO SOCIAL COMO INDICATIVO SOCIOAMBIENTAL DAS EMPRESAS DO ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL DA BM&F BOVESPA
author Colares, Ana Carolina Vasconcelos
author_facet Colares, Ana Carolina Vasconcelos
Bressan, Valéria Gama Fully
Lamounier, Wagner Moura
Borges, Danilo Lacerda
author_role author
author2 Bressan, Valéria Gama Fully
Lamounier, Wagner Moura
Borges, Danilo Lacerda
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Colares, Ana Carolina Vasconcelos
Bressan, Valéria Gama Fully
Lamounier, Wagner Moura
Borges, Danilo Lacerda
description ResumoSendo o Balanço Social o principal meio de divulgação das informações socioambientais das empresas noBrasil, surge o seguinte questionamento: é possível ao usuário da informação contábil distinguir diferençasentre as empresas que participam do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e as demais empresasque não participam por meio dos indicadores contidos no Balanço Social? Por meio da análise deregressão pelo modelo Logit, constatou-se que não há evidências de que os indicadores do Balanço Socialse relacionem com a variável dependente qualitativa, sugerindo que os usuários dessa informação nãoconseguem capturar as diferenças entre as empresas participantes ou não do ISE. O problema encontrado éque os stakeholders não conseguem prever por meio de informações disponíveis no mercado quaisempresas poderão se eleger futuramente ou que empresas poderão deixar de fazer parte do ISE nos anosvindouros.Palavras-chave: Sustentabilidade; Triple Bottom Line; Balanço Social.The Social Report as a Social and Environmental Indicator for Companies’ from Bovespa’s Sustainability IndexABSTRACTWhereas the Social Report is the primary means of disseminating information about socio-environmentalcompanies in Brazil, the following question arises: Is it possible for the accounting information user todistinguish differences between the companies participating in the Corporate Sustainability Index (ISE)and other companies that do not participate through the indicators contained in the Social Report?Through regression analysis for the Logit model, it was found no evidence that the Social Reportindicators relate to the qualitative dependent variable, suggesting that users of this information cannotcapture the differences between the participating companies or not ISE. The problem encountered is thatthe stakeholders can not predict using information available in the market which companies may beelected in the future or that companies can no longer be part of the ISE in the coming years.Keywords: Sustainability; Triple Bottom Line; Social Report.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/5386
10.12979/rcmccuerj.v17i0.5386
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/5386
identifier_str_mv 10.12979/rcmccuerj.v17i0.5386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/5386/3962
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 17 (2012): Edição Especial; 83-100
1984-3291
reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
collection Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
repository.name.fl_str_mv Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv revistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br
_version_ 1799318428363784192