Big Data no ensino de Contabilidade: uma experiência com estudantes de pós-graduação Lato Sensu
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/59394 |
Resumo: | A cada segundo, enormes quantidades de dados são geradas, contudo, nem todas transformam-se em informações úteis para o processo decisório. Diversos órgãos internacionais têm argumentado sobre a importância do ensino superior abarcar métodos de tratamento e análise de dados que auxiliem na tomada de decisão. Ciente deste contexto, esta pesquisa objetivou analisar a percepção em relação ao domínio de uso de software para grandes quantidades de dados (big data) com alunos de pós-graduação em contabilidade. A amostra compreendeu 42 estudantes de dois cursos de pós-graduação lato sensu de duas instituições localizadas no Paraná. A coleta de dados ocorreu em dois momentos, com a aplicação de questionários antes e após a realização de um case específico – Ivana’s Ice Cream – para trabalhar conhecimentos de software para big data (Tableau). Conclui-se que o domínio inicial de softwares para visualização e análise de big data reportado pelos alunos era relativamente baixo. Todavia, após o desenvolvimento do case, os estudantes perceberam que houve melhora. Esse comportamento das percepções se manteve mesmo quando observado por sexo, idade e formação acadêmica prévia (graduação) dos participantes. Contribui-se no aspecto educacional ao demonstrar a aplicação de um case prático com uso de Big Data no ensino contábil brasileiro. Em complemento, adiciona-se à literatura brasileira um estudo sobre o incremento de ferramentas para analytics na educação contábil. |
id |
UERJ-6_eb680269da7c1a288b25a65eeefaf81e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/59394 |
network_acronym_str |
UERJ-6 |
network_name_str |
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Big Data no ensino de Contabilidade: uma experiência com estudantes de pós-graduação Lato SensuA cada segundo, enormes quantidades de dados são geradas, contudo, nem todas transformam-se em informações úteis para o processo decisório. Diversos órgãos internacionais têm argumentado sobre a importância do ensino superior abarcar métodos de tratamento e análise de dados que auxiliem na tomada de decisão. Ciente deste contexto, esta pesquisa objetivou analisar a percepção em relação ao domínio de uso de software para grandes quantidades de dados (big data) com alunos de pós-graduação em contabilidade. A amostra compreendeu 42 estudantes de dois cursos de pós-graduação lato sensu de duas instituições localizadas no Paraná. A coleta de dados ocorreu em dois momentos, com a aplicação de questionários antes e após a realização de um case específico – Ivana’s Ice Cream – para trabalhar conhecimentos de software para big data (Tableau). Conclui-se que o domínio inicial de softwares para visualização e análise de big data reportado pelos alunos era relativamente baixo. Todavia, após o desenvolvimento do case, os estudantes perceberam que houve melhora. Esse comportamento das percepções se manteve mesmo quando observado por sexo, idade e formação acadêmica prévia (graduação) dos participantes. Contribui-se no aspecto educacional ao demonstrar a aplicação de um case prático com uso de Big Data no ensino contábil brasileiro. Em complemento, adiciona-se à literatura brasileira um estudo sobre o incremento de ferramentas para analytics na educação contábil.Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ2021-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/5939410.12979/rcmccuerj.v25i2.59394Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 25 n. 2 (2020); 35-521984-3291reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/59394/pdfCopyright (c) 2021 Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJinfo:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, Daniel RamosAlbertin, Elvis AraujoNasu, Vitor HideoMarques, Claudio2021-05-14T17:17:47Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/59394Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerj/oairevistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br1984-32911516-215Xopendoar:2021-05-14T17:17:47Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Big Data no ensino de Contabilidade: uma experiência com estudantes de pós-graduação Lato Sensu |
title |
Big Data no ensino de Contabilidade: uma experiência com estudantes de pós-graduação Lato Sensu |
spellingShingle |
Big Data no ensino de Contabilidade: uma experiência com estudantes de pós-graduação Lato Sensu Nogueira, Daniel Ramos |
title_short |
Big Data no ensino de Contabilidade: uma experiência com estudantes de pós-graduação Lato Sensu |
title_full |
Big Data no ensino de Contabilidade: uma experiência com estudantes de pós-graduação Lato Sensu |
title_fullStr |
Big Data no ensino de Contabilidade: uma experiência com estudantes de pós-graduação Lato Sensu |
title_full_unstemmed |
Big Data no ensino de Contabilidade: uma experiência com estudantes de pós-graduação Lato Sensu |
title_sort |
Big Data no ensino de Contabilidade: uma experiência com estudantes de pós-graduação Lato Sensu |
author |
Nogueira, Daniel Ramos |
author_facet |
Nogueira, Daniel Ramos Albertin, Elvis Araujo Nasu, Vitor Hideo Marques, Claudio |
author_role |
author |
author2 |
Albertin, Elvis Araujo Nasu, Vitor Hideo Marques, Claudio |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Daniel Ramos Albertin, Elvis Araujo Nasu, Vitor Hideo Marques, Claudio |
description |
A cada segundo, enormes quantidades de dados são geradas, contudo, nem todas transformam-se em informações úteis para o processo decisório. Diversos órgãos internacionais têm argumentado sobre a importância do ensino superior abarcar métodos de tratamento e análise de dados que auxiliem na tomada de decisão. Ciente deste contexto, esta pesquisa objetivou analisar a percepção em relação ao domínio de uso de software para grandes quantidades de dados (big data) com alunos de pós-graduação em contabilidade. A amostra compreendeu 42 estudantes de dois cursos de pós-graduação lato sensu de duas instituições localizadas no Paraná. A coleta de dados ocorreu em dois momentos, com a aplicação de questionários antes e após a realização de um case específico – Ivana’s Ice Cream – para trabalhar conhecimentos de software para big data (Tableau). Conclui-se que o domínio inicial de softwares para visualização e análise de big data reportado pelos alunos era relativamente baixo. Todavia, após o desenvolvimento do case, os estudantes perceberam que houve melhora. Esse comportamento das percepções se manteve mesmo quando observado por sexo, idade e formação acadêmica prévia (graduação) dos participantes. Contribui-se no aspecto educacional ao demonstrar a aplicação de um case prático com uso de Big Data no ensino contábil brasileiro. Em complemento, adiciona-se à literatura brasileira um estudo sobre o incremento de ferramentas para analytics na educação contábil. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/59394 10.12979/rcmccuerj.v25i2.59394 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/59394 |
identifier_str_mv |
10.12979/rcmccuerj.v25i2.59394 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/59394/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 25 n. 2 (2020); 35-52 1984-3291 reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ |
collection |
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br |
_version_ |
1799318430302601216 |