INFLUÊNCIA DA AUDITORIA SOBRE O GERENCIAMENTO DE RESULTADOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Alini
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pletsch, Caroline Sulzbach, de Vargas, Alzenir José, Fasolin, Luiza Betânia, Klann, Roberto Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
DOI: 10.12979/11151
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/11151
Resumo: O gerenciamento de resultados tem sido alvo de pesquisas nos últimos anos com o objetivo de se verificar suas causas e consequências. Diversos organismos vêm criando normas e estruturas de governança corporativa de forma mais robusta, a fim de diminuir tal prática. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi analisar a influência da auditoria sobre o gerenciamento de resultados. A metodologia utilizada foi descritiva, documental e quantitativa. A amostra compreendeu 106 empresas listadas no Segmento Novo Mercado da BM&FBovespa, no período de 2010 a 2012. Para a consecução da análise dos dados foram utilizadas técnicas estatísticas, como regressão linear múltipla para o cálculo dos accruals discricionários por meio do modelo KS, e correlação de Pearson, a qual possibilitou a verificação da relação entre as variáveis do estudo. Os resultados demonstraram que as empresas de auditoria Big Four possuem relação negativa com o gerenciamento para o aumento do resultado. Constatou-se, que a auditoria independente realizada por Big Four nas empresas e no período analisado inibiu o nível de gerenciamento de resultados, desde que tal prática seja para o aumento do resultado. A auditoria independente apresentou atuação mais forte para a diminuição do gerenciamento de resultados, ao se comparar com o comitê de auditoria interna.
id UERJ-6_fde21f2786c4e47bea064b198ef8a0e5
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/11151
network_acronym_str UERJ-6
network_name_str Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
spelling INFLUÊNCIA DA AUDITORIA SOBRE O GERENCIAMENTO DE RESULTADOSAccruals discricionários. Gerenciamento de resultados. Aspectos de auditoria.O gerenciamento de resultados tem sido alvo de pesquisas nos últimos anos com o objetivo de se verificar suas causas e consequências. Diversos organismos vêm criando normas e estruturas de governança corporativa de forma mais robusta, a fim de diminuir tal prática. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi analisar a influência da auditoria sobre o gerenciamento de resultados. A metodologia utilizada foi descritiva, documental e quantitativa. A amostra compreendeu 106 empresas listadas no Segmento Novo Mercado da BM&FBovespa, no período de 2010 a 2012. Para a consecução da análise dos dados foram utilizadas técnicas estatísticas, como regressão linear múltipla para o cálculo dos accruals discricionários por meio do modelo KS, e correlação de Pearson, a qual possibilitou a verificação da relação entre as variáveis do estudo. Os resultados demonstraram que as empresas de auditoria Big Four possuem relação negativa com o gerenciamento para o aumento do resultado. Constatou-se, que a auditoria independente realizada por Big Four nas empresas e no período analisado inibiu o nível de gerenciamento de resultados, desde que tal prática seja para o aumento do resultado. A auditoria independente apresentou atuação mais forte para a diminuição do gerenciamento de resultados, ao se comparar com o comitê de auditoria interna.Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ2014-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/1115110.12979/11151Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 19 n. 3 (2014); 59-691984-3291reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/11151/pdfda Silva, AliniPletsch, Caroline Sulzbachde Vargas, Alzenir JoséFasolin, Luiza BetâniaKlann, Roberto Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-01-01T15:41:42Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/11151Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerj/oairevistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br1984-32911516-215Xopendoar:2015-01-01T15:41:42Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv INFLUÊNCIA DA AUDITORIA SOBRE O GERENCIAMENTO DE RESULTADOS
title INFLUÊNCIA DA AUDITORIA SOBRE O GERENCIAMENTO DE RESULTADOS
spellingShingle INFLUÊNCIA DA AUDITORIA SOBRE O GERENCIAMENTO DE RESULTADOS
INFLUÊNCIA DA AUDITORIA SOBRE O GERENCIAMENTO DE RESULTADOS
da Silva, Alini
Accruals discricionários. Gerenciamento de resultados. Aspectos de auditoria.
da Silva, Alini
Accruals discricionários. Gerenciamento de resultados. Aspectos de auditoria.
title_short INFLUÊNCIA DA AUDITORIA SOBRE O GERENCIAMENTO DE RESULTADOS
title_full INFLUÊNCIA DA AUDITORIA SOBRE O GERENCIAMENTO DE RESULTADOS
title_fullStr INFLUÊNCIA DA AUDITORIA SOBRE O GERENCIAMENTO DE RESULTADOS
INFLUÊNCIA DA AUDITORIA SOBRE O GERENCIAMENTO DE RESULTADOS
title_full_unstemmed INFLUÊNCIA DA AUDITORIA SOBRE O GERENCIAMENTO DE RESULTADOS
INFLUÊNCIA DA AUDITORIA SOBRE O GERENCIAMENTO DE RESULTADOS
title_sort INFLUÊNCIA DA AUDITORIA SOBRE O GERENCIAMENTO DE RESULTADOS
author da Silva, Alini
author_facet da Silva, Alini
da Silva, Alini
Pletsch, Caroline Sulzbach
de Vargas, Alzenir José
Fasolin, Luiza Betânia
Klann, Roberto Carlos
Pletsch, Caroline Sulzbach
de Vargas, Alzenir José
Fasolin, Luiza Betânia
Klann, Roberto Carlos
author_role author
author2 Pletsch, Caroline Sulzbach
de Vargas, Alzenir José
Fasolin, Luiza Betânia
Klann, Roberto Carlos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Alini
Pletsch, Caroline Sulzbach
de Vargas, Alzenir José
Fasolin, Luiza Betânia
Klann, Roberto Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Accruals discricionários. Gerenciamento de resultados. Aspectos de auditoria.
topic Accruals discricionários. Gerenciamento de resultados. Aspectos de auditoria.
description O gerenciamento de resultados tem sido alvo de pesquisas nos últimos anos com o objetivo de se verificar suas causas e consequências. Diversos organismos vêm criando normas e estruturas de governança corporativa de forma mais robusta, a fim de diminuir tal prática. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi analisar a influência da auditoria sobre o gerenciamento de resultados. A metodologia utilizada foi descritiva, documental e quantitativa. A amostra compreendeu 106 empresas listadas no Segmento Novo Mercado da BM&FBovespa, no período de 2010 a 2012. Para a consecução da análise dos dados foram utilizadas técnicas estatísticas, como regressão linear múltipla para o cálculo dos accruals discricionários por meio do modelo KS, e correlação de Pearson, a qual possibilitou a verificação da relação entre as variáveis do estudo. Os resultados demonstraram que as empresas de auditoria Big Four possuem relação negativa com o gerenciamento para o aumento do resultado. Constatou-se, que a auditoria independente realizada por Big Four nas empresas e no período analisado inibiu o nível de gerenciamento de resultados, desde que tal prática seja para o aumento do resultado. A auditoria independente apresentou atuação mais forte para a diminuição do gerenciamento de resultados, ao se comparar com o comitê de auditoria interna.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/11151
10.12979/11151
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/11151
identifier_str_mv 10.12979/11151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/11151/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 19 n. 3 (2014); 59-69
1984-3291
reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
collection Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
repository.name.fl_str_mv Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv revistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br
_version_ 1822182715643920384
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.12979/11151