ANÁLISE DE TEXTOS E ESTILO – POR UMA LEITURA DESACOSTUMADA NA TEORIA E NA PRÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Seminal Digital |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/27177 |
Resumo: | A Estilística e seu lugar na abordagem da leitura e da interpretação de texto noespaço da escola básica – esse é o objeto deste artigo. Entendemos que o trabalho, a partir do estilo, permite realizar leituras mais amplas, abrindo espaço para que o leitor iniciante adentre o universo significativo construído pelo autor e, com isso, estabeleça uma relação produtiva com o texto em geral e, mais especificamente, com o texto literário, muitas vezes tido como opaco para o leitor escolar. Neste artigo, realizamos um apanhado conceitual das teorias no campo da Estilística, com breves considerações a respeito de cada referencial, com vistas a produzir um quadro representativo das abordagens possíveis. Em seguida, apresentamos um relato de sequência didática desenvolvida em sala de aula do ensino médio, no Colégio Pedro II. Colocada em discussão o projeto de simplificação de clássicos da literatura, apoiado pelo Ministério da Educação, desenvolveram-se atividades em que foi possível demonstrar a perspectiva que os alunos têm sobre a questão do estilo, bem como se pôde averiguar como lidam com o texto e seus recursos expressivos, alimentando sua leitura e ampliando suas possibilidades de interpretação. Para tanto, foram usados textos de João Ubaldo Ribeiro, Machado de Assis e Mia Couto. Por fim, tomamos posição sobre o lugar da Estilística no ensino básico e discutimos o papel do professor numa abordagem que pretenda explorar o estilo do texto como plataforma para que o estudante desenvolva um olhar mais preparado para a literatura, encontrando prazer na leitura. La Estilística y su lugar en el abordaje de la lectura y de la interpretación detexto en el espacio de la escuela básica – ese es el objeto de este artículo. Comprendemos que el trabajo a partir del estilo permite realizar lecturas más amplias, abriendo espacio para que el lector iniciante ingrese en el universo significativo construido por el autor y, con eso, establezca una relación productiva con el texto en general y, más específicamente, con el texto literario, muchas veces clasificado como opaco para el lector escolar. En este trabajo, realizamos un resumen conceptual de las teorías en el campo de la Estilística, con breves consideraciones acerca de cada referencial, con vistas a producir un cuadro representativo de los abordajes posibles. Enseguida, presentamos un relato de secuencia didáctica desarrollada en aula de la enseñanza media, en el Colégio Pedro II. Puesto en discusión el proyecto de simplificación de clásicos de la literatura, apoyado por el Ministerio de la Educación, algunas actividades fueron desarrolladas en que fue posible demostrar la perspectiva que los alumnos tienen de la cuestión del estilo, así como se pudo comprobar como lidian con el texto y sus recursos expresivos, alimentando su lectura y ampliando sus posibilidades de interpretación. Para eso, textos de João Ubaldo Ribeiro, Machado de Assis e Mia Couto fueron usados. Al fin y al cabo, tomamos posición sobre el lugar de la Estilística en la enseñanza básica y discutimos el papel del profesor en un abordaje que busque explorar el estilo del texto como plataforma para que el estudiante desarrolle una mirada más preparada para la literatura, hallando placer en la lectura. |
id |
UERJ-7_02848838f6c080ec958ac1cf91dd7ca4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/27177 |
network_acronym_str |
UERJ-7 |
network_name_str |
Caderno Seminal Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE DE TEXTOS E ESTILO – POR UMA LEITURA DESACOSTUMADA NA TEORIA E NA PRÁTICATextoEstiloEnsinoEnseñanzaA Estilística e seu lugar na abordagem da leitura e da interpretação de texto noespaço da escola básica – esse é o objeto deste artigo. Entendemos que o trabalho, a partir do estilo, permite realizar leituras mais amplas, abrindo espaço para que o leitor iniciante adentre o universo significativo construído pelo autor e, com isso, estabeleça uma relação produtiva com o texto em geral e, mais especificamente, com o texto literário, muitas vezes tido como opaco para o leitor escolar. Neste artigo, realizamos um apanhado conceitual das teorias no campo da Estilística, com breves considerações a respeito de cada referencial, com vistas a produzir um quadro representativo das abordagens possíveis. Em seguida, apresentamos um relato de sequência didática desenvolvida em sala de aula do ensino médio, no Colégio Pedro II. Colocada em discussão o projeto de simplificação de clássicos da literatura, apoiado pelo Ministério da Educação, desenvolveram-se atividades em que foi possível demonstrar a perspectiva que os alunos têm sobre a questão do estilo, bem como se pôde averiguar como lidam com o texto e seus recursos expressivos, alimentando sua leitura e ampliando suas possibilidades de interpretação. Para tanto, foram usados textos de João Ubaldo Ribeiro, Machado de Assis e Mia Couto. Por fim, tomamos posição sobre o lugar da Estilística no ensino básico e discutimos o papel do professor numa abordagem que pretenda explorar o estilo do texto como plataforma para que o estudante desenvolva um olhar mais preparado para a literatura, encontrando prazer na leitura. La Estilística y su lugar en el abordaje de la lectura y de la interpretación detexto en el espacio de la escuela básica – ese es el objeto de este artículo. Comprendemos que el trabajo a partir del estilo permite realizar lecturas más amplias, abriendo espacio para que el lector iniciante ingrese en el universo significativo construido por el autor y, con eso, establezca una relación productiva con el texto en general y, más específicamente, con el texto literario, muchas veces clasificado como opaco para el lector escolar. En este trabajo, realizamos un resumen conceptual de las teorías en el campo de la Estilística, con breves consideraciones acerca de cada referencial, con vistas a producir un cuadro representativo de los abordajes posibles. Enseguida, presentamos un relato de secuencia didáctica desarrollada en aula de la enseñanza media, en el Colégio Pedro II. Puesto en discusión el proyecto de simplificación de clásicos de la literatura, apoyado por el Ministerio de la Educación, algunas actividades fueron desarrolladas en que fue posible demostrar la perspectiva que los alumnos tienen de la cuestión del estilo, así como se pudo comprobar como lidian con el texto y sus recursos expresivos, alimentando su lectura y ampliando sus posibilidades de interpretación. Para eso, textos de João Ubaldo Ribeiro, Machado de Assis e Mia Couto fueron usados. Al fin y al cabo, tomamos posición sobre el lugar de la Estilística en la enseñanza básica y discutimos el papel del profesor en un abordaje que busque explorar el estilo del texto como plataforma para que el estudiante desarrolle una mirada más preparada para la literatura, hallando placer en la lectura.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2017-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/2717710.12957/cadsem.2016.27177Caderno Seminal; v. 26 n. 26 (2016): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL-DEZ/2016)1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/27177/19662Coelho, Fabio AndréAraújo, Lúcia Deborah deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-16T19:09:05Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/27177Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2017-02-16T19:09:05Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DE TEXTOS E ESTILO – POR UMA LEITURA DESACOSTUMADA NA TEORIA E NA PRÁTICA |
title |
ANÁLISE DE TEXTOS E ESTILO – POR UMA LEITURA DESACOSTUMADA NA TEORIA E NA PRÁTICA |
spellingShingle |
ANÁLISE DE TEXTOS E ESTILO – POR UMA LEITURA DESACOSTUMADA NA TEORIA E NA PRÁTICA Coelho, Fabio André Texto Estilo Ensino Enseñanza |
title_short |
ANÁLISE DE TEXTOS E ESTILO – POR UMA LEITURA DESACOSTUMADA NA TEORIA E NA PRÁTICA |
title_full |
ANÁLISE DE TEXTOS E ESTILO – POR UMA LEITURA DESACOSTUMADA NA TEORIA E NA PRÁTICA |
title_fullStr |
ANÁLISE DE TEXTOS E ESTILO – POR UMA LEITURA DESACOSTUMADA NA TEORIA E NA PRÁTICA |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DE TEXTOS E ESTILO – POR UMA LEITURA DESACOSTUMADA NA TEORIA E NA PRÁTICA |
title_sort |
ANÁLISE DE TEXTOS E ESTILO – POR UMA LEITURA DESACOSTUMADA NA TEORIA E NA PRÁTICA |
author |
Coelho, Fabio André |
author_facet |
Coelho, Fabio André Araújo, Lúcia Deborah de |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Lúcia Deborah de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Fabio André Araújo, Lúcia Deborah de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Texto Estilo Ensino Enseñanza |
topic |
Texto Estilo Ensino Enseñanza |
description |
A Estilística e seu lugar na abordagem da leitura e da interpretação de texto noespaço da escola básica – esse é o objeto deste artigo. Entendemos que o trabalho, a partir do estilo, permite realizar leituras mais amplas, abrindo espaço para que o leitor iniciante adentre o universo significativo construído pelo autor e, com isso, estabeleça uma relação produtiva com o texto em geral e, mais especificamente, com o texto literário, muitas vezes tido como opaco para o leitor escolar. Neste artigo, realizamos um apanhado conceitual das teorias no campo da Estilística, com breves considerações a respeito de cada referencial, com vistas a produzir um quadro representativo das abordagens possíveis. Em seguida, apresentamos um relato de sequência didática desenvolvida em sala de aula do ensino médio, no Colégio Pedro II. Colocada em discussão o projeto de simplificação de clássicos da literatura, apoiado pelo Ministério da Educação, desenvolveram-se atividades em que foi possível demonstrar a perspectiva que os alunos têm sobre a questão do estilo, bem como se pôde averiguar como lidam com o texto e seus recursos expressivos, alimentando sua leitura e ampliando suas possibilidades de interpretação. Para tanto, foram usados textos de João Ubaldo Ribeiro, Machado de Assis e Mia Couto. Por fim, tomamos posição sobre o lugar da Estilística no ensino básico e discutimos o papel do professor numa abordagem que pretenda explorar o estilo do texto como plataforma para que o estudante desenvolva um olhar mais preparado para a literatura, encontrando prazer na leitura. La Estilística y su lugar en el abordaje de la lectura y de la interpretación detexto en el espacio de la escuela básica – ese es el objeto de este artículo. Comprendemos que el trabajo a partir del estilo permite realizar lecturas más amplias, abriendo espacio para que el lector iniciante ingrese en el universo significativo construido por el autor y, con eso, establezca una relación productiva con el texto en general y, más específicamente, con el texto literario, muchas veces clasificado como opaco para el lector escolar. En este trabajo, realizamos un resumen conceptual de las teorías en el campo de la Estilística, con breves consideraciones acerca de cada referencial, con vistas a producir un cuadro representativo de los abordajes posibles. Enseguida, presentamos un relato de secuencia didáctica desarrollada en aula de la enseñanza media, en el Colégio Pedro II. Puesto en discusión el proyecto de simplificación de clásicos de la literatura, apoyado por el Ministerio de la Educación, algunas actividades fueron desarrolladas en que fue posible demostrar la perspectiva que los alumnos tienen de la cuestión del estilo, así como se pudo comprobar como lidian con el texto y sus recursos expresivos, alimentando su lectura y ampliando sus posibilidades de interpretación. Para eso, textos de João Ubaldo Ribeiro, Machado de Assis e Mia Couto fueron usados. Al fin y al cabo, tomamos posición sobre el lugar de la Estilística en la enseñanza básica y discutimos el papel del profesor en un abordaje que busque explorar el estilo del texto como plataforma para que el estudiante desarrolle una mirada más preparada para la literatura, hallando placer en la lectura. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/27177 10.12957/cadsem.2016.27177 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/27177 |
identifier_str_mv |
10.12957/cadsem.2016.27177 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/27177/19662 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Seminal; v. 26 n. 26 (2016): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL-DEZ/2016) 1806-9142 1414-4298 reponame:Caderno Seminal Digital instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Caderno Seminal Digital |
collection |
Caderno Seminal Digital |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com |
_version_ |
1799318408871804928 |