AS HERANÇAS DA TRADIÇÃO ORAL AFRICANA NO ROMANCE MOÇAMBICANO: TÉCNICA E ENGAJAMENTO NA PRODUÇÃO DE PAULINA CHIZIANE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Igor Fernando Vergara Xanthopulo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Seminal Digital
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/75565
Resumo: A arte das palavras entre os povos bantos é imemorial e, tradicionalmente, ela se incumbe de entreter, moderar e instruir os agentes das sociedades onde ela se integra. Na cena contemporânea, os escritores de Moçambique fazem uso dos recursos e motivos da tradição oral, integrando-os às técnicas reincidentes nas narrativas advindas do ocidente, sobretudo do gênero romance. Entre os artistas que escrevem em língua portuguesa, Paulina Chiziane é um expoente com admirável habilidade em trafegar nessa fronteira literária e cultural, dialogando com formas africanas e estrangeiras de se narrar. Ademais, a produção da escritora demonstra seu empenho como ativista social, dedicada em potencializar as minorias silenciadas ou exploradas, que vivem dentro e fora de Moçambique.       
id UERJ-7_117eee376cb8a7ab05e1313dd1b1d1ad
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/75565
network_acronym_str UERJ-7
network_name_str Caderno Seminal Digital
repository_id_str
spelling AS HERANÇAS DA TRADIÇÃO ORAL AFRICANA NO ROMANCE MOÇAMBICANO: TÉCNICA E ENGAJAMENTO NA PRODUÇÃO DE PAULINA CHIZIANETradição OralMoçambiquePaulina Chizianeromance africanonarrativa popularliteratura engajadaepistemologia bantaativismo social.A arte das palavras entre os povos bantos é imemorial e, tradicionalmente, ela se incumbe de entreter, moderar e instruir os agentes das sociedades onde ela se integra. Na cena contemporânea, os escritores de Moçambique fazem uso dos recursos e motivos da tradição oral, integrando-os às técnicas reincidentes nas narrativas advindas do ocidente, sobretudo do gênero romance. Entre os artistas que escrevem em língua portuguesa, Paulina Chiziane é um expoente com admirável habilidade em trafegar nessa fronteira literária e cultural, dialogando com formas africanas e estrangeiras de se narrar. Ademais, a produção da escritora demonstra seu empenho como ativista social, dedicada em potencializar as minorias silenciadas ou exploradas, que vivem dentro e fora de Moçambique.       Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/7556510.12957/seminal.2023.75565Caderno Seminal; n. 45 (2023): A narrativa moçambicana no século XXI1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/75565/47863Copyright (c) 2023 Caderno Seminalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarmo, Igor Fernando Vergara Xanthopulo2024-01-24T13:19:38Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/75565Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2024-01-24T13:19:38Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv AS HERANÇAS DA TRADIÇÃO ORAL AFRICANA NO ROMANCE MOÇAMBICANO: TÉCNICA E ENGAJAMENTO NA PRODUÇÃO DE PAULINA CHIZIANE
title AS HERANÇAS DA TRADIÇÃO ORAL AFRICANA NO ROMANCE MOÇAMBICANO: TÉCNICA E ENGAJAMENTO NA PRODUÇÃO DE PAULINA CHIZIANE
spellingShingle AS HERANÇAS DA TRADIÇÃO ORAL AFRICANA NO ROMANCE MOÇAMBICANO: TÉCNICA E ENGAJAMENTO NA PRODUÇÃO DE PAULINA CHIZIANE
Carmo, Igor Fernando Vergara Xanthopulo
Tradição Oral
Moçambique
Paulina Chiziane
romance africano
narrativa popular
literatura engajada
epistemologia banta
ativismo social.
title_short AS HERANÇAS DA TRADIÇÃO ORAL AFRICANA NO ROMANCE MOÇAMBICANO: TÉCNICA E ENGAJAMENTO NA PRODUÇÃO DE PAULINA CHIZIANE
title_full AS HERANÇAS DA TRADIÇÃO ORAL AFRICANA NO ROMANCE MOÇAMBICANO: TÉCNICA E ENGAJAMENTO NA PRODUÇÃO DE PAULINA CHIZIANE
title_fullStr AS HERANÇAS DA TRADIÇÃO ORAL AFRICANA NO ROMANCE MOÇAMBICANO: TÉCNICA E ENGAJAMENTO NA PRODUÇÃO DE PAULINA CHIZIANE
title_full_unstemmed AS HERANÇAS DA TRADIÇÃO ORAL AFRICANA NO ROMANCE MOÇAMBICANO: TÉCNICA E ENGAJAMENTO NA PRODUÇÃO DE PAULINA CHIZIANE
title_sort AS HERANÇAS DA TRADIÇÃO ORAL AFRICANA NO ROMANCE MOÇAMBICANO: TÉCNICA E ENGAJAMENTO NA PRODUÇÃO DE PAULINA CHIZIANE
author Carmo, Igor Fernando Vergara Xanthopulo
author_facet Carmo, Igor Fernando Vergara Xanthopulo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo, Igor Fernando Vergara Xanthopulo
dc.subject.por.fl_str_mv Tradição Oral
Moçambique
Paulina Chiziane
romance africano
narrativa popular
literatura engajada
epistemologia banta
ativismo social.
topic Tradição Oral
Moçambique
Paulina Chiziane
romance africano
narrativa popular
literatura engajada
epistemologia banta
ativismo social.
description A arte das palavras entre os povos bantos é imemorial e, tradicionalmente, ela se incumbe de entreter, moderar e instruir os agentes das sociedades onde ela se integra. Na cena contemporânea, os escritores de Moçambique fazem uso dos recursos e motivos da tradição oral, integrando-os às técnicas reincidentes nas narrativas advindas do ocidente, sobretudo do gênero romance. Entre os artistas que escrevem em língua portuguesa, Paulina Chiziane é um expoente com admirável habilidade em trafegar nessa fronteira literária e cultural, dialogando com formas africanas e estrangeiras de se narrar. Ademais, a produção da escritora demonstra seu empenho como ativista social, dedicada em potencializar as minorias silenciadas ou exploradas, que vivem dentro e fora de Moçambique.       
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/75565
10.12957/seminal.2023.75565
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/75565
identifier_str_mv 10.12957/seminal.2023.75565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/75565/47863
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Caderno Seminal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Caderno Seminal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Seminal; n. 45 (2023): A narrativa moçambicana no século XXI
1806-9142
1414-4298
reponame:Caderno Seminal Digital
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Caderno Seminal Digital
collection Caderno Seminal Digital
repository.name.fl_str_mv Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com
_version_ 1799318409897312256