A CRIAÇÃO DE VÍDEOS COMO INSTRUMENTO PARA DIVULGAÇÃO CONTRA O PRECONCEITO LINGUÍSTICO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Seminal Digital |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11969 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma proposta de como abordar adivulgação de ideias a respeito do preconceito linguístico. Muito já se temescrito sobre esse tema, o que pode terminar gerando um canal decomunicação com a sociedade. No entanto, casos como a “polêmica dolivro didático”, acontecida em maio/junho de 2011, têm mostrado queesse canal ainda é bastante incipiente, se tanto. A produção de vídeospode ser vista como um instrumento alternativo para estimular novoscanais de comunicação entre a academia e a sociedade. Pontos positivos edificuldades intrínsecas desse tipo de instrumento são ressaltados nesseartigo, além de considerações de caráter geral sobre a atividade dedivulgação de ideias linguísticas. Pretende-se demonstrar que duas linhasde ação distintas podem se encontrar e uma beneficiar a outra, gerandouma terceira linha de ação, voltada para divulgação linguística com baseem recursos multimídias. |
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A CRIAÇÃO DE VÍDEOS COMO INSTRUMENTO PARA DIVULGAÇÃO CONTRA O PRECONCEITO LINGUÍSTICOSociolinguísticaPreconceito LinguísticoDivulgação CientíficaVídeosEste artigo apresenta uma proposta de como abordar adivulgação de ideias a respeito do preconceito linguístico. Muito já se temescrito sobre esse tema, o que pode terminar gerando um canal decomunicação com a sociedade. No entanto, casos como a “polêmica dolivro didático”, acontecida em maio/junho de 2011, têm mostrado queesse canal ainda é bastante incipiente, se tanto. A produção de vídeospode ser vista como um instrumento alternativo para estimular novoscanais de comunicação entre a academia e a sociedade. Pontos positivos edificuldades intrínsecas desse tipo de instrumento são ressaltados nesseartigo, além de considerações de caráter geral sobre a atividade dedivulgação de ideias linguísticas. Pretende-se demonstrar que duas linhasde ação distintas podem se encontrar e uma beneficiar a outra, gerandouma terceira linha de ação, voltada para divulgação linguística com baseem recursos multimídias.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2014-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/1196910.12957/cadsem.2013.11969Caderno Seminal; v. 19 n. 19 (2013): Caderno Seminal Digital (JAN/JUN - 2013)1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11969/9382LIMA, Ricardo Josehinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-22T16:22:15Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/11969Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2016-03-22T16:22:15Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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