ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A ABORDAGEM DE TRANSITIVIDADE VERBAL E OBJETO DIRETO NA GRAMÁTICA NORMATIVA DE ROCHA LIMA E NA GRAMÁTICA DESCRITIVA DE MOURA NEVES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cazumbá, Bárbara
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Seminal Digital
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/55856
Resumo: Este trabalho analisa as abordagens da transitividade verbal e do objeto direto realizadas na Gramática Normativa da Língua Portuguesa de Rocha Lima (2011) e na Gramática de usos do português de Moura Neves (2011). O principal objetivo é demonstrar como as duas perspectivas de análise linguística – normativa e descritiva – são relevantes para o ensino de língua, a partir do momento em que dão bases para que alunos e professores possam refletir sobre a gramática do idioma. Inicialmente, faz-se uma revisão acerca da história das teorias linguísticas, demonstrando as características fundamentais de análise de cada uma e já apontando as diferenças entre uma teoria formalista e uma teoria funcionalista. Após, apresentam-se as estruturas das gramáticas a serem estudadas para, enfim, observar como cada uma apresenta a noção de transitividade verbal e de objeto direto. Por fim, reflete-se sobre o ensino de língua nas escolas e como cada gramática pode se relacionar com esse ensino.
id UERJ-7_2308cf55cf19aa86d81a6b8599a48d8e
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/55856
network_acronym_str UERJ-7
network_name_str Caderno Seminal Digital
repository_id_str
spelling ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A ABORDAGEM DE TRANSITIVIDADE VERBAL E OBJETO DIRETO NA GRAMÁTICA NORMATIVA DE ROCHA LIMA E NA GRAMÁTICA DESCRITIVA DE MOURA NEVESGramática normativaGramática descritivaEnsino.Este trabalho analisa as abordagens da transitividade verbal e do objeto direto realizadas na Gramática Normativa da Língua Portuguesa de Rocha Lima (2011) e na Gramática de usos do português de Moura Neves (2011). O principal objetivo é demonstrar como as duas perspectivas de análise linguística – normativa e descritiva – são relevantes para o ensino de língua, a partir do momento em que dão bases para que alunos e professores possam refletir sobre a gramática do idioma. Inicialmente, faz-se uma revisão acerca da história das teorias linguísticas, demonstrando as características fundamentais de análise de cada uma e já apontando as diferenças entre uma teoria formalista e uma teoria funcionalista. Após, apresentam-se as estruturas das gramáticas a serem estudadas para, enfim, observar como cada uma apresenta a noção de transitividade verbal e de objeto direto. Por fim, reflete-se sobre o ensino de língua nas escolas e como cada gramática pode se relacionar com esse ensino.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2020-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/5585610.12957/cadsem.2020.55856Caderno Seminal; v. 36 n. 36 (2020): CADERNO SEMINAL - ESTUDOS DE LÍNGUA1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/55856/35815Copyright (c) 2020 Caderno Seminalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCazumbá, Bárbara2020-11-13T21:46:12Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/55856Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2020-11-13T21:46:12Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A ABORDAGEM DE TRANSITIVIDADE VERBAL E OBJETO DIRETO NA GRAMÁTICA NORMATIVA DE ROCHA LIMA E NA GRAMÁTICA DESCRITIVA DE MOURA NEVES
title ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A ABORDAGEM DE TRANSITIVIDADE VERBAL E OBJETO DIRETO NA GRAMÁTICA NORMATIVA DE ROCHA LIMA E NA GRAMÁTICA DESCRITIVA DE MOURA NEVES
spellingShingle ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A ABORDAGEM DE TRANSITIVIDADE VERBAL E OBJETO DIRETO NA GRAMÁTICA NORMATIVA DE ROCHA LIMA E NA GRAMÁTICA DESCRITIVA DE MOURA NEVES
Cazumbá, Bárbara
Gramática normativa
Gramática descritiva
Ensino.
title_short ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A ABORDAGEM DE TRANSITIVIDADE VERBAL E OBJETO DIRETO NA GRAMÁTICA NORMATIVA DE ROCHA LIMA E NA GRAMÁTICA DESCRITIVA DE MOURA NEVES
title_full ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A ABORDAGEM DE TRANSITIVIDADE VERBAL E OBJETO DIRETO NA GRAMÁTICA NORMATIVA DE ROCHA LIMA E NA GRAMÁTICA DESCRITIVA DE MOURA NEVES
title_fullStr ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A ABORDAGEM DE TRANSITIVIDADE VERBAL E OBJETO DIRETO NA GRAMÁTICA NORMATIVA DE ROCHA LIMA E NA GRAMÁTICA DESCRITIVA DE MOURA NEVES
title_full_unstemmed ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A ABORDAGEM DE TRANSITIVIDADE VERBAL E OBJETO DIRETO NA GRAMÁTICA NORMATIVA DE ROCHA LIMA E NA GRAMÁTICA DESCRITIVA DE MOURA NEVES
title_sort ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A ABORDAGEM DE TRANSITIVIDADE VERBAL E OBJETO DIRETO NA GRAMÁTICA NORMATIVA DE ROCHA LIMA E NA GRAMÁTICA DESCRITIVA DE MOURA NEVES
author Cazumbá, Bárbara
author_facet Cazumbá, Bárbara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cazumbá, Bárbara
dc.subject.por.fl_str_mv Gramática normativa
Gramática descritiva
Ensino.
topic Gramática normativa
Gramática descritiva
Ensino.
description Este trabalho analisa as abordagens da transitividade verbal e do objeto direto realizadas na Gramática Normativa da Língua Portuguesa de Rocha Lima (2011) e na Gramática de usos do português de Moura Neves (2011). O principal objetivo é demonstrar como as duas perspectivas de análise linguística – normativa e descritiva – são relevantes para o ensino de língua, a partir do momento em que dão bases para que alunos e professores possam refletir sobre a gramática do idioma. Inicialmente, faz-se uma revisão acerca da história das teorias linguísticas, demonstrando as características fundamentais de análise de cada uma e já apontando as diferenças entre uma teoria formalista e uma teoria funcionalista. Após, apresentam-se as estruturas das gramáticas a serem estudadas para, enfim, observar como cada uma apresenta a noção de transitividade verbal e de objeto direto. Por fim, reflete-se sobre o ensino de língua nas escolas e como cada gramática pode se relacionar com esse ensino.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/55856
10.12957/cadsem.2020.55856
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/55856
identifier_str_mv 10.12957/cadsem.2020.55856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/55856/35815
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Caderno Seminal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Caderno Seminal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Seminal; v. 36 n. 36 (2020): CADERNO SEMINAL - ESTUDOS DE LÍNGUA
1806-9142
1414-4298
reponame:Caderno Seminal Digital
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Caderno Seminal Digital
collection Caderno Seminal Digital
repository.name.fl_str_mv Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com
_version_ 1799318409352052736