O ECO MATERIALIZADO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O TEOR PROFÉTICO DA CANÇÃO DE SIRUIZ
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Seminal Digital |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11006 |
Resumo: | Como os sonhos esfingéticos que acometem José, filho de Jacó, na passagembíblica, também Guimarães Rosa, em seu Grande sertão: veredas (1956), “instauraa completa desordem no coração de Riobaldo” (REINALDO, 2005) a partir deuma canção entoada por alguém sem rosto, quase ausente, uma voz imaterialque ecoa pela noite e passa a pulsar em Riobaldo durante toda a sua jornada.A canção de Siruiz trata da busca do conhecimento de si e do outro através dadecifração de um enigma que engloba o “redemunho” da própria existência deRiobaldo. Ao ouvi-la, ele tem sua “iniciação”, prova do fruto proibido, mergulhanos “remansos” do São Francisco, largando a pacata vida abastada ao lado dopadrinho Selorico Mendes para lançar-se ao seu destino, à aventura da vida dejagunço e do amor proibido por Diadorim, a “moça virgem”. Envereda-se, a partirde então, no grande sertão que é o mundo. O caminho do jovem Riobaldo estátraçado e nem ele mesmo sabe. Assim como não pode fugir da força arrebatadoradaquela canção, também é impossível fugir de seu destino. |
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O ECO MATERIALIZADO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O TEOR PROFÉTICO DA CANÇÃO DE SIRUIZGuimarães Rosacanção de SiruizprofeciaComo os sonhos esfingéticos que acometem José, filho de Jacó, na passagembíblica, também Guimarães Rosa, em seu Grande sertão: veredas (1956), “instauraa completa desordem no coração de Riobaldo” (REINALDO, 2005) a partir deuma canção entoada por alguém sem rosto, quase ausente, uma voz imaterialque ecoa pela noite e passa a pulsar em Riobaldo durante toda a sua jornada.A canção de Siruiz trata da busca do conhecimento de si e do outro através dadecifração de um enigma que engloba o “redemunho” da própria existência deRiobaldo. Ao ouvi-la, ele tem sua “iniciação”, prova do fruto proibido, mergulhanos “remansos” do São Francisco, largando a pacata vida abastada ao lado dopadrinho Selorico Mendes para lançar-se ao seu destino, à aventura da vida dejagunço e do amor proibido por Diadorim, a “moça virgem”. Envereda-se, a partirde então, no grande sertão que é o mundo. O caminho do jovem Riobaldo estátraçado e nem ele mesmo sabe. Assim como não pode fugir da força arrebatadoradaquela canção, também é impossível fugir de seu destino.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2014-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/1100610.12957/cadsem.2012.11006Caderno Seminal; v. 17 n. 17 (2012): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JAN/JUN - 2012)1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11006/8698FUZA, Patrícia Tavares da CunhaVERTUAN, Edersoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-14T17:58:57Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/11006Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2016-03-14T17:58:57Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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