A PERSONAGEM HERÓI INFANTOJUVENIL NA CONTÍSTICA DE MIA COUTO SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDOS NARRATIVOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Seminal Digital |
DOI: | 10.12957/seminal.2022.61034 |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/61034 |
Resumo: | Em alguns dos contos de Mia Couto, há personagens protagonistas figuradas como crianças a caminho da adolescência, que, por suas virtudes éticas e psicológicas, são compostas com valor positivo em termos axiológicos, sociais ou morais, e suas ações, excepcionais e muitas vezes difíceis de entender, resultam em triunfo sobre o caminho acidentado da narrativa. No universo dos estudos narrativos, essas personagens protagonistas são reconhecidas como heróis, destacando-se de demais personagens e, mesmo, de quaisquer outras coprotagonistas que possam surgir no texto. Tal fenômeno composicional se dá, por exemplo, em “O dia em que explodiu o Mabata Bata”, de Vozes anoitecidas, “O embondeiro que sonhava pássaros”, de Cada homem é uma raça, “Nas águas do tempo”, de Estórias abensonhadas, “O menino que escrevia versos”, de O fio das missangas, e O pátio das sombras. |
id |
UERJ-7_3fcd32e6e176fb56b9d9b5e056e6eb80 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/61034 |
network_acronym_str |
UERJ-7 |
network_name_str |
Caderno Seminal Digital |
spelling |
A PERSONAGEM HERÓI INFANTOJUVENIL NA CONTÍSTICA DE MIA COUTO SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDOS NARRATIVOSFiguração de personagem. Personagem herói. Infantojuvenil. Sonho. Contística.Em alguns dos contos de Mia Couto, há personagens protagonistas figuradas como crianças a caminho da adolescência, que, por suas virtudes éticas e psicológicas, são compostas com valor positivo em termos axiológicos, sociais ou morais, e suas ações, excepcionais e muitas vezes difíceis de entender, resultam em triunfo sobre o caminho acidentado da narrativa. No universo dos estudos narrativos, essas personagens protagonistas são reconhecidas como heróis, destacando-se de demais personagens e, mesmo, de quaisquer outras coprotagonistas que possam surgir no texto. Tal fenômeno composicional se dá, por exemplo, em “O dia em que explodiu o Mabata Bata”, de Vozes anoitecidas, “O embondeiro que sonhava pássaros”, de Cada homem é uma raça, “Nas águas do tempo”, de Estórias abensonhadas, “O menino que escrevia versos”, de O fio das missangas, e O pátio das sombras.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2022-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/6103410.12957/seminal.2022.61034Caderno Seminal; n. 41 (2022): Imagens de infâncias em literaturas africanas e/ou das diásporas africanas1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/61034/41343Copyright (c) 2022 Caderno Seminalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarcía, Flavio2023-11-30T18:58:42Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/61034Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2023-11-30T18:58:42Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PERSONAGEM HERÓI INFANTOJUVENIL NA CONTÍSTICA DE MIA COUTO SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDOS NARRATIVOS |
title |
A PERSONAGEM HERÓI INFANTOJUVENIL NA CONTÍSTICA DE MIA COUTO SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDOS NARRATIVOS |
spellingShingle |
A PERSONAGEM HERÓI INFANTOJUVENIL NA CONTÍSTICA DE MIA COUTO SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDOS NARRATIVOS A PERSONAGEM HERÓI INFANTOJUVENIL NA CONTÍSTICA DE MIA COUTO SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDOS NARRATIVOS García, Flavio Figuração de personagem. Personagem herói. Infantojuvenil. Sonho. Contística. García, Flavio Figuração de personagem. Personagem herói. Infantojuvenil. Sonho. Contística. |
title_short |
A PERSONAGEM HERÓI INFANTOJUVENIL NA CONTÍSTICA DE MIA COUTO SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDOS NARRATIVOS |
title_full |
A PERSONAGEM HERÓI INFANTOJUVENIL NA CONTÍSTICA DE MIA COUTO SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDOS NARRATIVOS |
title_fullStr |
A PERSONAGEM HERÓI INFANTOJUVENIL NA CONTÍSTICA DE MIA COUTO SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDOS NARRATIVOS A PERSONAGEM HERÓI INFANTOJUVENIL NA CONTÍSTICA DE MIA COUTO SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDOS NARRATIVOS |
title_full_unstemmed |
A PERSONAGEM HERÓI INFANTOJUVENIL NA CONTÍSTICA DE MIA COUTO SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDOS NARRATIVOS A PERSONAGEM HERÓI INFANTOJUVENIL NA CONTÍSTICA DE MIA COUTO SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDOS NARRATIVOS |
title_sort |
A PERSONAGEM HERÓI INFANTOJUVENIL NA CONTÍSTICA DE MIA COUTO SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDOS NARRATIVOS |
author |
García, Flavio |
author_facet |
García, Flavio García, Flavio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
García, Flavio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Figuração de personagem. Personagem herói. Infantojuvenil. Sonho. Contística. |
topic |
Figuração de personagem. Personagem herói. Infantojuvenil. Sonho. Contística. |
description |
Em alguns dos contos de Mia Couto, há personagens protagonistas figuradas como crianças a caminho da adolescência, que, por suas virtudes éticas e psicológicas, são compostas com valor positivo em termos axiológicos, sociais ou morais, e suas ações, excepcionais e muitas vezes difíceis de entender, resultam em triunfo sobre o caminho acidentado da narrativa. No universo dos estudos narrativos, essas personagens protagonistas são reconhecidas como heróis, destacando-se de demais personagens e, mesmo, de quaisquer outras coprotagonistas que possam surgir no texto. Tal fenômeno composicional se dá, por exemplo, em “O dia em que explodiu o Mabata Bata”, de Vozes anoitecidas, “O embondeiro que sonhava pássaros”, de Cada homem é uma raça, “Nas águas do tempo”, de Estórias abensonhadas, “O menino que escrevia versos”, de O fio das missangas, e O pátio das sombras. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/61034 10.12957/seminal.2022.61034 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/61034 |
identifier_str_mv |
10.12957/seminal.2022.61034 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/61034/41343 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Caderno Seminal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Caderno Seminal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Seminal; n. 41 (2022): Imagens de infâncias em literaturas africanas e/ou das diásporas africanas 1806-9142 1414-4298 reponame:Caderno Seminal Digital instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Caderno Seminal Digital |
collection |
Caderno Seminal Digital |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com |
_version_ |
1822182715219247104 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.12957/seminal.2022.61034 |