A INTERTEXTUALIDADE BÍBLICA EM "A CASA DOS BUDAS DITOSOS"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Denise Salim
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Almeida, Samara da Conceição dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Seminal Digital
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/26096
Resumo: Quando se fala no romance “A Casa dos Budas Ditosos”, de João Ubaldo Ribeiro (1999),a primeira coisa que vem à mente é tratar-se , antes de mais nada, de uma romance pornográfico. No entanto esse livro faz uma reflexão sobre o comportamento humano, e a presença de elementos religiosos em sua trama é muito significativa para a compreensão mais ampla das questões levantadas no decorrer da narrativa. Assim, o objetivo deste estudo é identificar as diversas passagens bíblicas que estão presentes no livro como estratégia intertextual que funciona na costura dos sentidos do texto. Esses elementos podem estar explícitos, predominante nos exemplos, ou implícitos. Koch (2002,2008) e Barros & Fiorin (2003), apoiados em Kristeva e Bakthin, estão como bases teóricas para análise dos possíveis diálogos e relações intertextuais no romance “A Casa dos Budas Ditosos”. A intertextualidade mostra ao leitor a importância do conhecimento de mundo e como esse fator interfere na compreensão do texto. Presume-se que, ao identificar a presença do intertexto bíblico, o leitor é capaz de penetrar mais profundamente na construção do texto. When we think of the novel The House of the Fortunate Buddhas, by João Ubaldo Ribeiro (1999), the first thing which comes to mind is that it is a pornographic novel. However, this book proposes a reflection on human behavior, and the presence of religious elements in its plot is very significant to a broader understanding of all the issues raised in the development of the narrative. Thus, the objective of this study is to identify the several biblical passages which function, in the book, as intertextual strategy, helping to interrelate and construe meanings in the text. Those elements may be implicit or explicit. Koch (2002, 2008) and Barros & Fiorin (2003), supported by Kristeva’s and Bakhtin’s theories, constitute the theoretical bases for the analysis of the possible dialogues and intertextual relationships in the novel The House of the Fortunate Buddhas. Intertextuality demonstrates the importance of the world-based knowledge for better text understanding, since it allows the reader to go deeper into the layers of a text. 
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