O CONTO PÓS-MODERNO DE AUTORIA FEMININA: ANÁLISE DO CONTO “PENÉLOPE MANDA LEMBRANÇAS”, DE MARINA COLASANTI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Seminal Digital |
DOI: | 10.12957/seminal.2021.57984 |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/57984 |
Resumo: | Este artigo apresenta um recorte da pesquisa em andamento, vinculada ao programa de Pós-Doutoramento da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Campus de Assis – São Paulo, intitulada “A Literatura juvenil de autoria feminina premiada: Lygia Bojunga Nunes e Marina Colasanti”. Surge como retomada e continuidade de investigações desenvolvidas durante o Mestrado (UFRJ) e o Doutorado (UFRJ), sobre literatura infantil e juvenil de autoria feminina. Pela brevidade deste artigo e complexidade da escrita de Colasanti, objetiva-se apresentar a análise somente do conto homônimo ao título do livro Penélope manda lembranças (2001). Para a consecução do objetivo, parte-se das modalidades do conto e verifica-se em que medida a escrita da autora reflete esteticamente as questões do contexto de produção, através do tratamento dos temas, da presença do insólito, da técnica narrativa, do burilamento da forma, enfim, das marcas que imprime em seus textos. Como aporte teórico, recorremos aos estudos da Estética da Recepção e do Efeito (JAUSS, 1994; ISER, 1996, 1999); das questões relativas à Pós-modernidade preconizadas por Bauman (2001; 2020) e Resende (2008); dos estudos feitos sobre o conto enquanto gênero literário por Jolles (1976), Moisés (1970); Todorov (1972); Xavier (1987); e dos estudos sobre a produção de autoria feminina de Dietzel (2002); Lauretis (1994), entre outros. Os resultados desta pequena amostra da pesquisa confirmam as hipóteses levantadas sobre as influências do contexto de produção na estética de Colasanti. |
id |
UERJ-7_4a38f2ffec91e01b10ac38960410b202 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/57984 |
network_acronym_str |
UERJ-7 |
network_name_str |
Caderno Seminal Digital |
spelling |
O CONTO PÓS-MODERNO DE AUTORIA FEMININA: ANÁLISE DO CONTO “PENÉLOPE MANDA LEMBRANÇAS”, DE MARINA COLASANTIPós-modernidadeContoLiteratura juvenil de autoria feminina.Este artigo apresenta um recorte da pesquisa em andamento, vinculada ao programa de Pós-Doutoramento da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Campus de Assis – São Paulo, intitulada “A Literatura juvenil de autoria feminina premiada: Lygia Bojunga Nunes e Marina Colasanti”. Surge como retomada e continuidade de investigações desenvolvidas durante o Mestrado (UFRJ) e o Doutorado (UFRJ), sobre literatura infantil e juvenil de autoria feminina. Pela brevidade deste artigo e complexidade da escrita de Colasanti, objetiva-se apresentar a análise somente do conto homônimo ao título do livro Penélope manda lembranças (2001). Para a consecução do objetivo, parte-se das modalidades do conto e verifica-se em que medida a escrita da autora reflete esteticamente as questões do contexto de produção, através do tratamento dos temas, da presença do insólito, da técnica narrativa, do burilamento da forma, enfim, das marcas que imprime em seus textos. Como aporte teórico, recorremos aos estudos da Estética da Recepção e do Efeito (JAUSS, 1994; ISER, 1996, 1999); das questões relativas à Pós-modernidade preconizadas por Bauman (2001; 2020) e Resende (2008); dos estudos feitos sobre o conto enquanto gênero literário por Jolles (1976), Moisés (1970); Todorov (1972); Xavier (1987); e dos estudos sobre a produção de autoria feminina de Dietzel (2002); Lauretis (1994), entre outros. Os resultados desta pequena amostra da pesquisa confirmam as hipóteses levantadas sobre as influências do contexto de produção na estética de Colasanti.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2021-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/5798410.12957/seminal.2021.57984Caderno Seminal; n. 39 (2021): Escrita de Mulheres: prosa em língua portuguesa e comparatismos1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/57984/39644Copyright (c) 2021 Caderno Seminalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRiche, Rosa Maria CubaRibeiro Ferreira, Eliane Aparecida Galvão2023-11-30T18:17:24Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/57984Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2023-11-30T18:17:24Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O CONTO PÓS-MODERNO DE AUTORIA FEMININA: ANÁLISE DO CONTO “PENÉLOPE MANDA LEMBRANÇAS”, DE MARINA COLASANTI |
title |
O CONTO PÓS-MODERNO DE AUTORIA FEMININA: ANÁLISE DO CONTO “PENÉLOPE MANDA LEMBRANÇAS”, DE MARINA COLASANTI |
spellingShingle |
O CONTO PÓS-MODERNO DE AUTORIA FEMININA: ANÁLISE DO CONTO “PENÉLOPE MANDA LEMBRANÇAS”, DE MARINA COLASANTI O CONTO PÓS-MODERNO DE AUTORIA FEMININA: ANÁLISE DO CONTO “PENÉLOPE MANDA LEMBRANÇAS”, DE MARINA COLASANTI Riche, Rosa Maria Cuba Pós-modernidade Conto Literatura juvenil de autoria feminina. Riche, Rosa Maria Cuba Pós-modernidade Conto Literatura juvenil de autoria feminina. |
title_short |
O CONTO PÓS-MODERNO DE AUTORIA FEMININA: ANÁLISE DO CONTO “PENÉLOPE MANDA LEMBRANÇAS”, DE MARINA COLASANTI |
title_full |
O CONTO PÓS-MODERNO DE AUTORIA FEMININA: ANÁLISE DO CONTO “PENÉLOPE MANDA LEMBRANÇAS”, DE MARINA COLASANTI |
title_fullStr |
O CONTO PÓS-MODERNO DE AUTORIA FEMININA: ANÁLISE DO CONTO “PENÉLOPE MANDA LEMBRANÇAS”, DE MARINA COLASANTI O CONTO PÓS-MODERNO DE AUTORIA FEMININA: ANÁLISE DO CONTO “PENÉLOPE MANDA LEMBRANÇAS”, DE MARINA COLASANTI |
title_full_unstemmed |
O CONTO PÓS-MODERNO DE AUTORIA FEMININA: ANÁLISE DO CONTO “PENÉLOPE MANDA LEMBRANÇAS”, DE MARINA COLASANTI O CONTO PÓS-MODERNO DE AUTORIA FEMININA: ANÁLISE DO CONTO “PENÉLOPE MANDA LEMBRANÇAS”, DE MARINA COLASANTI |
title_sort |
O CONTO PÓS-MODERNO DE AUTORIA FEMININA: ANÁLISE DO CONTO “PENÉLOPE MANDA LEMBRANÇAS”, DE MARINA COLASANTI |
author |
Riche, Rosa Maria Cuba |
author_facet |
Riche, Rosa Maria Cuba Riche, Rosa Maria Cuba Ribeiro Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira, Eliane Aparecida Galvão |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro Ferreira, Eliane Aparecida Galvão |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Riche, Rosa Maria Cuba Ribeiro Ferreira, Eliane Aparecida Galvão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pós-modernidade Conto Literatura juvenil de autoria feminina. |
topic |
Pós-modernidade Conto Literatura juvenil de autoria feminina. |
description |
Este artigo apresenta um recorte da pesquisa em andamento, vinculada ao programa de Pós-Doutoramento da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Campus de Assis – São Paulo, intitulada “A Literatura juvenil de autoria feminina premiada: Lygia Bojunga Nunes e Marina Colasanti”. Surge como retomada e continuidade de investigações desenvolvidas durante o Mestrado (UFRJ) e o Doutorado (UFRJ), sobre literatura infantil e juvenil de autoria feminina. Pela brevidade deste artigo e complexidade da escrita de Colasanti, objetiva-se apresentar a análise somente do conto homônimo ao título do livro Penélope manda lembranças (2001). Para a consecução do objetivo, parte-se das modalidades do conto e verifica-se em que medida a escrita da autora reflete esteticamente as questões do contexto de produção, através do tratamento dos temas, da presença do insólito, da técnica narrativa, do burilamento da forma, enfim, das marcas que imprime em seus textos. Como aporte teórico, recorremos aos estudos da Estética da Recepção e do Efeito (JAUSS, 1994; ISER, 1996, 1999); das questões relativas à Pós-modernidade preconizadas por Bauman (2001; 2020) e Resende (2008); dos estudos feitos sobre o conto enquanto gênero literário por Jolles (1976), Moisés (1970); Todorov (1972); Xavier (1987); e dos estudos sobre a produção de autoria feminina de Dietzel (2002); Lauretis (1994), entre outros. Os resultados desta pequena amostra da pesquisa confirmam as hipóteses levantadas sobre as influências do contexto de produção na estética de Colasanti. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/57984 10.12957/seminal.2021.57984 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/57984 |
identifier_str_mv |
10.12957/seminal.2021.57984 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/57984/39644 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Caderno Seminal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Caderno Seminal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Seminal; n. 39 (2021): Escrita de Mulheres: prosa em língua portuguesa e comparatismos 1806-9142 1414-4298 reponame:Caderno Seminal Digital instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Caderno Seminal Digital |
collection |
Caderno Seminal Digital |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com |
_version_ |
1822182710310862849 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.12957/seminal.2021.57984 |