MODELOS DE CONSTRUÇÃO DO ROMANCE AFRICANO EM NYEMBÊTE OU AS CORES DA LÁGRIMA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Seminal Digital |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/79833 |
Resumo: | Este estudo baseia-se na proposta de Calane da Silva, enquanto ensaísta, sobre a escrita do novo romance africano para o século XXI, que a meu ver, carece ainda de debate, mas que já pode ser analisado a partir da proposta do próprio autor, no seu romance Nyembête ou as cores da lágrima. Demonstro, com esta pesquisa, as características que nos permitem aceitar a obra enquanto romance de formação, designação que peço emprestado a Puga (2016). Defendo que é uma narrativa com elementos neo-românticos, a saber a polifonia e a morte com possibilidade de retorno, encontráveis, factualmente, nas Cultura Tradicional Banto e na Tradição Católica Apostólica e considero ainda a sua perspectiva de romance autoficcional (Faedrich (2015), portador de marcas biográficas do seu autor. Ao desenvolver esta pesquisa, faço-o na ciência de se tratar de uma concepção de escrita diferente da que é habitual encontrar em Calane da Silva - prosador e contista (porque também era poeta). Acrescente-se ainda que neste artigo observo que o autor faz uma abordagem da espiritualidade, centrada nos seus estudos sobre Antropologia espiritual. |
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MODELOS DE CONSTRUÇÃO DO ROMANCE AFRICANO EM NYEMBÊTE OU AS CORES DA LÁGRIMAFormation novelNeo-romanticismSelf-fictionRomance de formaçãoNeo-romantismoAutoficçãoEste estudo baseia-se na proposta de Calane da Silva, enquanto ensaísta, sobre a escrita do novo romance africano para o século XXI, que a meu ver, carece ainda de debate, mas que já pode ser analisado a partir da proposta do próprio autor, no seu romance Nyembête ou as cores da lágrima. Demonstro, com esta pesquisa, as características que nos permitem aceitar a obra enquanto romance de formação, designação que peço emprestado a Puga (2016). Defendo que é uma narrativa com elementos neo-românticos, a saber a polifonia e a morte com possibilidade de retorno, encontráveis, factualmente, nas Cultura Tradicional Banto e na Tradição Católica Apostólica e considero ainda a sua perspectiva de romance autoficcional (Faedrich (2015), portador de marcas biográficas do seu autor. Ao desenvolver esta pesquisa, faço-o na ciência de se tratar de uma concepção de escrita diferente da que é habitual encontrar em Calane da Silva - prosador e contista (porque também era poeta). Acrescente-se ainda que neste artigo observo que o autor faz uma abordagem da espiritualidade, centrada nos seus estudos sobre Antropologia espiritual.This study is based on Calane da Silva's proposal, as an essayist, on the writing of the new African novel for the 21th century, which in my view still needs debate, but which can already be analyzed from the author's own proposal, in his novel Nyembête ou as cores da lágrima. I demonstrate, with this research, the characteristics that allow us to accept the work as a formation novel, a designation that I borrow from Puga (2016). I argue that it is a narrative with neo-romantic elements, namely polyphony and death with the possibility of return, factually found in the Traditional Bantu Culture and in the Apostolic Catholic Tradition, and I also consider its perspective of a self-fictional novel (Faedrich, 2015), bearer of biographical marks of its author. In developing this research, I do so in the knowledge that it is a different conception of writing than what is usual to find in Calane da Silva - prose writer and short story writer (because he was also a poet). Added to this, in this article I observe that the author takes an approach to spirituality, centered on his studies on Spiritual Anthropology.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/7983310.12957/seminal.2023.79833Caderno Seminal; n. 45 (2023): A narrativa moçambicana no século XXI1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/79833/47879Copyright (c) 2023 Caderno Seminalinfo:eu-repo/semantics/openAccessJona Laisse, Sara2024-01-24T13:23:29Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/79833Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2024-01-24T13:23:29Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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