LÍNGUA, VARIAÇÃO E LITERATURA: INTERSEÇÕES NECESSÁRIAS PARA O ENSINO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Seminal Digital |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/55855 |
Resumo: | Este estudo discute a importância da presença da literatura no currículo escolar, uma vez que assumida como elemento humanizador, responsável fundamental pela superação do preconceito linguístico. Essa possibilidade é estabelecida a partir do letramento literário construído em ensino de língua que perpassa a variação. O objetivo é apresentar elementos teóricos relacionados ao ensino, ao letramento literário e à variação organizados e originados em posicionamentos que promovem e ampliam o direito à literatura como valor incompressível (CANDIDO, 2011). Para tal, consideraram-se fundamentos teóricos sobre literatura e o seu lugar na escola e, portanto, sua função como componente curricular, sobre letramento e sobre ensino de língua e variação, percorrendo definições e práticas que promovem o desenvolvimento da habilidade linguística e consequente letramento literário. Como resultado alcançou-se a comprovação da importância da literatura no currículo escolar bem como a construção de práticas que ampliam o letramento literário em sua função humanizadora, portanto propiciadoras de inclusão social, uma vez que, neste espaço, está o olhar sobre a variação linguística e o ensino. |
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Este estudo discute a importância da presença da literatura no currículo escolar, uma vez que assumida como elemento humanizador, responsável fundamental pela superação do preconceito linguístico. Essa possibilidade é estabelecida a partir do letramento literário construído em ensino de língua que perpassa a variação. O objetivo é apresentar elementos teóricos relacionados ao ensino, ao letramento literário e à variação organizados e originados em posicionamentos que promovem e ampliam o direito à literatura como valor incompressível (CANDIDO, 2011). Para tal, consideraram-se fundamentos teóricos sobre literatura e o seu lugar na escola e, portanto, sua função como componente curricular, sobre letramento e sobre ensino de língua e variação, percorrendo definições e práticas que promovem o desenvolvimento da habilidade linguística e consequente letramento literário. Como resultado alcançou-se a comprovação da importância da literatura no currículo escolar bem como a construção de práticas que ampliam o letramento literário em sua função humanizadora, portanto propiciadoras de inclusão social, uma vez que, neste espaço, está o olhar sobre a variação linguística e o ensino. |
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