SINCRETISMO DE GÊNERO O PERSONAGEM ISABEL, DE LOS RECUERDOS DEL PORVENIR
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Seminal Digital |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/20325 |
Resumo: | Na obra Los recuerdos del porvenir, da escritora mexicana Elena Garro, a personagem Isabel sintetiza os desafios da condição do gênero feminino: por um lado, herdou a cultura ancestral das mulheres que a precederam, personificando uma identidade genérica como um sujeito histórico centrado em "ser para os outros" – nesse sentido, incorpora a mulher pré-moderna ou tradicional. Por outro lado, revela uma vontade própria que a leva ao desdobramento na busca de sua identidade individual "ser para si", assumindo-se como uma mulher transgressora em relação aos códigos preestabelecidos. Por esse prisma, integra os elementos que exprimem uma atitude mais representativa da mulher moderna. Concomitantemente plasmadas e em conflito, estas fórmulas inerentes ao personagem lhe imprimem uma complexidade e verticalidade, em que coexistem duas incompreendidas e solitárias isabéis. [1] Atualmente, Los recuerdos del porvenir se acha em processo tradutório pela autora deste ensaio, sob o título provisório de Lembranças do Amanhã. |
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SINCRETISMO DE GÊNERO O PERSONAGEM ISABEL, DE LOS RECUERDOS DEL PORVENIRLiteratura mexicanaescritora mulherElena Garropersonagem femininoquestão de gêneroNa obra Los recuerdos del porvenir, da escritora mexicana Elena Garro, a personagem Isabel sintetiza os desafios da condição do gênero feminino: por um lado, herdou a cultura ancestral das mulheres que a precederam, personificando uma identidade genérica como um sujeito histórico centrado em "ser para os outros" – nesse sentido, incorpora a mulher pré-moderna ou tradicional. Por outro lado, revela uma vontade própria que a leva ao desdobramento na busca de sua identidade individual "ser para si", assumindo-se como uma mulher transgressora em relação aos códigos preestabelecidos. Por esse prisma, integra os elementos que exprimem uma atitude mais representativa da mulher moderna. Concomitantemente plasmadas e em conflito, estas fórmulas inerentes ao personagem lhe imprimem uma complexidade e verticalidade, em que coexistem duas incompreendidas e solitárias isabéis. [1] Atualmente, Los recuerdos del porvenir se acha em processo tradutório pela autora deste ensaio, sob o título provisório de Lembranças do Amanhã.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2015-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/2032510.12957/cadsem.2015.20325Caderno Seminal; v. 24 n. 24 (2015): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL-DEZ/2015)1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/20325/15056CAVALCANTI, Maria Mercedes Ribeiro Pessoainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-13T16:37:19Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/20325Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2016-01-13T16:37:19Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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Na obra Los recuerdos del porvenir, da escritora mexicana Elena Garro, a personagem Isabel sintetiza os desafios da condição do gênero feminino: por um lado, herdou a cultura ancestral das mulheres que a precederam, personificando uma identidade genérica como um sujeito histórico centrado em "ser para os outros" – nesse sentido, incorpora a mulher pré-moderna ou tradicional. Por outro lado, revela uma vontade própria que a leva ao desdobramento na busca de sua identidade individual "ser para si", assumindo-se como uma mulher transgressora em relação aos códigos preestabelecidos. Por esse prisma, integra os elementos que exprimem uma atitude mais representativa da mulher moderna. Concomitantemente plasmadas e em conflito, estas fórmulas inerentes ao personagem lhe imprimem uma complexidade e verticalidade, em que coexistem duas incompreendidas e solitárias isabéis. [1] Atualmente, Los recuerdos del porvenir se acha em processo tradutório pela autora deste ensaio, sob o título provisório de Lembranças do Amanhã. |
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