A ABORDAGEM DO OBJETO DIRETO ANAFÓRICO EM UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Caderno Seminal Digital |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/72349 |
Resumo: | O livro didático (LD) se constitui como um dos principais recursos para o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Por conta disso, é importante que sejam realizadas constantes análises para verificar a qualidade de seu conteúdo. Levando isto em consideração, este trabalho tem por objetivo analisar como é feita a abordagem de um aspecto morfossintático da gramática (objeto direto anafórico) em um LD de língua portuguesa destinado ao 7º ano do ensino fundamental. Para tal, as categorias de análise adotadas fundamentam-se nos três eixos para o ensino de gramática propostos por Vieira (2017, 2018): (i) gramática e reflexão; (ii) gramática e produção de sentidos; (iii) gramática e variação linguística. A análise dos resultados indica que o LD contempla, ainda que de forma parcial, os três eixos. Foi constatada uma oscilação entre uma abordagem tradicional e outra baseada em preceitos advindos de teorias linguísticas. |
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A ABORDAGEM DO OBJETO DIRETO ANAFÓRICO EM UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESAO livro didático (LD) se constitui como um dos principais recursos para o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Por conta disso, é importante que sejam realizadas constantes análises para verificar a qualidade de seu conteúdo. Levando isto em consideração, este trabalho tem por objetivo analisar como é feita a abordagem de um aspecto morfossintático da gramática (objeto direto anafórico) em um LD de língua portuguesa destinado ao 7º ano do ensino fundamental. Para tal, as categorias de análise adotadas fundamentam-se nos três eixos para o ensino de gramática propostos por Vieira (2017, 2018): (i) gramática e reflexão; (ii) gramática e produção de sentidos; (iii) gramática e variação linguística. A análise dos resultados indica que o LD contempla, ainda que de forma parcial, os três eixos. Foi constatada uma oscilação entre uma abordagem tradicional e outra baseada em preceitos advindos de teorias linguísticas.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/7234910.12957/seminal.2023.72349Caderno Seminal; n. 44 (2023): As multifaces do livro (para)didático1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/72349/46067Copyright (c) 2023 Caderno Seminalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreire, Shéren SalvoSimioni, Taíse2023-11-30T19:00:38Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/72349Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2023-11-30T19:00:38Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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