‘Stagnus Ignis’: O Apocalipse reescreve Homero! “horizontes homéricos ” na narração religiosa e mítica de textos e contextos apocalípticos (Ap 20, 14-15)?
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Seminal Digital |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11007 |
Resumo: | Através da expressão apocalíptica ‘LAGO DE FOGO’, única no Novo Testamentocristão, pode-se ler no texto grego do último livro canônico cristão formas deintertextualidade com as temáticas da aventura homérica da viagem de Odisseuao mundo hádico, aos subterrâneos da Morte e da memória? De que maneira otexto do Apocalipse refere-se ou alude ao evento homérico da superação dasfronteiras dos vivos, em busca da palavra profética, encenando o mito, comopalavra que justifica e torna apta a vida e a prática social em busca de novosefeitos? Pois, se no capitulo 1,18, o protagonista da narração cristão se auto-afirmacomo o Senhor (kyrios), que tem as chaves do Hades, (et vivus et fui mortuus etecce sum vivens in saecula saeculorum et habeo claves mortis et inferni), quesignificado possuiria a alusão do poeta cristão ao mistério do “lago de fogo”(Lymnes tou pyrou), que conclui a narrativa do Cordeiro, como viagem homérica? |
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‘Stagnus Ignis’: O Apocalipse reescreve Homero! “horizontes homéricos ” na narração religiosa e mítica de textos e contextos apocalípticos (Ap 20, 14-15)?Literatura crista e cultura Clássica – Hades na literatura apocalípticaIntertextualidadeteorias do InsólitoAtravés da expressão apocalíptica ‘LAGO DE FOGO’, única no Novo Testamentocristão, pode-se ler no texto grego do último livro canônico cristão formas deintertextualidade com as temáticas da aventura homérica da viagem de Odisseuao mundo hádico, aos subterrâneos da Morte e da memória? De que maneira otexto do Apocalipse refere-se ou alude ao evento homérico da superação dasfronteiras dos vivos, em busca da palavra profética, encenando o mito, comopalavra que justifica e torna apta a vida e a prática social em busca de novosefeitos? Pois, se no capitulo 1,18, o protagonista da narração cristão se auto-afirmacomo o Senhor (kyrios), que tem as chaves do Hades, (et vivus et fui mortuus etecce sum vivens in saecula saeculorum et habeo claves mortis et inferni), quesignificado possuiria a alusão do poeta cristão ao mistério do “lago de fogo”(Lymnes tou pyrou), que conclui a narrativa do Cordeiro, como viagem homérica?Universidade do Estado do Rio de Janeiro2014-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/1100710.12957/cadsem.2012.11007Caderno Seminal; v. 17 n. 17 (2012): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JAN/JUN - 2012)1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11007/8699SANTOS, Pedro Paulo Alves dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-14T17:57:57Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/11007Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2016-03-14T17:57:57Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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