A LEITURA LITERÁRIA NA SALA DE AULA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Seminal Digital |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/46696 |
Resumo: | Diante da área dos estudos das Letras, Artes e Linguística, temos como objetivo geral apresentar o processo e os resultados parciais da aplicação de uma experiência em sala de aula vinculada à leitura literária, realizada com os discentes do Ensino Médio Técnico da Rede Federal de Ensino do IFRJ. Essa proposta se embasa nos conceitos da teoria do Pós-Método, do professor Kumaravadivelu (2001); nos ideais defendidos pelo Professor e crítico literário Antonio Candido, em O direito à literatura (2017); e nos estudos do professor Rildo Cosson, em Letramento literário (2006). Entre os objetivos específicos, bem como sua metodologia, evidenciaremos o passo a passo de uma sequência didática básica, a qual leva em consideração o contexto sociocultural do público-alvo. Assim sendo, com a prática da educação literária, reiteramos a relevância de projetos pedagógicos autênticos, vinculados aos conceitos educacionais da era contemporânea. |
id |
UERJ-7_97e69f02e422b6d51fc394154e36954c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/46696 |
network_acronym_str |
UERJ-7 |
network_name_str |
Caderno Seminal Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
A LEITURA LITERÁRIA NA SALA DE AULAEducação LiteráriaEducação PúblicaPós-MétodoSala de Aula. Diante da área dos estudos das Letras, Artes e Linguística, temos como objetivo geral apresentar o processo e os resultados parciais da aplicação de uma experiência em sala de aula vinculada à leitura literária, realizada com os discentes do Ensino Médio Técnico da Rede Federal de Ensino do IFRJ. Essa proposta se embasa nos conceitos da teoria do Pós-Método, do professor Kumaravadivelu (2001); nos ideais defendidos pelo Professor e crítico literário Antonio Candido, em O direito à literatura (2017); e nos estudos do professor Rildo Cosson, em Letramento literário (2006). Entre os objetivos específicos, bem como sua metodologia, evidenciaremos o passo a passo de uma sequência didática básica, a qual leva em consideração o contexto sociocultural do público-alvo. Assim sendo, com a prática da educação literária, reiteramos a relevância de projetos pedagógicos autênticos, vinculados aos conceitos educacionais da era contemporânea.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2020-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/4669610.12957/cadsem.2020.46696Caderno Seminal; v. 35 n. 35 (2020): Caderno Seminal - Estudos de Literatura1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/46696/34697Copyright (c) 2020 Caderno Seminalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Clauber Ribeiro2020-08-28T00:33:46Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/46696Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2020-08-28T00:33:46Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A LEITURA LITERÁRIA NA SALA DE AULA |
title |
A LEITURA LITERÁRIA NA SALA DE AULA |
spellingShingle |
A LEITURA LITERÁRIA NA SALA DE AULA Cruz, Clauber Ribeiro Educação Literária Educação Pública Pós-Método Sala de Aula. |
title_short |
A LEITURA LITERÁRIA NA SALA DE AULA |
title_full |
A LEITURA LITERÁRIA NA SALA DE AULA |
title_fullStr |
A LEITURA LITERÁRIA NA SALA DE AULA |
title_full_unstemmed |
A LEITURA LITERÁRIA NA SALA DE AULA |
title_sort |
A LEITURA LITERÁRIA NA SALA DE AULA |
author |
Cruz, Clauber Ribeiro |
author_facet |
Cruz, Clauber Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Clauber Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Literária Educação Pública Pós-Método Sala de Aula. |
topic |
Educação Literária Educação Pública Pós-Método Sala de Aula. |
description |
Diante da área dos estudos das Letras, Artes e Linguística, temos como objetivo geral apresentar o processo e os resultados parciais da aplicação de uma experiência em sala de aula vinculada à leitura literária, realizada com os discentes do Ensino Médio Técnico da Rede Federal de Ensino do IFRJ. Essa proposta se embasa nos conceitos da teoria do Pós-Método, do professor Kumaravadivelu (2001); nos ideais defendidos pelo Professor e crítico literário Antonio Candido, em O direito à literatura (2017); e nos estudos do professor Rildo Cosson, em Letramento literário (2006). Entre os objetivos específicos, bem como sua metodologia, evidenciaremos o passo a passo de uma sequência didática básica, a qual leva em consideração o contexto sociocultural do público-alvo. Assim sendo, com a prática da educação literária, reiteramos a relevância de projetos pedagógicos autênticos, vinculados aos conceitos educacionais da era contemporânea. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/46696 10.12957/cadsem.2020.46696 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/46696 |
identifier_str_mv |
10.12957/cadsem.2020.46696 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/46696/34697 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Caderno Seminal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Caderno Seminal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Seminal; v. 35 n. 35 (2020): Caderno Seminal - Estudos de Literatura 1806-9142 1414-4298 reponame:Caderno Seminal Digital instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Caderno Seminal Digital |
collection |
Caderno Seminal Digital |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com |
_version_ |
1799318409320595456 |