INVISIBILIZAÇÃO DOS ESTUDANTES NEGROS DA EJA NO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Seminal Digital |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/72364 |
Resumo: | Dada a relevância do livro didático no contexto das escolas brasileiras, objetiva-se, neste artigo, analisar como as identidades sociais de raça estão representadas nas seções de texto do livro didático de Língua Inglesa da Coleção “Viver, Aprender” – Educação de Jovens e Adultos (EJA), como este livro pode colaborar para ratificar ou desconstruir as questões acerca do racismo na sociedade brasileira. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico, com foco na investigação sobre representações sociais (MOSOVICI, 2007; SILVA, 2011; HOOKS, 2019) e nas discussões acerca das identidades dos jovens e adultos da EJA (FREIRE, 2011; ARROYO, 2017) sobre o ensino de Língua Inglesa (ANJOS, 2016) com base no livro didático. A partir do estudo, observa-se que há uma preponderância de personagens brancas em detrimento de negras no livro didático analisado, bem como, não são abordadas discussões étnico-raciais acerca da vida dos jovens e adultos da EJA. Portanto, o livro-texto universaliza a condição do branco como representante da espécie humana em uma perspectiva colonialista e racista.Palavras-chave: EJA; Livro didático; Língua Inglesa; Racismo. |
id |
UERJ-7_a15da3b0bcfd81a1e97cab5ec444cac6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/72364 |
network_acronym_str |
UERJ-7 |
network_name_str |
Caderno Seminal Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
INVISIBILIZAÇÃO DOS ESTUDANTES NEGROS DA EJA NO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊSEJALivro didáticoLíngua InglesaRacismo.Dada a relevância do livro didático no contexto das escolas brasileiras, objetiva-se, neste artigo, analisar como as identidades sociais de raça estão representadas nas seções de texto do livro didático de Língua Inglesa da Coleção “Viver, Aprender” – Educação de Jovens e Adultos (EJA), como este livro pode colaborar para ratificar ou desconstruir as questões acerca do racismo na sociedade brasileira. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico, com foco na investigação sobre representações sociais (MOSOVICI, 2007; SILVA, 2011; HOOKS, 2019) e nas discussões acerca das identidades dos jovens e adultos da EJA (FREIRE, 2011; ARROYO, 2017) sobre o ensino de Língua Inglesa (ANJOS, 2016) com base no livro didático. A partir do estudo, observa-se que há uma preponderância de personagens brancas em detrimento de negras no livro didático analisado, bem como, não são abordadas discussões étnico-raciais acerca da vida dos jovens e adultos da EJA. Portanto, o livro-texto universaliza a condição do branco como representante da espécie humana em uma perspectiva colonialista e racista.Palavras-chave: EJA; Livro didático; Língua Inglesa; Racismo.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/7236410.12957/seminal.2023.72364Caderno Seminal; n. 44 (2023): As multifaces do livro (para)didático1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/72364/46071Copyright (c) 2023 Caderno Seminalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos Filho, Agnaldo Pedrode Jesus Couto, Leda ReginaMascarenhas Paes, Maria Neuma2023-11-30T19:00:38Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/72364Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2023-11-30T19:00:38Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INVISIBILIZAÇÃO DOS ESTUDANTES NEGROS DA EJA NO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS |
title |
INVISIBILIZAÇÃO DOS ESTUDANTES NEGROS DA EJA NO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS |
spellingShingle |
INVISIBILIZAÇÃO DOS ESTUDANTES NEGROS DA EJA NO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS Santos Filho, Agnaldo Pedro EJA Livro didático Língua Inglesa Racismo. |
title_short |
INVISIBILIZAÇÃO DOS ESTUDANTES NEGROS DA EJA NO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS |
title_full |
INVISIBILIZAÇÃO DOS ESTUDANTES NEGROS DA EJA NO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS |
title_fullStr |
INVISIBILIZAÇÃO DOS ESTUDANTES NEGROS DA EJA NO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS |
title_full_unstemmed |
INVISIBILIZAÇÃO DOS ESTUDANTES NEGROS DA EJA NO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS |
title_sort |
INVISIBILIZAÇÃO DOS ESTUDANTES NEGROS DA EJA NO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS |
author |
Santos Filho, Agnaldo Pedro |
author_facet |
Santos Filho, Agnaldo Pedro de Jesus Couto, Leda Regina Mascarenhas Paes, Maria Neuma |
author_role |
author |
author2 |
de Jesus Couto, Leda Regina Mascarenhas Paes, Maria Neuma |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos Filho, Agnaldo Pedro de Jesus Couto, Leda Regina Mascarenhas Paes, Maria Neuma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EJA Livro didático Língua Inglesa Racismo. |
topic |
EJA Livro didático Língua Inglesa Racismo. |
description |
Dada a relevância do livro didático no contexto das escolas brasileiras, objetiva-se, neste artigo, analisar como as identidades sociais de raça estão representadas nas seções de texto do livro didático de Língua Inglesa da Coleção “Viver, Aprender” – Educação de Jovens e Adultos (EJA), como este livro pode colaborar para ratificar ou desconstruir as questões acerca do racismo na sociedade brasileira. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico, com foco na investigação sobre representações sociais (MOSOVICI, 2007; SILVA, 2011; HOOKS, 2019) e nas discussões acerca das identidades dos jovens e adultos da EJA (FREIRE, 2011; ARROYO, 2017) sobre o ensino de Língua Inglesa (ANJOS, 2016) com base no livro didático. A partir do estudo, observa-se que há uma preponderância de personagens brancas em detrimento de negras no livro didático analisado, bem como, não são abordadas discussões étnico-raciais acerca da vida dos jovens e adultos da EJA. Portanto, o livro-texto universaliza a condição do branco como representante da espécie humana em uma perspectiva colonialista e racista.Palavras-chave: EJA; Livro didático; Língua Inglesa; Racismo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/72364 10.12957/seminal.2023.72364 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/72364 |
identifier_str_mv |
10.12957/seminal.2023.72364 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/72364/46071 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Caderno Seminal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Caderno Seminal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Seminal; n. 44 (2023): As multifaces do livro (para)didático 1806-9142 1414-4298 reponame:Caderno Seminal Digital instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Caderno Seminal Digital |
collection |
Caderno Seminal Digital |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com |
_version_ |
1799318409835446272 |