O USO DE CORPUS ESPECIALIZADO NO ENSINO PÚBLICO DE LÍNGUA INGLESA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Seminal Digital |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/32438 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar a Linguística de Corpus como abordagem pedagógica adicional no processo ensino-aprendizagem dos estudantes da rede estadual de ensino de São Paulo. Para isso, foi coletado um corpus especializado voltado para o ensino de língua inglesa e contendo os gêneros contemplados na Proposta Curricular de São Paulo para Língua Estrangeira Moderna (LEM) no 4º bimestre do 6º ano do Ensino Fundamental – ciclo II. As informações extraídas do corpus foram usadas como subsídio para a criação de uma sequência didática baseada nas abordagens data-driven learning (Aprendizado Movido por Dados) e multimídia/multigênero. O objetivo da atividade é proporcionar a interação entre estudantes e os gêneros que permeiam as atividades sociais previstas na Proposta Curricular. |
id |
UERJ-7_a3b4a3efbd7ce69bdac1bdeed7eca735 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/32438 |
network_acronym_str |
UERJ-7 |
network_name_str |
Caderno Seminal Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
O USO DE CORPUS ESPECIALIZADO NO ENSINO PÚBLICO DE LÍNGUA INGLESALinguística de CorpusLíngua InglesaAbordagem Multimídia/multigêneroEnsino público estadual.O objetivo deste artigo é apresentar a Linguística de Corpus como abordagem pedagógica adicional no processo ensino-aprendizagem dos estudantes da rede estadual de ensino de São Paulo. Para isso, foi coletado um corpus especializado voltado para o ensino de língua inglesa e contendo os gêneros contemplados na Proposta Curricular de São Paulo para Língua Estrangeira Moderna (LEM) no 4º bimestre do 6º ano do Ensino Fundamental – ciclo II. As informações extraídas do corpus foram usadas como subsídio para a criação de uma sequência didática baseada nas abordagens data-driven learning (Aprendizado Movido por Dados) e multimídia/multigênero. O objetivo da atividade é proporcionar a interação entre estudantes e os gêneros que permeiam as atividades sociais previstas na Proposta Curricular.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2017-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/3243810.12957/cadsem.2017.32438Caderno Seminal; v. 28 n. 28 (2017): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL-DEZ/2017)1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/32438/23446Copyright (c) 2018 Caderno Seminalinfo:eu-repo/semantics/openAccessZuppardi, Maria Carolina2018-03-28T15:38:18Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/32438Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2018-03-28T15:38:18Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O USO DE CORPUS ESPECIALIZADO NO ENSINO PÚBLICO DE LÍNGUA INGLESA |
title |
O USO DE CORPUS ESPECIALIZADO NO ENSINO PÚBLICO DE LÍNGUA INGLESA |
spellingShingle |
O USO DE CORPUS ESPECIALIZADO NO ENSINO PÚBLICO DE LÍNGUA INGLESA Zuppardi, Maria Carolina Linguística de Corpus Língua Inglesa Abordagem Multimídia/multigênero Ensino público estadual. |
title_short |
O USO DE CORPUS ESPECIALIZADO NO ENSINO PÚBLICO DE LÍNGUA INGLESA |
title_full |
O USO DE CORPUS ESPECIALIZADO NO ENSINO PÚBLICO DE LÍNGUA INGLESA |
title_fullStr |
O USO DE CORPUS ESPECIALIZADO NO ENSINO PÚBLICO DE LÍNGUA INGLESA |
title_full_unstemmed |
O USO DE CORPUS ESPECIALIZADO NO ENSINO PÚBLICO DE LÍNGUA INGLESA |
title_sort |
O USO DE CORPUS ESPECIALIZADO NO ENSINO PÚBLICO DE LÍNGUA INGLESA |
author |
Zuppardi, Maria Carolina |
author_facet |
Zuppardi, Maria Carolina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zuppardi, Maria Carolina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística de Corpus Língua Inglesa Abordagem Multimídia/multigênero Ensino público estadual. |
topic |
Linguística de Corpus Língua Inglesa Abordagem Multimídia/multigênero Ensino público estadual. |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar a Linguística de Corpus como abordagem pedagógica adicional no processo ensino-aprendizagem dos estudantes da rede estadual de ensino de São Paulo. Para isso, foi coletado um corpus especializado voltado para o ensino de língua inglesa e contendo os gêneros contemplados na Proposta Curricular de São Paulo para Língua Estrangeira Moderna (LEM) no 4º bimestre do 6º ano do Ensino Fundamental – ciclo II. As informações extraídas do corpus foram usadas como subsídio para a criação de uma sequência didática baseada nas abordagens data-driven learning (Aprendizado Movido por Dados) e multimídia/multigênero. O objetivo da atividade é proporcionar a interação entre estudantes e os gêneros que permeiam as atividades sociais previstas na Proposta Curricular. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/32438 10.12957/cadsem.2017.32438 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/32438 |
identifier_str_mv |
10.12957/cadsem.2017.32438 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/32438/23446 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Caderno Seminal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Caderno Seminal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Seminal; v. 28 n. 28 (2017): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL-DEZ/2017) 1806-9142 1414-4298 reponame:Caderno Seminal Digital instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Caderno Seminal Digital |
collection |
Caderno Seminal Digital |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com |
_version_ |
1799318408986099712 |