O USO DE CORPUS ESPECIALIZADO NO ENSINO PÚBLICO DE LÍNGUA INGLESA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zuppardi, Maria Carolina
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Seminal Digital
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/32438
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar a Linguística de Corpus como abordagem pedagógica adicional no processo ensino-aprendizagem dos estudantes da rede estadual de ensino de São Paulo. Para isso, foi coletado um corpus especializado voltado para o ensino de língua inglesa e contendo os gêneros contemplados na Proposta Curricular de São Paulo para Língua Estrangeira Moderna (LEM) no 4º bimestre do 6º ano do Ensino Fundamental – ciclo II. As informações extraídas do corpus foram usadas como subsídio para a criação de uma sequência didática baseada nas abordagens data-driven learning (Aprendizado Movido por Dados) e multimídia/multigênero. O objetivo da atividade é proporcionar a interação entre estudantes e os gêneros que permeiam as atividades sociais previstas na Proposta Curricular.
id UERJ-7_a3b4a3efbd7ce69bdac1bdeed7eca735
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/32438
network_acronym_str UERJ-7
network_name_str Caderno Seminal Digital
repository_id_str
spelling O USO DE CORPUS ESPECIALIZADO NO ENSINO PÚBLICO DE LÍNGUA INGLESALinguística de CorpusLíngua InglesaAbordagem Multimídia/multigêneroEnsino público estadual.O objetivo deste artigo é apresentar a Linguística de Corpus como abordagem pedagógica adicional no processo ensino-aprendizagem dos estudantes da rede estadual de ensino de São Paulo. Para isso, foi coletado um corpus especializado voltado para o ensino de língua inglesa e contendo os gêneros contemplados na Proposta Curricular de São Paulo para Língua Estrangeira Moderna (LEM) no 4º bimestre do 6º ano do Ensino Fundamental – ciclo II. As informações extraídas do corpus foram usadas como subsídio para a criação de uma sequência didática baseada nas abordagens data-driven learning (Aprendizado Movido por Dados) e multimídia/multigênero. O objetivo da atividade é proporcionar a interação entre estudantes e os gêneros que permeiam as atividades sociais previstas na Proposta Curricular.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2017-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/3243810.12957/cadsem.2017.32438Caderno Seminal; v. 28 n. 28 (2017): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL-DEZ/2017)1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/32438/23446Copyright (c) 2018 Caderno Seminalinfo:eu-repo/semantics/openAccessZuppardi, Maria Carolina2018-03-28T15:38:18Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/32438Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2018-03-28T15:38:18Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O USO DE CORPUS ESPECIALIZADO NO ENSINO PÚBLICO DE LÍNGUA INGLESA
title O USO DE CORPUS ESPECIALIZADO NO ENSINO PÚBLICO DE LÍNGUA INGLESA
spellingShingle O USO DE CORPUS ESPECIALIZADO NO ENSINO PÚBLICO DE LÍNGUA INGLESA
Zuppardi, Maria Carolina
Linguística de Corpus
Língua Inglesa
Abordagem Multimídia/multigênero
Ensino público estadual.
title_short O USO DE CORPUS ESPECIALIZADO NO ENSINO PÚBLICO DE LÍNGUA INGLESA
title_full O USO DE CORPUS ESPECIALIZADO NO ENSINO PÚBLICO DE LÍNGUA INGLESA
title_fullStr O USO DE CORPUS ESPECIALIZADO NO ENSINO PÚBLICO DE LÍNGUA INGLESA
title_full_unstemmed O USO DE CORPUS ESPECIALIZADO NO ENSINO PÚBLICO DE LÍNGUA INGLESA
title_sort O USO DE CORPUS ESPECIALIZADO NO ENSINO PÚBLICO DE LÍNGUA INGLESA
author Zuppardi, Maria Carolina
author_facet Zuppardi, Maria Carolina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zuppardi, Maria Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística de Corpus
Língua Inglesa
Abordagem Multimídia/multigênero
Ensino público estadual.
topic Linguística de Corpus
Língua Inglesa
Abordagem Multimídia/multigênero
Ensino público estadual.
description O objetivo deste artigo é apresentar a Linguística de Corpus como abordagem pedagógica adicional no processo ensino-aprendizagem dos estudantes da rede estadual de ensino de São Paulo. Para isso, foi coletado um corpus especializado voltado para o ensino de língua inglesa e contendo os gêneros contemplados na Proposta Curricular de São Paulo para Língua Estrangeira Moderna (LEM) no 4º bimestre do 6º ano do Ensino Fundamental – ciclo II. As informações extraídas do corpus foram usadas como subsídio para a criação de uma sequência didática baseada nas abordagens data-driven learning (Aprendizado Movido por Dados) e multimídia/multigênero. O objetivo da atividade é proporcionar a interação entre estudantes e os gêneros que permeiam as atividades sociais previstas na Proposta Curricular.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/32438
10.12957/cadsem.2017.32438
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/32438
identifier_str_mv 10.12957/cadsem.2017.32438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/32438/23446
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Caderno Seminal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Caderno Seminal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Seminal; v. 28 n. 28 (2017): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL-DEZ/2017)
1806-9142
1414-4298
reponame:Caderno Seminal Digital
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Caderno Seminal Digital
collection Caderno Seminal Digital
repository.name.fl_str_mv Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com
_version_ 1799318408986099712