O TEXTO E O ENSINO DA LÍNGUA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Seminal Digital |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/38094 |
Resumo: | Muito se discute sobre a dificuldade dos estudantes em interpretar satisfatoriamente e redigir um texto de forma coerente e coesa. Alguns acreditam que essas competências podem ser adquiridas com o hábito de leitura. Sem dúvida, a prática de leitura é essencial para o desenvolvimento da compreensão leitora e da escrita, porém essa atividade não é suficiente para que o indivíduo seja capaz de perceber o funcionamento da língua e refletir sobre ela. Com o conhecimento da Gramática, o indivíduo será capaz de reconhecer as características dos vários usos a que a língua se propõe e ter a habilidade de empregar o registro adequado às necessidades comunicativas. Nesse sentido, nosso trabalho pretende refletir sobre a necessidade do ensino da Gramática para que o aluno adquira condições de, futuramente, buscar informação, de forma autônoma, em diferentes fontes. Para que esse objetivo seja alcançado, é necessário que a reflexão sobre os usos da língua seja constante, tendo o texto como base. Desse modo, propomos, neste texto, uma atividade de leitura associada ao estudo dos elementos linguísticos. Tencionamos, com tal prática, que o aluno perceba a função da língua na construção do texto e faça uma reflexão sobre seus usos. Acreditamos, ainda, que atividades como essa contribuam para o respeito às variedades linguísticas e a compreensão da necessidade de adequação do registro às diferentes situações por parte do aluno. |
id |
UERJ-7_b4ef56f64f13844f856980198315413e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/38094 |
network_acronym_str |
UERJ-7 |
network_name_str |
Caderno Seminal Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
O TEXTO E O ENSINO DA LÍNGUALeituraCompreensãoConhecimento linguísticoMuito se discute sobre a dificuldade dos estudantes em interpretar satisfatoriamente e redigir um texto de forma coerente e coesa. Alguns acreditam que essas competências podem ser adquiridas com o hábito de leitura. Sem dúvida, a prática de leitura é essencial para o desenvolvimento da compreensão leitora e da escrita, porém essa atividade não é suficiente para que o indivíduo seja capaz de perceber o funcionamento da língua e refletir sobre ela. Com o conhecimento da Gramática, o indivíduo será capaz de reconhecer as características dos vários usos a que a língua se propõe e ter a habilidade de empregar o registro adequado às necessidades comunicativas. Nesse sentido, nosso trabalho pretende refletir sobre a necessidade do ensino da Gramática para que o aluno adquira condições de, futuramente, buscar informação, de forma autônoma, em diferentes fontes. Para que esse objetivo seja alcançado, é necessário que a reflexão sobre os usos da língua seja constante, tendo o texto como base. Desse modo, propomos, neste texto, uma atividade de leitura associada ao estudo dos elementos linguísticos. Tencionamos, com tal prática, que o aluno perceba a função da língua na construção do texto e faça uma reflexão sobre seus usos. Acreditamos, ainda, que atividades como essa contribuam para o respeito às variedades linguísticas e a compreensão da necessidade de adequação do registro às diferentes situações por parte do aluno.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2018-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/3809410.12957/cadsem.2018.38094Caderno Seminal; v. 31 n. 31 (2018): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL-DEZ/2018)1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/38094/26795Copyright (c) 2018 Caderno Seminalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Aira Suzana Ribeiro2018-11-13T18:26:25Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/38094Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2018-11-13T18:26:25Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O TEXTO E O ENSINO DA LÍNGUA |
title |
O TEXTO E O ENSINO DA LÍNGUA |
spellingShingle |
O TEXTO E O ENSINO DA LÍNGUA Martins, Aira Suzana Ribeiro Leitura Compreensão Conhecimento linguístico |
title_short |
O TEXTO E O ENSINO DA LÍNGUA |
title_full |
O TEXTO E O ENSINO DA LÍNGUA |
title_fullStr |
O TEXTO E O ENSINO DA LÍNGUA |
title_full_unstemmed |
O TEXTO E O ENSINO DA LÍNGUA |
title_sort |
O TEXTO E O ENSINO DA LÍNGUA |
author |
Martins, Aira Suzana Ribeiro |
author_facet |
Martins, Aira Suzana Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Aira Suzana Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Compreensão Conhecimento linguístico |
topic |
Leitura Compreensão Conhecimento linguístico |
description |
Muito se discute sobre a dificuldade dos estudantes em interpretar satisfatoriamente e redigir um texto de forma coerente e coesa. Alguns acreditam que essas competências podem ser adquiridas com o hábito de leitura. Sem dúvida, a prática de leitura é essencial para o desenvolvimento da compreensão leitora e da escrita, porém essa atividade não é suficiente para que o indivíduo seja capaz de perceber o funcionamento da língua e refletir sobre ela. Com o conhecimento da Gramática, o indivíduo será capaz de reconhecer as características dos vários usos a que a língua se propõe e ter a habilidade de empregar o registro adequado às necessidades comunicativas. Nesse sentido, nosso trabalho pretende refletir sobre a necessidade do ensino da Gramática para que o aluno adquira condições de, futuramente, buscar informação, de forma autônoma, em diferentes fontes. Para que esse objetivo seja alcançado, é necessário que a reflexão sobre os usos da língua seja constante, tendo o texto como base. Desse modo, propomos, neste texto, uma atividade de leitura associada ao estudo dos elementos linguísticos. Tencionamos, com tal prática, que o aluno perceba a função da língua na construção do texto e faça uma reflexão sobre seus usos. Acreditamos, ainda, que atividades como essa contribuam para o respeito às variedades linguísticas e a compreensão da necessidade de adequação do registro às diferentes situações por parte do aluno. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/38094 10.12957/cadsem.2018.38094 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/38094 |
identifier_str_mv |
10.12957/cadsem.2018.38094 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/38094/26795 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Caderno Seminal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Caderno Seminal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Seminal; v. 31 n. 31 (2018): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL-DEZ/2018) 1806-9142 1414-4298 reponame:Caderno Seminal Digital instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Caderno Seminal Digital |
collection |
Caderno Seminal Digital |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com |
_version_ |
1799318409028042752 |