A LITERATURA E AS PRÁTICAS DOCENTES: UM UNIVERSO A SER EXPLORADO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Seminal Digital |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/31015 |
Resumo: | Muito tem sido discutido sobre a importância da leitura, o baixo rendimento apresentado por estudantes brasileiros, e a literatura infantojuvenil (LIJ) como possibilidade de mudança dessa realidade. A Teoria Social Cognitiva (TSC), explica as dimensões psicológicas da aprendizagem, com base na tríade: homem, ambiente e comportamento. Esse artigo aborda uma pesquisa-ação com um grupo de 12 professoras e 4 coordenadoras. Apresentaram-se estratégias de autorregulação da leitura que foram aplicadas em sala de aula pelas participantes. Após um ano, 3 professoras foram entrevistadas novamente. Resultados indicaram que houve mudanças nas práticas docentes das participantes, e um novo olhar em relação a seleção de obras literárias, que resultaram em maior compreensão leitora dos alunos, engajamento nas aulas e protagonismo em sua aprendizagem. |
id |
UERJ-7_cef8451a4032a4f9fd76602f065d44e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/31015 |
network_acronym_str |
UERJ-7 |
network_name_str |
Caderno Seminal Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
A LITERATURA E AS PRÁTICAS DOCENTES: UM UNIVERSO A SER EXPLORADOMuito tem sido discutido sobre a importância da leitura, o baixo rendimento apresentado por estudantes brasileiros, e a literatura infantojuvenil (LIJ) como possibilidade de mudança dessa realidade. A Teoria Social Cognitiva (TSC), explica as dimensões psicológicas da aprendizagem, com base na tríade: homem, ambiente e comportamento. Esse artigo aborda uma pesquisa-ação com um grupo de 12 professoras e 4 coordenadoras. Apresentaram-se estratégias de autorregulação da leitura que foram aplicadas em sala de aula pelas participantes. Após um ano, 3 professoras foram entrevistadas novamente. Resultados indicaram que houve mudanças nas práticas docentes das participantes, e um novo olhar em relação a seleção de obras literárias, que resultaram em maior compreensão leitora dos alunos, engajamento nas aulas e protagonismo em sua aprendizagem.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2018-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/3101510.12957/cadsem.2018.31015Caderno Seminal; v. 29 n. 29 (2018): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JAN-JUN/2018)1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/31015/23751Copyright (c) 2018 Caderno Seminalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPedersen, Simone AlvesTortella, Jussara Cristina Barboza2018-04-04T15:39:28Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/31015Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2018-04-04T15:39:28Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A LITERATURA E AS PRÁTICAS DOCENTES: UM UNIVERSO A SER EXPLORADO |
title |
A LITERATURA E AS PRÁTICAS DOCENTES: UM UNIVERSO A SER EXPLORADO |
spellingShingle |
A LITERATURA E AS PRÁTICAS DOCENTES: UM UNIVERSO A SER EXPLORADO Pedersen, Simone Alves |
title_short |
A LITERATURA E AS PRÁTICAS DOCENTES: UM UNIVERSO A SER EXPLORADO |
title_full |
A LITERATURA E AS PRÁTICAS DOCENTES: UM UNIVERSO A SER EXPLORADO |
title_fullStr |
A LITERATURA E AS PRÁTICAS DOCENTES: UM UNIVERSO A SER EXPLORADO |
title_full_unstemmed |
A LITERATURA E AS PRÁTICAS DOCENTES: UM UNIVERSO A SER EXPLORADO |
title_sort |
A LITERATURA E AS PRÁTICAS DOCENTES: UM UNIVERSO A SER EXPLORADO |
author |
Pedersen, Simone Alves |
author_facet |
Pedersen, Simone Alves Tortella, Jussara Cristina Barboza |
author_role |
author |
author2 |
Tortella, Jussara Cristina Barboza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedersen, Simone Alves Tortella, Jussara Cristina Barboza |
description |
Muito tem sido discutido sobre a importância da leitura, o baixo rendimento apresentado por estudantes brasileiros, e a literatura infantojuvenil (LIJ) como possibilidade de mudança dessa realidade. A Teoria Social Cognitiva (TSC), explica as dimensões psicológicas da aprendizagem, com base na tríade: homem, ambiente e comportamento. Esse artigo aborda uma pesquisa-ação com um grupo de 12 professoras e 4 coordenadoras. Apresentaram-se estratégias de autorregulação da leitura que foram aplicadas em sala de aula pelas participantes. Após um ano, 3 professoras foram entrevistadas novamente. Resultados indicaram que houve mudanças nas práticas docentes das participantes, e um novo olhar em relação a seleção de obras literárias, que resultaram em maior compreensão leitora dos alunos, engajamento nas aulas e protagonismo em sua aprendizagem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/31015 10.12957/cadsem.2018.31015 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/31015 |
identifier_str_mv |
10.12957/cadsem.2018.31015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/31015/23751 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Caderno Seminal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Caderno Seminal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Seminal; v. 29 n. 29 (2018): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JAN-JUN/2018) 1806-9142 1414-4298 reponame:Caderno Seminal Digital instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Caderno Seminal Digital |
collection |
Caderno Seminal Digital |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com |
_version_ |
1799318408974565376 |