HELP INDIA! ABORDAGEM CRÍTICA DE UM LIVRO PARADIDÁTICO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Seminal Digital |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/72354 |
Resumo: | O presente artigo é fruto de atividades de leitura desenvolvidas pelas professoras - pesquisadoras em uma escola privada de ensino fundamental, cujo objetivo inicial era o de incentivar a leitura em língua inglesa de um livro paradidático. Dados os questionamentos acerca do enredo do livro e as questões culturais e ideológicas nele imbuídas, é iniciado um trabalho crítico-reflexivo com os alunos do 4º ano, a fim de desestabilizar conhecimentos acerca dos conceitos de língua e cultura. A partir da prática, teorias são acionadas de forma a justificar o trabalho de pré-leitura, leitura e pós- leitura, e refletir sobre o papel do professor de línguas enquanto desestabilizador do status quo. Após o trabalho com o livro, os alunos foram convidados a responder uma pergunta em uma atividade avaliativa interdisciplinar, comparando as personagens do livro paradidático de inglês com um livro adotado na disciplina de língua portuguesa. Essas respostas refletem as representações construídas pelos alunos no decorrer da leitura, as quais reforçam um paradigma pautado em relações desiguais de poder marcadas por relações coloniais. |
id |
UERJ-7_d48f1941aa961d100648e232f3f0d9fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/72354 |
network_acronym_str |
UERJ-7 |
network_name_str |
Caderno Seminal Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
HELP INDIA! ABORDAGEM CRÍTICA DE UM LIVRO PARADIDÁTICO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESALeituraRepresentaçõesRelações coloniais.O presente artigo é fruto de atividades de leitura desenvolvidas pelas professoras - pesquisadoras em uma escola privada de ensino fundamental, cujo objetivo inicial era o de incentivar a leitura em língua inglesa de um livro paradidático. Dados os questionamentos acerca do enredo do livro e as questões culturais e ideológicas nele imbuídas, é iniciado um trabalho crítico-reflexivo com os alunos do 4º ano, a fim de desestabilizar conhecimentos acerca dos conceitos de língua e cultura. A partir da prática, teorias são acionadas de forma a justificar o trabalho de pré-leitura, leitura e pós- leitura, e refletir sobre o papel do professor de línguas enquanto desestabilizador do status quo. Após o trabalho com o livro, os alunos foram convidados a responder uma pergunta em uma atividade avaliativa interdisciplinar, comparando as personagens do livro paradidático de inglês com um livro adotado na disciplina de língua portuguesa. Essas respostas refletem as representações construídas pelos alunos no decorrer da leitura, as quais reforçam um paradigma pautado em relações desiguais de poder marcadas por relações coloniais.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/7235410.12957/seminal.2023.72354Caderno Seminal; n. 44 (2023): As multifaces do livro (para)didático1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/72354/46078Copyright (c) 2023 Caderno Seminalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMissagia, Eliane VellosoDos Santos, Caroline Martins2023-11-30T19:00:38Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/72354Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2023-11-30T19:00:38Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
HELP INDIA! ABORDAGEM CRÍTICA DE UM LIVRO PARADIDÁTICO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA |
title |
HELP INDIA! ABORDAGEM CRÍTICA DE UM LIVRO PARADIDÁTICO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA |
spellingShingle |
HELP INDIA! ABORDAGEM CRÍTICA DE UM LIVRO PARADIDÁTICO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA Missagia, Eliane Velloso Leitura Representações Relações coloniais. |
title_short |
HELP INDIA! ABORDAGEM CRÍTICA DE UM LIVRO PARADIDÁTICO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA |
title_full |
HELP INDIA! ABORDAGEM CRÍTICA DE UM LIVRO PARADIDÁTICO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA |
title_fullStr |
HELP INDIA! ABORDAGEM CRÍTICA DE UM LIVRO PARADIDÁTICO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA |
title_full_unstemmed |
HELP INDIA! ABORDAGEM CRÍTICA DE UM LIVRO PARADIDÁTICO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA |
title_sort |
HELP INDIA! ABORDAGEM CRÍTICA DE UM LIVRO PARADIDÁTICO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA |
author |
Missagia, Eliane Velloso |
author_facet |
Missagia, Eliane Velloso Dos Santos, Caroline Martins |
author_role |
author |
author2 |
Dos Santos, Caroline Martins |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Missagia, Eliane Velloso Dos Santos, Caroline Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Representações Relações coloniais. |
topic |
Leitura Representações Relações coloniais. |
description |
O presente artigo é fruto de atividades de leitura desenvolvidas pelas professoras - pesquisadoras em uma escola privada de ensino fundamental, cujo objetivo inicial era o de incentivar a leitura em língua inglesa de um livro paradidático. Dados os questionamentos acerca do enredo do livro e as questões culturais e ideológicas nele imbuídas, é iniciado um trabalho crítico-reflexivo com os alunos do 4º ano, a fim de desestabilizar conhecimentos acerca dos conceitos de língua e cultura. A partir da prática, teorias são acionadas de forma a justificar o trabalho de pré-leitura, leitura e pós- leitura, e refletir sobre o papel do professor de línguas enquanto desestabilizador do status quo. Após o trabalho com o livro, os alunos foram convidados a responder uma pergunta em uma atividade avaliativa interdisciplinar, comparando as personagens do livro paradidático de inglês com um livro adotado na disciplina de língua portuguesa. Essas respostas refletem as representações construídas pelos alunos no decorrer da leitura, as quais reforçam um paradigma pautado em relações desiguais de poder marcadas por relações coloniais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/72354 10.12957/seminal.2023.72354 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/72354 |
identifier_str_mv |
10.12957/seminal.2023.72354 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/72354/46078 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Caderno Seminal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Caderno Seminal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Seminal; n. 44 (2023): As multifaces do livro (para)didático 1806-9142 1414-4298 reponame:Caderno Seminal Digital instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Caderno Seminal Digital |
collection |
Caderno Seminal Digital |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com |
_version_ |
1799318409832300544 |