BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE FERRAMENTA PSICOPEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL
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Data de Publicação: | 2020 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Caderno Seminal Digital |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/46568 |
Resumo: | Neste trabalho destaca-se que o uso da Literatura Infantil e seus elementos imagéticos, aliados ao conhecimento de técnicas psicopedagógicas, corrobora o processo de ensino-aprendizagem, apresentando-se como um recurso educativo de eficácia na escolarização de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento. Apoiados pela perspectiva histórico-cultural de Vygotsky (2010), reafirma-se a relação desse processo com a mediação social. Com base na concepção do pensamento simbólico, busca-se o “entrelugar” das interações sociais e do estímulo a capacidade de aprendizagem e memorização. Como resultados, observaram se ganhos construídos na inserção de leituras e dinâmicas no ambiente escolar, nas habilidades afetivas, cognitivas e psíquicas, atendendo às especificidades do sujeito. |
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BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE FERRAMENTA PSICOPEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTILLiteratura InfantilAprendizagemEpilepsia do Lobo Temporal (ELT).Neste trabalho destaca-se que o uso da Literatura Infantil e seus elementos imagéticos, aliados ao conhecimento de técnicas psicopedagógicas, corrobora o processo de ensino-aprendizagem, apresentando-se como um recurso educativo de eficácia na escolarização de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento. Apoiados pela perspectiva histórico-cultural de Vygotsky (2010), reafirma-se a relação desse processo com a mediação social. Com base na concepção do pensamento simbólico, busca-se o “entrelugar” das interações sociais e do estímulo a capacidade de aprendizagem e memorização. Como resultados, observaram se ganhos construídos na inserção de leituras e dinâmicas no ambiente escolar, nas habilidades afetivas, cognitivas e psíquicas, atendendo às especificidades do sujeito.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2020-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/4656810.12957/cadsem.2020.46568Caderno Seminal; v. 35 n. 35 (2020): Caderno Seminal - Estudos de Literatura1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/46568/34703Copyright (c) 2020 Caderno Seminalinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Bento, Priscila Ferreirada Silva Vieira, Sheila Venancia2020-08-28T00:33:46Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/46568Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2020-08-28T00:33:46Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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