FORMANDOS EM LETRAS E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Seminal Digital |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/12686 |
Resumo: | Este estudo analisou um projeto pedagógico de um curso de Letras,para avaliar se há possibilidades de exposição e/ou aprofundamentona utilização das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação.A metodologia utilizada foi um estudo de caso qualitativo.Cada disciplina do projeto pedagógico foi dividida em grupos distintos,segundo sua finalidade. Os objetivos, bibliografia, ementas foramanalisados para checar se eram mencionados os recursos computacionaisna formação do profissional de Letras. Os dados sugeremque o projeto pedagógico enfatiza a formação nos campos lingüísticos,literários e pedagógicos. No entanto, não há evidências de queos aprendizes são preparados para lidar com as NTIC em sua futuraprática pedagógica. |
id |
UERJ-7_f9b00d2a3f419dd965c566a17f2dbca5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/12686 |
network_acronym_str |
UERJ-7 |
network_name_str |
Caderno Seminal Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMANDOS EM LETRAS E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃOformação de professoresNovas Tecnologias de Informação e Comunicaçãoprojeto pedagógicoEste estudo analisou um projeto pedagógico de um curso de Letras,para avaliar se há possibilidades de exposição e/ou aprofundamentona utilização das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação.A metodologia utilizada foi um estudo de caso qualitativo.Cada disciplina do projeto pedagógico foi dividida em grupos distintos,segundo sua finalidade. Os objetivos, bibliografia, ementas foramanalisados para checar se eram mencionados os recursos computacionaisna formação do profissional de Letras. Os dados sugeremque o projeto pedagógico enfatiza a formação nos campos lingüísticos,literários e pedagógicos. No entanto, não há evidências de queos aprendizes são preparados para lidar com as NTIC em sua futuraprática pedagógica.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2014-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/1268610.12957/cadsem.2008.12686Caderno Seminal; v. 10 n. 10 (2008): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL/DEZ - 2008)1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/12686/9842MELO, Glenda Cristina Valim deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-30T16:05:48Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/12686Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2023-11-30T16:05:48Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMANDOS EM LETRAS E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO |
title |
FORMANDOS EM LETRAS E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO |
spellingShingle |
FORMANDOS EM LETRAS E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO MELO, Glenda Cristina Valim de formação de professores Novas Tecnologias de Informação e Comunicação projeto pedagógico |
title_short |
FORMANDOS EM LETRAS E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO |
title_full |
FORMANDOS EM LETRAS E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO |
title_fullStr |
FORMANDOS EM LETRAS E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO |
title_full_unstemmed |
FORMANDOS EM LETRAS E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO |
title_sort |
FORMANDOS EM LETRAS E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO |
author |
MELO, Glenda Cristina Valim de |
author_facet |
MELO, Glenda Cristina Valim de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MELO, Glenda Cristina Valim de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação de professores Novas Tecnologias de Informação e Comunicação projeto pedagógico |
topic |
formação de professores Novas Tecnologias de Informação e Comunicação projeto pedagógico |
description |
Este estudo analisou um projeto pedagógico de um curso de Letras,para avaliar se há possibilidades de exposição e/ou aprofundamentona utilização das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação.A metodologia utilizada foi um estudo de caso qualitativo.Cada disciplina do projeto pedagógico foi dividida em grupos distintos,segundo sua finalidade. Os objetivos, bibliografia, ementas foramanalisados para checar se eram mencionados os recursos computacionaisna formação do profissional de Letras. Os dados sugeremque o projeto pedagógico enfatiza a formação nos campos lingüísticos,literários e pedagógicos. No entanto, não há evidências de queos aprendizes são preparados para lidar com as NTIC em sua futuraprática pedagógica. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/12686 10.12957/cadsem.2008.12686 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/12686 |
identifier_str_mv |
10.12957/cadsem.2008.12686 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/12686/9842 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Seminal; v. 10 n. 10 (2008): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL/DEZ - 2008) 1806-9142 1414-4298 reponame:Caderno Seminal Digital instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Caderno Seminal Digital |
collection |
Caderno Seminal Digital |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com |
_version_ |
1799318408503754752 |