FORMANDOS EM LETRAS E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELO, Glenda Cristina Valim de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Seminal Digital
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/12686
Resumo: Este estudo analisou um projeto pedagógico de um curso de Letras,para avaliar se há possibilidades de exposição e/ou aprofundamentona utilização das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação.A metodologia utilizada foi um estudo de caso qualitativo.Cada disciplina do projeto pedagógico foi dividida em grupos distintos,segundo sua finalidade. Os objetivos, bibliografia, ementas foramanalisados para checar se eram mencionados os recursos computacionaisna formação do profissional de Letras. Os dados sugeremque o projeto pedagógico enfatiza a formação nos campos lingüísticos,literários e pedagógicos. No entanto, não há evidências de queos aprendizes são preparados para lidar com as NTIC em sua futuraprática pedagógica.
id UERJ-7_f9b00d2a3f419dd965c566a17f2dbca5
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/12686
network_acronym_str UERJ-7
network_name_str Caderno Seminal Digital
repository_id_str
spelling FORMANDOS EM LETRAS E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃOformação de professoresNovas Tecnologias de Informação e Comunicaçãoprojeto pedagógicoEste estudo analisou um projeto pedagógico de um curso de Letras,para avaliar se há possibilidades de exposição e/ou aprofundamentona utilização das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação.A metodologia utilizada foi um estudo de caso qualitativo.Cada disciplina do projeto pedagógico foi dividida em grupos distintos,segundo sua finalidade. Os objetivos, bibliografia, ementas foramanalisados para checar se eram mencionados os recursos computacionaisna formação do profissional de Letras. Os dados sugeremque o projeto pedagógico enfatiza a formação nos campos lingüísticos,literários e pedagógicos. No entanto, não há evidências de queos aprendizes são preparados para lidar com as NTIC em sua futuraprática pedagógica.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2014-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/1268610.12957/cadsem.2008.12686Caderno Seminal; v. 10 n. 10 (2008): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL/DEZ - 2008)1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/12686/9842MELO, Glenda Cristina Valim deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-30T16:05:48Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/12686Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2023-11-30T16:05:48Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMANDOS EM LETRAS E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
title FORMANDOS EM LETRAS E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
spellingShingle FORMANDOS EM LETRAS E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
MELO, Glenda Cristina Valim de
formação de professores
Novas Tecnologias de Informação e Comunicação
projeto pedagógico
title_short FORMANDOS EM LETRAS E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
title_full FORMANDOS EM LETRAS E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
title_fullStr FORMANDOS EM LETRAS E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
title_full_unstemmed FORMANDOS EM LETRAS E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
title_sort FORMANDOS EM LETRAS E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
author MELO, Glenda Cristina Valim de
author_facet MELO, Glenda Cristina Valim de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MELO, Glenda Cristina Valim de
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
Novas Tecnologias de Informação e Comunicação
projeto pedagógico
topic formação de professores
Novas Tecnologias de Informação e Comunicação
projeto pedagógico
description Este estudo analisou um projeto pedagógico de um curso de Letras,para avaliar se há possibilidades de exposição e/ou aprofundamentona utilização das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação.A metodologia utilizada foi um estudo de caso qualitativo.Cada disciplina do projeto pedagógico foi dividida em grupos distintos,segundo sua finalidade. Os objetivos, bibliografia, ementas foramanalisados para checar se eram mencionados os recursos computacionaisna formação do profissional de Letras. Os dados sugeremque o projeto pedagógico enfatiza a formação nos campos lingüísticos,literários e pedagógicos. No entanto, não há evidências de queos aprendizes são preparados para lidar com as NTIC em sua futuraprática pedagógica.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/12686
10.12957/cadsem.2008.12686
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/12686
identifier_str_mv 10.12957/cadsem.2008.12686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/12686/9842
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Seminal; v. 10 n. 10 (2008): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL/DEZ - 2008)
1806-9142
1414-4298
reponame:Caderno Seminal Digital
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Caderno Seminal Digital
collection Caderno Seminal Digital
repository.name.fl_str_mv Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com
_version_ 1799318408503754752