As relações reprodutoras nos espaços de ensino jurídico / Reproductive relationships in the teaching process

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Amaral, Augusto Jobim
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Martins, Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Quaestio Iuris (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/31615
Resumo: DOI: 10.12957/rqi.2018.31615As reflexões ora desenvolvidas buscam evidenciar as relações de poder e a dominação como mecanismos de reprodução social nos âmbitos de ensino. Ainda, apresenta-se possível postura para a prática educativa que questione os antigos métodos de ensino a partir de suas bases epistemológicas. Assim, a partir das teorias de Bourdieu sobre a reprodução de estratificações sociais com base na perpetuação de um ensino impositivo tanto no ambiente familiar quanto escolar, busca-se elaborar uma conexão deste “modelo reprodutor” sugerido pelo autor com as teorias foucaultianas de governabilidade e disciplina desenvolvidos pelas instituições sociais e políticas, presente entre elas o próprio ensino. Julga-se, dessa forma, como condição de possibilidade para a adoção dessa nova postura o respeito ao Outro, através da ética da alteridade, e, no contexto do debate acerca da falência dos monólogos acadêmicos.Palavras-chave: Ensino, reprodução, dominação.AbstractThe reflections that will be developed in this text seek to highlight the power relations and domination as mechanisms of social reproduction in the teaching areas. It still intends to present a possible posture for the educational practice that questions the old methods of teaching from its epistemological bases. Thus, based on Bourdieu's theories on the reproduction of social stratification based on the perpetuation of a tax education in both the family and the school environment, it is sought to elaborate a connection of this "reproductive model" suggested by the author with the Foucauldian theories of governability and discipline developed by social and political institutions, present among them the teachingitself. It is judged, that way. As a condition of possibility for the adoption of this new posture respect for the Other, through the ethics of otherness, and in the context of the debate about the failure of academic monologues.Keywords: Teaching; Reproduction;Domination.
id UERJ-8_a081de91417abc6c9dc40bd1b3768c25
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/31615
network_acronym_str UERJ-8
network_name_str Revista Quaestio Iuris (Online)
repository_id_str
spelling As relações reprodutoras nos espaços de ensino jurídico / Reproductive relationships in the teaching processEducação e DireitoDOI: 10.12957/rqi.2018.31615As reflexões ora desenvolvidas buscam evidenciar as relações de poder e a dominação como mecanismos de reprodução social nos âmbitos de ensino. Ainda, apresenta-se possível postura para a prática educativa que questione os antigos métodos de ensino a partir de suas bases epistemológicas. Assim, a partir das teorias de Bourdieu sobre a reprodução de estratificações sociais com base na perpetuação de um ensino impositivo tanto no ambiente familiar quanto escolar, busca-se elaborar uma conexão deste “modelo reprodutor” sugerido pelo autor com as teorias foucaultianas de governabilidade e disciplina desenvolvidos pelas instituições sociais e políticas, presente entre elas o próprio ensino. Julga-se, dessa forma, como condição de possibilidade para a adoção dessa nova postura o respeito ao Outro, através da ética da alteridade, e, no contexto do debate acerca da falência dos monólogos acadêmicos.Palavras-chave: Ensino, reprodução, dominação.AbstractThe reflections that will be developed in this text seek to highlight the power relations and domination as mechanisms of social reproduction in the teaching areas. It still intends to present a possible posture for the educational practice that questions the old methods of teaching from its epistemological bases. Thus, based on Bourdieu's theories on the reproduction of social stratification based on the perpetuation of a tax education in both the family and the school environment, it is sought to elaborate a connection of this "reproductive model" suggested by the author with the Foucauldian theories of governability and discipline developed by social and political institutions, present among them the teachingitself. It is judged, that way. As a condition of possibility for the adoption of this new posture respect for the Other, through the ethics of otherness, and in the context of the debate about the failure of academic monologues.Keywords: Teaching; Reproduction;Domination.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2018-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/3161510.12957/rqi.2018.31615REVISTA QUAESTIO IURIS; v. 11 n. 3 (2018): REVISTA QUAESTIO IURIS - VOL. 11, N°03; 2215-22301516-03511807-8389reponame:Revista Quaestio Iuris (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/31615/25984Copyright (c) 2018 REVISTA QUAESTIO IURISinfo:eu-repo/semantics/openAccessdo Amaral, Augusto JobimMartins, Fernanda2018-11-29T22:32:03Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/31615Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/quaestioiurisPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/quaestioiuris/oaidanielqueiroz_uerj@infolink.com.br||revistaquaestiojuris@gmail.com1516-03511516-0351opendoar:2018-11-29T22:32:03Revista Quaestio Iuris (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv As relações reprodutoras nos espaços de ensino jurídico / Reproductive relationships in the teaching process
title As relações reprodutoras nos espaços de ensino jurídico / Reproductive relationships in the teaching process
spellingShingle As relações reprodutoras nos espaços de ensino jurídico / Reproductive relationships in the teaching process
do Amaral, Augusto Jobim
Educação e Direito
title_short As relações reprodutoras nos espaços de ensino jurídico / Reproductive relationships in the teaching process
title_full As relações reprodutoras nos espaços de ensino jurídico / Reproductive relationships in the teaching process
title_fullStr As relações reprodutoras nos espaços de ensino jurídico / Reproductive relationships in the teaching process
title_full_unstemmed As relações reprodutoras nos espaços de ensino jurídico / Reproductive relationships in the teaching process
title_sort As relações reprodutoras nos espaços de ensino jurídico / Reproductive relationships in the teaching process
author do Amaral, Augusto Jobim
author_facet do Amaral, Augusto Jobim
Martins, Fernanda
author_role author
author2 Martins, Fernanda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv do Amaral, Augusto Jobim
Martins, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Educação e Direito
topic Educação e Direito
description DOI: 10.12957/rqi.2018.31615As reflexões ora desenvolvidas buscam evidenciar as relações de poder e a dominação como mecanismos de reprodução social nos âmbitos de ensino. Ainda, apresenta-se possível postura para a prática educativa que questione os antigos métodos de ensino a partir de suas bases epistemológicas. Assim, a partir das teorias de Bourdieu sobre a reprodução de estratificações sociais com base na perpetuação de um ensino impositivo tanto no ambiente familiar quanto escolar, busca-se elaborar uma conexão deste “modelo reprodutor” sugerido pelo autor com as teorias foucaultianas de governabilidade e disciplina desenvolvidos pelas instituições sociais e políticas, presente entre elas o próprio ensino. Julga-se, dessa forma, como condição de possibilidade para a adoção dessa nova postura o respeito ao Outro, através da ética da alteridade, e, no contexto do debate acerca da falência dos monólogos acadêmicos.Palavras-chave: Ensino, reprodução, dominação.AbstractThe reflections that will be developed in this text seek to highlight the power relations and domination as mechanisms of social reproduction in the teaching areas. It still intends to present a possible posture for the educational practice that questions the old methods of teaching from its epistemological bases. Thus, based on Bourdieu's theories on the reproduction of social stratification based on the perpetuation of a tax education in both the family and the school environment, it is sought to elaborate a connection of this "reproductive model" suggested by the author with the Foucauldian theories of governability and discipline developed by social and political institutions, present among them the teachingitself. It is judged, that way. As a condition of possibility for the adoption of this new posture respect for the Other, through the ethics of otherness, and in the context of the debate about the failure of academic monologues.Keywords: Teaching; Reproduction;Domination.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/31615
10.12957/rqi.2018.31615
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/31615
identifier_str_mv 10.12957/rqi.2018.31615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/31615/25984
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA QUAESTIO IURIS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA QUAESTIO IURIS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA QUAESTIO IURIS; v. 11 n. 3 (2018): REVISTA QUAESTIO IURIS - VOL. 11, N°03; 2215-2230
1516-0351
1807-8389
reponame:Revista Quaestio Iuris (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista Quaestio Iuris (Online)
collection Revista Quaestio Iuris (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Quaestio Iuris (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv danielqueiroz_uerj@infolink.com.br||revistaquaestiojuris@gmail.com
_version_ 1799318554366967808