Eterno retorno e a perfeição institucional em Maquiavel / Eternal return and the institutional perfection in Machiavelli
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Quaestio Iuris (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/32102 |
Resumo: | O objetivo do texto é analisar o eterno retorno político e a possibilidade de evitá-lo pelo arranjo institucional republicano em Maquiavel. Neste sentido, este trabalho, realizado por meio de uma análise bibliográfica das obras maquiavelianas, situa-se no campo da Filosofia Política, sobretudo quando se assume que a questão central desta área do saber é a pergunta pelo melhor regime. Para Maquiavel, a história humana, que é política (pois o ser humano é um ser político), é cíclica e é marcada pela degenerescência natural das formas puras de governo (principado, aristocracia, democracia), o que leva ao eterno retorno. Todavia, o caráter cíclico do político é relativo, já que uma cidade bem ordenada pode suspender a degenerescência político-institucional, como Roma. Ou seja, o resultado político alcançado pela república romana deve ser compreendido como paradigmático.Palavras-chave: perfeição institucional; eterno retorno; formas de governo; República. Abstract The scope of the text is to analyze the political eternal return and the possibility of avoiding it by a republican institutional arrangement in Machiavelli. In this sense, this work, carried out through a bibliographical analysis of the Machiavellian works, is located in the field of Political Philosophy, especially when it assumes that its central problem is the question of the best regime. To Machiavelli, human history, which is political (since the human being is a political being), is cyclical and marked by a natural degeneration of the pure forms of government (principality, aristocracy, democracy), which leads to the eternal return. However, the cyclical character of the political is relative since a well-ordered city may suspend political-institutional degeneracy, like Rome. That is, the political result achieved by the Roman republic must be understood as paradigmatic.Keywords: institutional perfection; eternal return; forms of government; republic. |
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Eterno retorno e a perfeição institucional em Maquiavel / Eternal return and the institutional perfection in MachiavelliO objetivo do texto é analisar o eterno retorno político e a possibilidade de evitá-lo pelo arranjo institucional republicano em Maquiavel. Neste sentido, este trabalho, realizado por meio de uma análise bibliográfica das obras maquiavelianas, situa-se no campo da Filosofia Política, sobretudo quando se assume que a questão central desta área do saber é a pergunta pelo melhor regime. Para Maquiavel, a história humana, que é política (pois o ser humano é um ser político), é cíclica e é marcada pela degenerescência natural das formas puras de governo (principado, aristocracia, democracia), o que leva ao eterno retorno. Todavia, o caráter cíclico do político é relativo, já que uma cidade bem ordenada pode suspender a degenerescência político-institucional, como Roma. Ou seja, o resultado político alcançado pela república romana deve ser compreendido como paradigmático.Palavras-chave: perfeição institucional; eterno retorno; formas de governo; República. Abstract The scope of the text is to analyze the political eternal return and the possibility of avoiding it by a republican institutional arrangement in Machiavelli. In this sense, this work, carried out through a bibliographical analysis of the Machiavellian works, is located in the field of Political Philosophy, especially when it assumes that its central problem is the question of the best regime. To Machiavelli, human history, which is political (since the human being is a political being), is cyclical and marked by a natural degeneration of the pure forms of government (principality, aristocracy, democracy), which leads to the eternal return. However, the cyclical character of the political is relative since a well-ordered city may suspend political-institutional degeneracy, like Rome. That is, the political result achieved by the Roman republic must be understood as paradigmatic.Keywords: institutional perfection; eternal return; forms of government; republic.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2018-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/3210210.12957/rqi.2018.32102REVISTA QUAESTIO IURIS; v. 11 n. 04 (2018): REVISTA QUAESTIO IURIS - VOL. 11, N°04; 2359-23811516-03511807-8389reponame:Revista Quaestio Iuris (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/32102/27046Copyright (c) 2018 REVISTA QUAESTIO IURISinfo:eu-repo/semantics/openAccessMorais, Ricardo Manoel OliveiraSilva, Adriana Campos2019-01-16T16:08:32Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/32102Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/quaestioiurisPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/quaestioiuris/oaidanielqueiroz_uerj@infolink.com.br||revistaquaestiojuris@gmail.com1516-03511516-0351opendoar:2019-01-16T16:08:32Revista Quaestio Iuris (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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