Há socioeducacao na medida socioeducativa PSC?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Firmiano, Lindomar de Jesus
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Watanabe, Carolina Yukari Veludo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Quaestio Iuris (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/78803
Resumo: A medida socioeducativa de prestação de serviço à comunidade (PSC), apesar da não restrição da liberdade, visa a responsabilização do adolescente, a desaprovação da conduta infracional e a integração social. Assim, o atendimento da medida deve ser sustentado em uma perspectiva ético-política e pedagógica. A presente pesquisa objetivou realizar um diagnóstico da realidade social vivida por adolescentes em cumprimento da PSC. Para isso, foram abordadas as práticas cotidianas de atendimento das equipes técnicas aos adolescentes em cumprimento da medida socioeducativa, compreendendo se as questões sociais vividas pelos adolescentes obstaram alcançar a finalidade metodológica da medida socioeducativa. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas com assistentes sociais, psicólogos e pedagogos. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo, com apoio do software Atlas.ti no processo de codificação, com o aporte do referencial teórico de Nancy Fraser com a Teoria da Redistribuição e Reconhecimento.  Os principais resultados apontam que o adolescente não foi compreendido como sujeito em desenvolvimento, sendo rotulado pela tipologia do ato infracional como um “bandidinho que não tem jeito”. Pobreza, evasão escolar, fragilidade dos laços familiares, preconceito e baixa autoestima foram preponderantes para limitar o alcance do resultado metodológico da medida socioeducativa PSC.
id UERJ-8_c9ab67d9bdd94aa0064a2546bef59b77
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/78803
network_acronym_str UERJ-8
network_name_str Revista Quaestio Iuris (Online)
repository_id_str
spelling Há socioeducacao na medida socioeducativa PSC?Atendimento ao adolescenteMedida SocioeducativaPobrezaTeoria da Redistribuição e ReconhecimentoMedida Sócio-educativaA medida socioeducativa de prestação de serviço à comunidade (PSC), apesar da não restrição da liberdade, visa a responsabilização do adolescente, a desaprovação da conduta infracional e a integração social. Assim, o atendimento da medida deve ser sustentado em uma perspectiva ético-política e pedagógica. A presente pesquisa objetivou realizar um diagnóstico da realidade social vivida por adolescentes em cumprimento da PSC. Para isso, foram abordadas as práticas cotidianas de atendimento das equipes técnicas aos adolescentes em cumprimento da medida socioeducativa, compreendendo se as questões sociais vividas pelos adolescentes obstaram alcançar a finalidade metodológica da medida socioeducativa. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas com assistentes sociais, psicólogos e pedagogos. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo, com apoio do software Atlas.ti no processo de codificação, com o aporte do referencial teórico de Nancy Fraser com a Teoria da Redistribuição e Reconhecimento.  Os principais resultados apontam que o adolescente não foi compreendido como sujeito em desenvolvimento, sendo rotulado pela tipologia do ato infracional como um “bandidinho que não tem jeito”. Pobreza, evasão escolar, fragilidade dos laços familiares, preconceito e baixa autoestima foram preponderantes para limitar o alcance do resultado metodológico da medida socioeducativa PSC.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigoapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/7880310.12957/rqi.2023.78803REVISTA QUAESTIO IURIS; v. 16 n. 3 (2023): REVISTA QUAESTIO IURIS - VOL. 16, N°03; 1890 - 19201516-03511807-8389reponame:Revista Quaestio Iuris (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/78803/48868Copyright (c) 2023 REVISTA QUAESTIO IURISinfo:eu-repo/semantics/openAccessFirmiano, Lindomar de JesusWatanabe, Carolina Yukari Veludo2024-01-15T14:19:19Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/78803Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/quaestioiurisPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/quaestioiuris/oaidanielqueiroz_uerj@infolink.com.br||revistaquaestiojuris@gmail.com1516-03511516-0351opendoar:2024-01-15T14:19:19Revista Quaestio Iuris (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Há socioeducacao na medida socioeducativa PSC?
title Há socioeducacao na medida socioeducativa PSC?
spellingShingle Há socioeducacao na medida socioeducativa PSC?
Firmiano, Lindomar de Jesus
Atendimento ao adolescente
Medida Socioeducativa
Pobreza
Teoria da Redistribuição e Reconhecimento
Medida Sócio-educativa
title_short Há socioeducacao na medida socioeducativa PSC?
title_full Há socioeducacao na medida socioeducativa PSC?
title_fullStr Há socioeducacao na medida socioeducativa PSC?
title_full_unstemmed Há socioeducacao na medida socioeducativa PSC?
title_sort Há socioeducacao na medida socioeducativa PSC?
author Firmiano, Lindomar de Jesus
author_facet Firmiano, Lindomar de Jesus
Watanabe, Carolina Yukari Veludo
author_role author
author2 Watanabe, Carolina Yukari Veludo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Firmiano, Lindomar de Jesus
Watanabe, Carolina Yukari Veludo
dc.subject.por.fl_str_mv Atendimento ao adolescente
Medida Socioeducativa
Pobreza
Teoria da Redistribuição e Reconhecimento
Medida Sócio-educativa
topic Atendimento ao adolescente
Medida Socioeducativa
Pobreza
Teoria da Redistribuição e Reconhecimento
Medida Sócio-educativa
description A medida socioeducativa de prestação de serviço à comunidade (PSC), apesar da não restrição da liberdade, visa a responsabilização do adolescente, a desaprovação da conduta infracional e a integração social. Assim, o atendimento da medida deve ser sustentado em uma perspectiva ético-política e pedagógica. A presente pesquisa objetivou realizar um diagnóstico da realidade social vivida por adolescentes em cumprimento da PSC. Para isso, foram abordadas as práticas cotidianas de atendimento das equipes técnicas aos adolescentes em cumprimento da medida socioeducativa, compreendendo se as questões sociais vividas pelos adolescentes obstaram alcançar a finalidade metodológica da medida socioeducativa. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas com assistentes sociais, psicólogos e pedagogos. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo, com apoio do software Atlas.ti no processo de codificação, com o aporte do referencial teórico de Nancy Fraser com a Teoria da Redistribuição e Reconhecimento.  Os principais resultados apontam que o adolescente não foi compreendido como sujeito em desenvolvimento, sendo rotulado pela tipologia do ato infracional como um “bandidinho que não tem jeito”. Pobreza, evasão escolar, fragilidade dos laços familiares, preconceito e baixa autoestima foram preponderantes para limitar o alcance do resultado metodológico da medida socioeducativa PSC.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/78803
10.12957/rqi.2023.78803
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/78803
identifier_str_mv 10.12957/rqi.2023.78803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/78803/48868
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 REVISTA QUAESTIO IURIS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 REVISTA QUAESTIO IURIS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA QUAESTIO IURIS; v. 16 n. 3 (2023): REVISTA QUAESTIO IURIS - VOL. 16, N°03; 1890 - 1920
1516-0351
1807-8389
reponame:Revista Quaestio Iuris (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista Quaestio Iuris (Online)
collection Revista Quaestio Iuris (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Quaestio Iuris (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv danielqueiroz_uerj@infolink.com.br||revistaquaestiojuris@gmail.com
_version_ 1799318561241432064