A aplicação do método de simulação para o ensino da sucessão testamentária no curso de graduação em direito na Universidade Estadual Vale do Acaraú, em Sobral-CE / The application of the simulation method for the teaching of the testamentary treatment in the graduation couse in right at the State University Vale do Acaraú, in Sobral-CE
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Quaestio Iuris (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/42825 |
Resumo: | O presente artigo buscou relatar a aplicação do método de Simulação como forma de metodologia inovadora e participativa no Ensino Jurídico Superior. Trata-se de um relato de experiência que foi desenvolvida com os alunos de graduação do Curso de Direito da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UEVA, na cidade de Sobral, Estado do Ceará, na disciplina de Direito Sucessório. O uso deste método enquanto ferramenta pedagógica se justificou partindo-se da premissa de que promoveria a autoaprendizagem sobre a sucessão testamentária, assunto por vezes de difícil percepção prática, ante a pouca utilidade do instituto pelos brasileiros. Durante o processo, propôs-se aos alunos que dividissem a simulação em duas partes: a feitura do testamento conforme a modalidade indicada pela professora, e a simulação de uma audiência de instrução e julgamento de abertura de inventário ou de alguma ação incidental importante para o resultado final da partilha dos bens. A aplicação deste método de ensino foi surpreendente, os alunos aliaram teoria e prática atuando como partes, juízes, advogados e promotores. Verificou-se a produção de conhecimento em diversas áreas do Direito, reforçando a importância de se trabalhar a interdisciplinaridade no ensino jurídico. A aprendizagem foi além das disposições de Direito Sucessório, tendo sido explorado também conhecimentos na área do Direito de Família e do Direito Processual Civil, tão importante para apreensão prática da Sucessão Testamentária. Na elaboração deste artigo, utilizou-se de pesquisa bibliográfica e documental, por meio de doutrina e legislação. |
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A aplicação do método de simulação para o ensino da sucessão testamentária no curso de graduação em direito na Universidade Estadual Vale do Acaraú, em Sobral-CE / The application of the simulation method for the teaching of the testamentary treatment in the graduation couse in right at the State University Vale do Acaraú, in Sobral-CEEnsino Jurídico. Prática Docente. Simulação. Sucessão Testamentária.Metodologias participativas de aprendizagemO presente artigo buscou relatar a aplicação do método de Simulação como forma de metodologia inovadora e participativa no Ensino Jurídico Superior. Trata-se de um relato de experiência que foi desenvolvida com os alunos de graduação do Curso de Direito da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UEVA, na cidade de Sobral, Estado do Ceará, na disciplina de Direito Sucessório. O uso deste método enquanto ferramenta pedagógica se justificou partindo-se da premissa de que promoveria a autoaprendizagem sobre a sucessão testamentária, assunto por vezes de difícil percepção prática, ante a pouca utilidade do instituto pelos brasileiros. Durante o processo, propôs-se aos alunos que dividissem a simulação em duas partes: a feitura do testamento conforme a modalidade indicada pela professora, e a simulação de uma audiência de instrução e julgamento de abertura de inventário ou de alguma ação incidental importante para o resultado final da partilha dos bens. A aplicação deste método de ensino foi surpreendente, os alunos aliaram teoria e prática atuando como partes, juízes, advogados e promotores. Verificou-se a produção de conhecimento em diversas áreas do Direito, reforçando a importância de se trabalhar a interdisciplinaridade no ensino jurídico. A aprendizagem foi além das disposições de Direito Sucessório, tendo sido explorado também conhecimentos na área do Direito de Família e do Direito Processual Civil, tão importante para apreensão prática da Sucessão Testamentária. Na elaboração deste artigo, utilizou-se de pesquisa bibliográfica e documental, por meio de doutrina e legislação. Universidade do Estado do Rio de Janeiro2020-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/4282510.12957/rqi.2020.42825REVISTA QUAESTIO IURIS; v. 13 n. 02 (2020): REVISTA QUAESTIO IURIS - VOL. 13, N°02; 1005-10221516-03511807-8389reponame:Revista Quaestio Iuris (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/42825/36369Copyright (c) 2020 REVISTA QUAESTIO IURISinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Ivana Mércia AragãoPereira Júnior, Antonio Jorge2020-12-21T13:00:52Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/42825Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/quaestioiurisPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/quaestioiuris/oaidanielqueiroz_uerj@infolink.com.br||revistaquaestiojuris@gmail.com1516-03511516-0351opendoar:2020-12-21T13:00:52Revista Quaestio Iuris (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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