Um ensaio acerca da crise no ensino jurídico no Brasil: a urgência da aplicação do método de estudo de caso
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Quaestio Iuris (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/39572 |
Resumo: | O propósito do presente estudo é a verificação do método “estudo de caso” como uma solução para a crise do ensino dentro das faculdades de direito brasileiras, que tem refletido negativamente no cenário profissional da área jurídica. Pretende-se fazê-lo através da análise da sua metodologia. Utilizou-se da metodologia investigativa do tipo bibliográfica com pesquisa pura de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória quanto aos objetivos. Observou-se, como resultado, que o aumento da qualidade do ensino jurídico está correlacionado aos métodos participativos, que por sua vez, proporcionam a formação de um raciocínio crítico e jurídico sobre o sistema vigente, propiciando a construção de uma capacidade de análise crítica e prudencial. |
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Um ensaio acerca da crise no ensino jurídico no Brasil: a urgência da aplicação do método de estudo de casoEnsino Jurídico. Estudo de Caso. Raciocínio Prudencial. Análise Crítica. Raciocínio Prático.O propósito do presente estudo é a verificação do método “estudo de caso” como uma solução para a crise do ensino dentro das faculdades de direito brasileiras, que tem refletido negativamente no cenário profissional da área jurídica. Pretende-se fazê-lo através da análise da sua metodologia. Utilizou-se da metodologia investigativa do tipo bibliográfica com pesquisa pura de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória quanto aos objetivos. Observou-se, como resultado, que o aumento da qualidade do ensino jurídico está correlacionado aos métodos participativos, que por sua vez, proporcionam a formação de um raciocínio crítico e jurídico sobre o sistema vigente, propiciando a construção de uma capacidade de análise crítica e prudencial. Universidade do Estado do Rio de Janeiro2020-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/3957210.12957/rqi.2019.39572REVISTA QUAESTIO IURIS; v. 12 n. 3 (2019): REVISTA QUAESTIO IURIS - VOL. 12, N°03; 660-6761516-03511807-8389reponame:Revista Quaestio Iuris (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/39572/32702Copyright (c) 2020 REVISTA QUAESTIO IURISinfo:eu-repo/semantics/openAccessCidrão, Taís VasconcelosSilva, Alexandre Bruno daPinheiro Neto, Francisco Miranda2020-03-09T18:57:13Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/39572Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/quaestioiurisPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/quaestioiuris/oaidanielqueiroz_uerj@infolink.com.br||revistaquaestiojuris@gmail.com1516-03511516-0351opendoar:2020-03-09T18:57:13Revista Quaestio Iuris (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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