Black reason and the romantic project: double face of the novel Úrsula (1859), by Maria Firmina dos Reis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Matraga (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/42343 |
Resumo: | Este estudo pretende analisar o romance Úrsula (1859), de Maria Firmina dos Reis, a partir do conceito de “razão negra”, formulado por Achille Mbembe (2014), em contraste com a estética romântica que também ampara o livro da autora brasileira. E, além disso, objetiva-se discutir como este conceito de Mbembe ajuda a compreender a representação do negro realizada pelo texto firminiano. Para Mbembe, a “razão negra” liga-se à fabricação das imagens do saber e do sujeito afrodescendente. A hipótese deste ensaio é que a “razão negra” opera como dispositivo responsável por potencializar a compreensão de imagens de afrodescendentes no romance Úrsula, tais como exemplificadas por meio das trajetórias de Túlio, Mãe Susana e Antero. Se, por um lado, o livro em questão opta por seguir as linhas gerais do romantismo brasileiro, ao discutir a configuração da nação e a escravidão, por outro lado, ele o faz a partir dos paradigmas identitários pautados pela “razão negra”, ou seja, o negro como sujeito das ações e do discurso. |
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Black reason and the romantic project: double face of the novel Úrsula (1859), by Maria Firmina dos ReisA razão negra e o projeto romântico: dupla face do romance Úrsula (1859), de Maria Firmina dos ReisBlack reasonromanticismÚrsulaMaria Firmina dos Reis.Razão negraromantismoÚrsulaMaria Firmina dos Reis.Este estudo pretende analisar o romance Úrsula (1859), de Maria Firmina dos Reis, a partir do conceito de “razão negra”, formulado por Achille Mbembe (2014), em contraste com a estética romântica que também ampara o livro da autora brasileira. E, além disso, objetiva-se discutir como este conceito de Mbembe ajuda a compreender a representação do negro realizada pelo texto firminiano. Para Mbembe, a “razão negra” liga-se à fabricação das imagens do saber e do sujeito afrodescendente. A hipótese deste ensaio é que a “razão negra” opera como dispositivo responsável por potencializar a compreensão de imagens de afrodescendentes no romance Úrsula, tais como exemplificadas por meio das trajetórias de Túlio, Mãe Susana e Antero. Se, por um lado, o livro em questão opta por seguir as linhas gerais do romantismo brasileiro, ao discutir a configuração da nação e a escravidão, por outro lado, ele o faz a partir dos paradigmas identitários pautados pela “razão negra”, ou seja, o negro como sujeito das ações e do discurso.This study intends to analyze the novel Úrsula (1859), by Maria Firmina dos Reis, based on the concept of «black reason» formulated by Achille Mbembe (2014), in contrast to the romantic aesthetic that also supports the author›s book Brazilian. And, in addition, it aims to discuss how this concept of Mbembe helps to understand the representation of the black people realized by Firmina’s text. For Mbembe, «black reason» is linked to the fabrication of images of knowledge and the afro-descendant subject. The hypothesis of this essay is that «black reason» operates as a device responsible for enhancing the understanding of afro-descendant images in the novel Ursula, as exemplified by the trajectories of Túlio, Mãe Susana and Antero. If, on the one hand, the book in question chooses to follow the general lines of Brazilian romanticism, when discussing the configuration of the nation and slavery, on the other hand it does so from the paradigms of identity ruled by “black reason”, the black people as subject of actions and discourse.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2020-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigo de literaturaartigos de literaturaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/4234310.12957/matraga.2019.42343Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 26 n. 48 (2019): Literaturas Africanas e da Diáspora Africana; 654-971MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 26 No. 48 (2019): African and African Diaspora Literatures; 654-9712446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/42343/32133Oliveira, Luiz Henrique Silva deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-03T17:02:49Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/42343Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2020-02-03T17:02:49Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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Este estudo pretende analisar o romance Úrsula (1859), de Maria Firmina dos Reis, a partir do conceito de “razão negra”, formulado por Achille Mbembe (2014), em contraste com a estética romântica que também ampara o livro da autora brasileira. E, além disso, objetiva-se discutir como este conceito de Mbembe ajuda a compreender a representação do negro realizada pelo texto firminiano. Para Mbembe, a “razão negra” liga-se à fabricação das imagens do saber e do sujeito afrodescendente. A hipótese deste ensaio é que a “razão negra” opera como dispositivo responsável por potencializar a compreensão de imagens de afrodescendentes no romance Úrsula, tais como exemplificadas por meio das trajetórias de Túlio, Mãe Susana e Antero. Se, por um lado, o livro em questão opta por seguir as linhas gerais do romantismo brasileiro, ao discutir a configuração da nação e a escravidão, por outro lado, ele o faz a partir dos paradigmas identitários pautados pela “razão negra”, ou seja, o negro como sujeito das ações e do discurso. |
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