REASONING ABOUT LITERACY IN THE CONTEXT OF PORTUGUESE LANGUAGE ORTOGRAPHIC AGREEMENT (PLOA)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Matraga (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17056 |
Resumo: | O artigo apresenta-se como um ensaio sobre o ensino-aprendizagem, o uso e as implicações do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (AOLP) de 1990, na literacia. Entre benefícios e problemáticas, cria-se um espaço de reflexão sócio- cultural, linguística e didáctica acerca da normalização de mudanças ortográficas. De uma amálgama de dificuldades de aprendentes e ensinantes resultam traços de justificado saudosismo, juntamente com mostras de entusiasmo, expectativa e resiliência na alfabetização funcional. |
id |
UERJ-9_1e249f918ee20d1c5e451211ab30980d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/17056 |
network_acronym_str |
UERJ-9 |
network_name_str |
Matraga (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
REASONING ABOUT LITERACY IN THE CONTEXT OF PORTUGUESE LANGUAGE ORTOGRAPHIC AGREEMENT (PLOA)RAZOAMENTOS SOBRE LETRAMENTO EM CONTEXTO DE AOLPliteracyPLOA (AOLP)teachinglearning.letramentoAOLPensinoaprendizagemO artigo apresenta-se como um ensaio sobre o ensino-aprendizagem, o uso e as implicações do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (AOLP) de 1990, na literacia. Entre benefícios e problemáticas, cria-se um espaço de reflexão sócio- cultural, linguística e didáctica acerca da normalização de mudanças ortográficas. De uma amálgama de dificuldades de aprendentes e ensinantes resultam traços de justificado saudosismo, juntamente com mostras de entusiasmo, expectativa e resiliência na alfabetização funcional.The article is an essay about the teaching - learning process, the use and the implications of the Portuguese Language Orthographic Agreement (PLOA) of 1990 in literacy. Between benefits and problems, is created a space for socio-cultural, linguistic and didactic reflection about the standardization of spelling changes. From an amalgam of difficulties for learners and teachers results some justified nostalgia, together with evidence of enthusiasm, hope and resiliency in functional literacy.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2015-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigos de linguísticaartigos de linguísticaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17056Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 22 n. 36 (2015): Linguística Aplicada - questões sobre letramentoMATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 22 No. 36 (2015): Applied Linguistics: literacy issues2446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17056/13933Pereira, Reina Marisol Trocainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-09T04:04:29Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/17056Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2019-07-09T04:04:29Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REASONING ABOUT LITERACY IN THE CONTEXT OF PORTUGUESE LANGUAGE ORTOGRAPHIC AGREEMENT (PLOA) RAZOAMENTOS SOBRE LETRAMENTO EM CONTEXTO DE AOLP |
title |
REASONING ABOUT LITERACY IN THE CONTEXT OF PORTUGUESE LANGUAGE ORTOGRAPHIC AGREEMENT (PLOA) |
spellingShingle |
REASONING ABOUT LITERACY IN THE CONTEXT OF PORTUGUESE LANGUAGE ORTOGRAPHIC AGREEMENT (PLOA) Pereira, Reina Marisol Troca literacy PLOA (AOLP) teaching learning. letramento AOLP ensino aprendizagem |
title_short |
REASONING ABOUT LITERACY IN THE CONTEXT OF PORTUGUESE LANGUAGE ORTOGRAPHIC AGREEMENT (PLOA) |
title_full |
REASONING ABOUT LITERACY IN THE CONTEXT OF PORTUGUESE LANGUAGE ORTOGRAPHIC AGREEMENT (PLOA) |
title_fullStr |
REASONING ABOUT LITERACY IN THE CONTEXT OF PORTUGUESE LANGUAGE ORTOGRAPHIC AGREEMENT (PLOA) |
title_full_unstemmed |
REASONING ABOUT LITERACY IN THE CONTEXT OF PORTUGUESE LANGUAGE ORTOGRAPHIC AGREEMENT (PLOA) |
title_sort |
REASONING ABOUT LITERACY IN THE CONTEXT OF PORTUGUESE LANGUAGE ORTOGRAPHIC AGREEMENT (PLOA) |
author |
Pereira, Reina Marisol Troca |
author_facet |
Pereira, Reina Marisol Troca |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Reina Marisol Troca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
literacy PLOA (AOLP) teaching learning. letramento AOLP ensino aprendizagem |
topic |
literacy PLOA (AOLP) teaching learning. letramento AOLP ensino aprendizagem |
description |
O artigo apresenta-se como um ensaio sobre o ensino-aprendizagem, o uso e as implicações do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (AOLP) de 1990, na literacia. Entre benefícios e problemáticas, cria-se um espaço de reflexão sócio- cultural, linguística e didáctica acerca da normalização de mudanças ortográficas. De uma amálgama de dificuldades de aprendentes e ensinantes resultam traços de justificado saudosismo, juntamente com mostras de entusiasmo, expectativa e resiliência na alfabetização funcional. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion artigos de linguística artigos de linguística |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17056 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17056 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17056/13933 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 22 n. 36 (2015): Linguística Aplicada - questões sobre letramento MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 22 No. 36 (2015): Applied Linguistics: literacy issues 2446-6905 1414-7165 reponame:Matraga (Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Matraga (Online) |
collection |
Matraga (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasmatraga@uerj.br |
_version_ |
1799318491472330752 |