REASONING ABOUT LITERACY IN THE CONTEXT OF PORTUGUESE LANGUAGE ORTOGRAPHIC AGREEMENT (PLOA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Reina Marisol Troca
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Matraga (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17056
Resumo: O artigo apresenta-se como um ensaio sobre o ensino-aprendizagem, o uso e as implicações do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (AOLP) de 1990, na literacia. Entre benefícios e problemáticas, cria-se um espaço de reflexão sócio- cultural, linguística e didáctica acerca da normalização de mudanças ortográficas. De uma amálgama de dificuldades de aprendentes e ensinantes resultam traços de justificado saudosismo, juntamente com mostras de entusiasmo, expectativa e resiliência na alfabetização funcional.
id UERJ-9_1e249f918ee20d1c5e451211ab30980d
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/17056
network_acronym_str UERJ-9
network_name_str Matraga (Online)
repository_id_str
spelling REASONING ABOUT LITERACY IN THE CONTEXT OF PORTUGUESE LANGUAGE ORTOGRAPHIC AGREEMENT (PLOA)RAZOAMENTOS SOBRE LETRAMENTO EM CONTEXTO DE AOLPliteracyPLOA (AOLP)teachinglearning.letramentoAOLPensinoaprendizagemO artigo apresenta-se como um ensaio sobre o ensino-aprendizagem, o uso e as implicações do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (AOLP) de 1990, na literacia. Entre benefícios e problemáticas, cria-se um espaço de reflexão sócio- cultural, linguística e didáctica acerca da normalização de mudanças ortográficas. De uma amálgama de dificuldades de aprendentes e ensinantes resultam traços de justificado saudosismo, juntamente com mostras de entusiasmo, expectativa e resiliência na alfabetização funcional.The article is an essay about the teaching - learning process, the use and the implications of the Portuguese Language Orthographic Agreement (PLOA) of 1990 in literacy. Between benefits and problems, is created a space for socio-cultural, linguistic and didactic reflection about the standardization of spelling changes. From an amalgam of difficulties for learners and teachers results some justified nostalgia, together with evidence of enthusiasm, hope and resiliency in functional literacy.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2015-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigos de linguísticaartigos de linguísticaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17056Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 22 n. 36 (2015): Linguística Aplicada - questões sobre letramentoMATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 22 No. 36 (2015): Applied Linguistics: literacy issues2446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17056/13933Pereira, Reina Marisol Trocainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-09T04:04:29Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/17056Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2019-07-09T04:04:29Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv REASONING ABOUT LITERACY IN THE CONTEXT OF PORTUGUESE LANGUAGE ORTOGRAPHIC AGREEMENT (PLOA)
RAZOAMENTOS SOBRE LETRAMENTO EM CONTEXTO DE AOLP
title REASONING ABOUT LITERACY IN THE CONTEXT OF PORTUGUESE LANGUAGE ORTOGRAPHIC AGREEMENT (PLOA)
spellingShingle REASONING ABOUT LITERACY IN THE CONTEXT OF PORTUGUESE LANGUAGE ORTOGRAPHIC AGREEMENT (PLOA)
Pereira, Reina Marisol Troca
literacy
PLOA (AOLP)
teaching
learning.
letramento
AOLP
ensino
aprendizagem
title_short REASONING ABOUT LITERACY IN THE CONTEXT OF PORTUGUESE LANGUAGE ORTOGRAPHIC AGREEMENT (PLOA)
title_full REASONING ABOUT LITERACY IN THE CONTEXT OF PORTUGUESE LANGUAGE ORTOGRAPHIC AGREEMENT (PLOA)
title_fullStr REASONING ABOUT LITERACY IN THE CONTEXT OF PORTUGUESE LANGUAGE ORTOGRAPHIC AGREEMENT (PLOA)
title_full_unstemmed REASONING ABOUT LITERACY IN THE CONTEXT OF PORTUGUESE LANGUAGE ORTOGRAPHIC AGREEMENT (PLOA)
title_sort REASONING ABOUT LITERACY IN THE CONTEXT OF PORTUGUESE LANGUAGE ORTOGRAPHIC AGREEMENT (PLOA)
author Pereira, Reina Marisol Troca
author_facet Pereira, Reina Marisol Troca
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Reina Marisol Troca
dc.subject.por.fl_str_mv literacy
PLOA (AOLP)
teaching
learning.
letramento
AOLP
ensino
aprendizagem
topic literacy
PLOA (AOLP)
teaching
learning.
letramento
AOLP
ensino
aprendizagem
description O artigo apresenta-se como um ensaio sobre o ensino-aprendizagem, o uso e as implicações do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (AOLP) de 1990, na literacia. Entre benefícios e problemáticas, cria-se um espaço de reflexão sócio- cultural, linguística e didáctica acerca da normalização de mudanças ortográficas. De uma amálgama de dificuldades de aprendentes e ensinantes resultam traços de justificado saudosismo, juntamente com mostras de entusiasmo, expectativa e resiliência na alfabetização funcional.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
artigos de linguística
artigos de linguística
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17056
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17056/13933
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 22 n. 36 (2015): Linguística Aplicada - questões sobre letramento
MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 22 No. 36 (2015): Applied Linguistics: literacy issues
2446-6905
1414-7165
reponame:Matraga (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Matraga (Online)
collection Matraga (Online)
repository.name.fl_str_mv Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasmatraga@uerj.br
_version_ 1799318491472330752