(MULTI)LETRAMENTO(S) E IDENTIDADE: ANÁLISE DE CARTAZES PRODUZIDOS NO ÂMBITO DO GRUPO DE HIP-HOP “A REDE” EM OURO PRETO - MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Hércules Tolêdo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Matraga (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17053
Resumo: This article aims to present a linguistic-discursive analysis of multimodal posters produced in the hip-hop group “A rede”, of Ouro Preto - MG . We support in New Literacy Studies and the pedagogy of multiliteracies, especially within the linguistic studies and education. The analysis started from a data collection conducted through participant observation and interviews , ethnographic approach. The results showed that participants in the group “A rede” produce efficient multimodal texts on your goals and demarcate their social places with the redefinition of their identities. These spontaneous and engaged multiliteracy social practices are not often recognized and valued by the school.
id UERJ-9_495feed890a0f6759600db7081559b9c
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/17053
network_acronym_str UERJ-9
network_name_str Matraga (Online)
repository_id_str
spelling (MULTI)LETRAMENTO(S) E IDENTIDADE: ANÁLISE DE CARTAZES PRODUZIDOS NO ÂMBITO DO GRUPO DE HIP-HOP “A REDE” EM OURO PRETO - MG(MULTI)LITERACIES AND IDENTITY: OURO PRETO (MG) HIP-HOP MULTIMODAL POSTERS ANALYSISMultiliteraciesmultimodalityidentityliteracies of re-existence.Multiletramentosmultimodalidadeidentidadesletramentos de reexistência.This article aims to present a linguistic-discursive analysis of multimodal posters produced in the hip-hop group “A rede”, of Ouro Preto - MG . We support in New Literacy Studies and the pedagogy of multiliteracies, especially within the linguistic studies and education. The analysis started from a data collection conducted through participant observation and interviews , ethnographic approach. The results showed that participants in the group “A rede” produce efficient multimodal texts on your goals and demarcate their social places with the redefinition of their identities. These spontaneous and engaged multiliteracy social practices are not often recognized and valued by the school.Este artigo tem por objetivo apresentar uma análise linguístico-discursiva de cartazes multimodais produzidos no âmbito do grupo de hip-hop “A rede”, de Ouro Preto – MG. Apoiamo-nos nos estudos sobre os letramentos (os chamados Novos Letramentos e os multiletramentos), principalmente no âmbito dos estudos linguísticos e da educação. A análise partiu de uma coleta de dados realizada por meio da observação participante e entrevistas, de abordagem etnográfica. Os resultados demonstram que os participantes do grupo “A rede” produzem textos multimodais eficientes em seus objetivos e que demarcam seus lugares sociais com a ressignificação de suas identidades. Essas práticas sociais multiletradas espontâneas e engajadas não são, muitas vezes, reconhecidas e valorizadas pela escola.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2015-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigos de linguísticaartigos de linguísticaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17053Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 22 n. 36 (2015): Linguística Aplicada - questões sobre letramentoMATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 22 No. 36 (2015): Applied Linguistics: literacy issues2446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17053/13931Corrêa, Hércules Tolêdoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-09T04:04:29Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/17053Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2019-07-09T04:04:29Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv (MULTI)LETRAMENTO(S) E IDENTIDADE: ANÁLISE DE CARTAZES PRODUZIDOS NO ÂMBITO DO GRUPO DE HIP-HOP “A REDE” EM OURO PRETO - MG
(MULTI)LITERACIES AND IDENTITY: OURO PRETO (MG) HIP-HOP MULTIMODAL POSTERS ANALYSIS
title (MULTI)LETRAMENTO(S) E IDENTIDADE: ANÁLISE DE CARTAZES PRODUZIDOS NO ÂMBITO DO GRUPO DE HIP-HOP “A REDE” EM OURO PRETO - MG
spellingShingle (MULTI)LETRAMENTO(S) E IDENTIDADE: ANÁLISE DE CARTAZES PRODUZIDOS NO ÂMBITO DO GRUPO DE HIP-HOP “A REDE” EM OURO PRETO - MG
Corrêa, Hércules Tolêdo
Multiliteracies
multimodality
identity
literacies of re-existence.
Multiletramentos
multimodalidade
identidades
letramentos de reexistência.
title_short (MULTI)LETRAMENTO(S) E IDENTIDADE: ANÁLISE DE CARTAZES PRODUZIDOS NO ÂMBITO DO GRUPO DE HIP-HOP “A REDE” EM OURO PRETO - MG
title_full (MULTI)LETRAMENTO(S) E IDENTIDADE: ANÁLISE DE CARTAZES PRODUZIDOS NO ÂMBITO DO GRUPO DE HIP-HOP “A REDE” EM OURO PRETO - MG
title_fullStr (MULTI)LETRAMENTO(S) E IDENTIDADE: ANÁLISE DE CARTAZES PRODUZIDOS NO ÂMBITO DO GRUPO DE HIP-HOP “A REDE” EM OURO PRETO - MG
title_full_unstemmed (MULTI)LETRAMENTO(S) E IDENTIDADE: ANÁLISE DE CARTAZES PRODUZIDOS NO ÂMBITO DO GRUPO DE HIP-HOP “A REDE” EM OURO PRETO - MG
title_sort (MULTI)LETRAMENTO(S) E IDENTIDADE: ANÁLISE DE CARTAZES PRODUZIDOS NO ÂMBITO DO GRUPO DE HIP-HOP “A REDE” EM OURO PRETO - MG
author Corrêa, Hércules Tolêdo
author_facet Corrêa, Hércules Tolêdo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Hércules Tolêdo
dc.subject.por.fl_str_mv Multiliteracies
multimodality
identity
literacies of re-existence.
Multiletramentos
multimodalidade
identidades
letramentos de reexistência.
topic Multiliteracies
multimodality
identity
literacies of re-existence.
Multiletramentos
multimodalidade
identidades
letramentos de reexistência.
description This article aims to present a linguistic-discursive analysis of multimodal posters produced in the hip-hop group “A rede”, of Ouro Preto - MG . We support in New Literacy Studies and the pedagogy of multiliteracies, especially within the linguistic studies and education. The analysis started from a data collection conducted through participant observation and interviews , ethnographic approach. The results showed that participants in the group “A rede” produce efficient multimodal texts on your goals and demarcate their social places with the redefinition of their identities. These spontaneous and engaged multiliteracy social practices are not often recognized and valued by the school.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
artigos de linguística
artigos de linguística
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17053
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17053/13931
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 22 n. 36 (2015): Linguística Aplicada - questões sobre letramento
MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 22 No. 36 (2015): Applied Linguistics: literacy issues
2446-6905
1414-7165
reponame:Matraga (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Matraga (Online)
collection Matraga (Online)
repository.name.fl_str_mv Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasmatraga@uerj.br
_version_ 1799318491468136448