Winckelmann, allegory and the overcoming of 'paragone' in arts
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Matraga (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/26061 |
Resumo: | O texto faz uma análise do conceito de Alegoria em Winckelmann. Procuramos mostrar como o autor faz um uso muito particular do termo, adotando-o principalmente em suas análises de pintura. O conceito de Alegoria em pintura parece ter favorecido, aos olhos de Winckelmann, tanto a realização da ut picura poesis, quanto a adoção das esculturas clássicas como modelo para a pintura, mas ao mesmo tempo esta opção implicou em uma rejeição do modelo narrativo privilegiado pela tradição clássica do século XVII, em favor de um modelo semelhante ao adotado por grandes artistas da tradição barroca do período. |
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Winckelmann, allegory and the overcoming of 'paragone' in artsWinckelmann, a bela alegoria e a superação do 'paragone' entre as artesWinckelmannalegoriaparagone.Winckelmannallegoryparagone.O texto faz uma análise do conceito de Alegoria em Winckelmann. Procuramos mostrar como o autor faz um uso muito particular do termo, adotando-o principalmente em suas análises de pintura. O conceito de Alegoria em pintura parece ter favorecido, aos olhos de Winckelmann, tanto a realização da ut picura poesis, quanto a adoção das esculturas clássicas como modelo para a pintura, mas ao mesmo tempo esta opção implicou em uma rejeição do modelo narrativo privilegiado pela tradição clássica do século XVII, em favor de um modelo semelhante ao adotado por grandes artistas da tradição barroca do período.The present article analyses Winckelmann’s concept of Allegory. It reveals how the author makes a very particular use of the word, adopting it primarily in his analysis of paintings. In Winckelmann’s perception, the concept of Allegory in painting seems to favor the realization of the moto of ut picture poesis, as well as the introduction of classical sculpture as models for painting. On the other hand, Winckelmann’s model implied in a rejection of the narrative models privileged by classical tradition since the 17th century, in favor of a model adopted by important artists of the baroque tradition.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2011-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigo de literaturaartigos de literaturaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/26061Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 18 n. 29 (2011): Século XVIIIMATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 18 No. 29 (2011): The 18th Century2446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/26061/18653Mattos, Claudia Valladão deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-09T04:04:38Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/26061Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2019-07-09T04:04:38Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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