“Of gay sheep, modern Science and bad publicity”: (re)viving the ghost of sexual eugenics in the media

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabrício, Branca Falabella
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Lopes, Luiz Paulo da Moita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Matraga (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/27907
Resumo: A emergência pública da identidade e cultura gay tem gerado um intenso debate sobre as sexualidades na mídia, que tradicionalmente se pauta por uma abordagem fisicalista, localizando o desejo sexual e sua expressão na biologia de nossos corpos. Ao problematizar tal visão, deslocando-a para o domínio sóciodiscursivo, desejamos colaborar para o design de um horizonte futuro no qual as sexualidades não sejam aprisionadas pelo binômio homo/ hetero nem tampouco por abordagens fisiológicas. É justamente a possibilidade de produção de novos sentidos que nos leva a examinar práticas discursivas na mídia através da proposta de articulação de ações desconstrutivistas (em práticas discursivas hegemônicas) e positivas (em práticas discursivas inovadoras) em Análise Positiva do Discurso (MARTIN, 2004). Associando tais ações à Teoria dos Posicionamentos (DAVIES; HARRÉ, 1999) e a categorias da Sociolingüística Interacional (TANNEN; WALLAT, 1987/1998), focalizamos um artigo sobre “carneiros gays”, publicado em um jornal de grande circulação no país. A análise mostra que, ao entrecruzar várias vozes, abrindo espaço para diferentes perspectivas, a matéria se posiciona de forma ambígua em relação ao paradigma biológico; deixa, portanto, uma brecha para a problematização do reducionismo de tal abordagem, o que configura a possibilidade de inaugurar significados inovadores sobre a sexualidade.
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spelling “Of gay sheep, modern Science and bad publicity”: (re)viving the ghost of sexual eugenics in the media“A guerra dos carneiros gays”: a (re)construção do fantasma da eugenia sexual no discurso midiáticoMedia discourseSexualityPositive Discourse Analysis.Discurso MidiáticoSexualidadeAnálise Positiva do Discurso.A emergência pública da identidade e cultura gay tem gerado um intenso debate sobre as sexualidades na mídia, que tradicionalmente se pauta por uma abordagem fisicalista, localizando o desejo sexual e sua expressão na biologia de nossos corpos. Ao problematizar tal visão, deslocando-a para o domínio sóciodiscursivo, desejamos colaborar para o design de um horizonte futuro no qual as sexualidades não sejam aprisionadas pelo binômio homo/ hetero nem tampouco por abordagens fisiológicas. É justamente a possibilidade de produção de novos sentidos que nos leva a examinar práticas discursivas na mídia através da proposta de articulação de ações desconstrutivistas (em práticas discursivas hegemônicas) e positivas (em práticas discursivas inovadoras) em Análise Positiva do Discurso (MARTIN, 2004). Associando tais ações à Teoria dos Posicionamentos (DAVIES; HARRÉ, 1999) e a categorias da Sociolingüística Interacional (TANNEN; WALLAT, 1987/1998), focalizamos um artigo sobre “carneiros gays”, publicado em um jornal de grande circulação no país. A análise mostra que, ao entrecruzar várias vozes, abrindo espaço para diferentes perspectivas, a matéria se posiciona de forma ambígua em relação ao paradigma biológico; deixa, portanto, uma brecha para a problematização do reducionismo de tal abordagem, o que configura a possibilidade de inaugurar significados inovadores sobre a sexualidade.The public emergence of the gay identity and culture has brought about an intense debate about sexualities in the media, which traditionally focuses on a physicalist approach, situating sexual desire and its expression in the biology of our bodies. Putting such a view under scrutiny by dislocating it to the socio-discursive domain, we aim at collaborating with the design of social futures in which sexualities are restricted neither to the homo-hetero dichotomy nor to physiological approaches. It is the concern with the production of new meanings which makes us look into media discursive practices through the articulation of deconstructivist actions (in hegemonic discursive practices) and positive actions (in innovative discursive practices) in Discourse Analysis (MARTIN, 2004). Associating these actions with Positioning Theory (DAVIES; HARRÉ, 1999) and Interactional Sociolinguistics categories (TANNEN; WALLAT, 1987/1998), we focus on an article about “gay sheep”, published in a Brazilian national daily. The analysis shows that by bringing about several voices and by creating room for different perspectives, the article is ambiguous in relation to the biological paradigm, allowing therefore for the questioning of the reductionist view of such an approach and for the inauguration of innovative meanings about sexuality.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2008-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigos de linguísticaartigos de linguísticaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/27907Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 15 n. 22 (2008): Língua, alteridade e discursoMATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 15 No. 22 (2008): Language, otherness and discourse2446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/27907/19979Fabrício, Branca FalabellaLopes, Luiz Paulo da Moitainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-09T04:04:47Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/27907Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2019-07-09T04:04:47Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
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