REFERENCIAÇÃO E LETRAMENTO: O USO DE EXPRESSÕES PRÉ-FABRICADAS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Matraga (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17052 |
Resumo: | O artigo apresenta uma abordagem sociocognitiva do processo de referenciação, com o objetivo de verificar em que medida e de que maneira se pode atualizar ou, mesmo, confirmar as estratégias adotadas no tratamento do léxico no processo de letramento, na leitura e na escrita. Estudos sobre como as palavras são armazenadas na memória do usuário e sobre como são acessadas no uso da língua, em especial as teorias desenvolvidas a partir de pesquisas em psicolinguística, foram utilizados para a compreensão do processo de letramento e marcaram avanços nessa área. Em continuidade, se destacam os estudos cognitivistas, com a noção de categorização prototípica, e, mais atualmente, os estudos sócio-cognitivistas, com a noção de representação exemplar, com base na experiência dos falantes culturalmente situados. Uma aplicação desses estudos ao processo de letramento é demonstrada, neste artigo, por observações relativas ao acesso a estruturas pré-fabricadas no processo de referenciação. |
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REFERENCIAÇÃO E LETRAMENTO: O USO DE EXPRESSÕES PRÉ-FABRICADASREFERENTIATION OPERATION AND LITERACY: THE USE OF PREFABSreferentiationliteracyprefabsreferenciaçãoletramentoexpressões pré-fabricadasO artigo apresenta uma abordagem sociocognitiva do processo de referenciação, com o objetivo de verificar em que medida e de que maneira se pode atualizar ou, mesmo, confirmar as estratégias adotadas no tratamento do léxico no processo de letramento, na leitura e na escrita. Estudos sobre como as palavras são armazenadas na memória do usuário e sobre como são acessadas no uso da língua, em especial as teorias desenvolvidas a partir de pesquisas em psicolinguística, foram utilizados para a compreensão do processo de letramento e marcaram avanços nessa área. Em continuidade, se destacam os estudos cognitivistas, com a noção de categorização prototípica, e, mais atualmente, os estudos sócio-cognitivistas, com a noção de representação exemplar, com base na experiência dos falantes culturalmente situados. Uma aplicação desses estudos ao processo de letramento é demonstrada, neste artigo, por observações relativas ao acesso a estruturas pré-fabricadas no processo de referenciação.This paper presents a socio-cognitive approach of the referentiation process, in order to check to what extent and in which way the strategies adopted in the treatment of the lexicon in the literacy process can be updated, or even confirmed, in reading or in writing. Studies on how words are stored in the user memory and on how they are accessed - while language is being used - represent a great advance in understanding the literacy process, especially for psycholinguistics research. Besides, this paper highlights the prototypical notion of categorization treated in the cognitive studies as well as the notion of exemplar representation in the socio-cognitive area, which is based on the experience of culturally-situated speakers. A practical approach of these studies to the literacy process is demonstrated in this paper, taking into consideration prefabs in the referentiation operation.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2015-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigos de linguísticaartigos de linguísticaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17052Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 22 n. 36 (2015): Linguística Aplicada - questões sobre letramentoMATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 22 No. 36 (2015): Applied Linguistics: literacy issues2446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17052/13930Menezes, Vanda Maria Cardozo deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-09T04:04:29Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/17052Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2019-07-09T04:04:29Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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