REFERENCIAÇÃO E LETRAMENTO: O USO DE EXPRESSÕES PRÉ-FABRICADAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Vanda Maria Cardozo de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Matraga (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17052
Resumo: O artigo apresenta uma abordagem sociocognitiva do processo de referenciação, com o objetivo de verificar em que medida e de que maneira se pode atualizar ou, mesmo, confirmar as estratégias adotadas no tratamento do léxico no processo de letramento, na leitura e na escrita. Estudos sobre como as palavras são armazenadas na memória do usuário e sobre como são acessadas no uso da língua, em especial as teorias desenvolvidas a partir de pesquisas em psicolinguística, foram utilizados para a compreensão do processo de letramento e marcaram avanços nessa área. Em continuidade, se destacam os estudos cognitivistas, com a noção de categorização prototípica, e, mais atualmente, os estudos sócio-cognitivistas, com a noção de representação exemplar, com base na experiência dos falantes culturalmente situados. Uma aplicação desses estudos ao processo de letramento é demonstrada, neste artigo, por observações relativas ao acesso a estruturas pré-fabricadas no processo de referenciação.
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