Sissy That Talk: a influência dos programas RuPaul Drag Race e Girls in the House no repertório linguístico de adolescentes e jovens adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Matraga (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/37601 |
Resumo: | O primeiro objetivo deste estudo piloto é descrever a influência dos repertórios linguísticos dos reality show estadunidense RuPaul Drag Race, e da websérie brasileira do youtube Girls In The House, no repertório linguístico dos adolescentes, jovens e adultos na comunidade LGBTTI. Para o desenvolvimento deste estudo, foram considerados os aspectos ideológicos e identitários (BAUMAN, 2005; MOITA LOPES, 2002) que permeiam as expressões linguísticas desses grupos. Além disso, ao refletir sobre o atual contexto de superdiversidade (VERTOVEC, 2007), de globalização (KUMARAVADIVELU, 2006) e de contatos linguísticos-culturais muito mais intensos (RYMES, 2010), notamos que o repertório linguístico que nasce dentro de grupos LGBTTIs (e que é disseminado pelos programas) também reconfigura-se em grupos de adolescentes e jovens adultos que se identificam com os aspectos culturais e ideológicos de grupos LGBTTI, sem necessariamente fazerem parte dessa comunidade. Um segundo objetivo deste estudo piloto é descrever e analisar o repertório de adolescentes e jovens adultos, por meio de dados retirados do Facebook, especificamente de postagens do grupo secreto LDRV: Melodrama Era que, atualmente, possui mais de um milhão de membros. Posteriormente, foi realizado um estudo de caso a partir de entrevistas com membros do grupo a fim de descrever e analisar os usos linguísticos adotados pelos indivíduos e relacioná-los ao repertório dos programas de televisão e da comunidade LGBTTIs. Os resultados apontam que as séries funcionam como modelo de uso linguístico para os falantes que, assim, expressam suas ideologias e questões identitárias. |
id |
UERJ-9_a987b7b1a0c202e3c540f22735a42cc3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/37601 |
network_acronym_str |
UERJ-9 |
network_name_str |
Matraga (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sissy That Talk: a influência dos programas RuPaul Drag Race e Girls in the House no repertório linguístico de adolescentes e jovens adultosSissy That Talk: the influence of the shows RuPaul Drag Race and Girls in the House in the linguistic repertoire of adolescents and young adultsSuperdiversidadeRepertório LinguísticoIdeologiaIdentidadeLGBTTI.SuperdiversityLinguistic RepertoireIdeologyIdentityLGBTTI.O primeiro objetivo deste estudo piloto é descrever a influência dos repertórios linguísticos dos reality show estadunidense RuPaul Drag Race, e da websérie brasileira do youtube Girls In The House, no repertório linguístico dos adolescentes, jovens e adultos na comunidade LGBTTI. Para o desenvolvimento deste estudo, foram considerados os aspectos ideológicos e identitários (BAUMAN, 2005; MOITA LOPES, 2002) que permeiam as expressões linguísticas desses grupos. Além disso, ao refletir sobre o atual contexto de superdiversidade (VERTOVEC, 2007), de globalização (KUMARAVADIVELU, 2006) e de contatos linguísticos-culturais muito mais intensos (RYMES, 2010), notamos que o repertório linguístico que nasce dentro de grupos LGBTTIs (e que é disseminado pelos programas) também reconfigura-se em grupos de adolescentes e jovens adultos que se identificam com os aspectos culturais e ideológicos de grupos LGBTTI, sem necessariamente fazerem parte dessa comunidade. Um segundo objetivo deste estudo piloto é descrever e analisar o repertório de adolescentes e jovens adultos, por meio de dados retirados do Facebook, especificamente de postagens do grupo secreto LDRV: Melodrama Era que, atualmente, possui mais de um milhão de membros. Posteriormente, foi realizado um estudo de caso a partir de entrevistas com membros do grupo a fim de descrever e analisar os usos linguísticos adotados pelos indivíduos e relacioná-los ao repertório dos programas de televisão e da comunidade LGBTTIs. Os resultados apontam que as séries funcionam como modelo de uso linguístico para os falantes que, assim, expressam suas ideologias e questões identitárias.The first purpose of this pilot study is to describe the influence of the linguistic repertoires of the North-American reality show RuPaul Drag Race and of the Brazilian youtube webseries Girls In The House in the linguistic repertoire of adolescents and young adults in the LGBTTI community. For the development of this study, it was considered ideological and identity aspects (BAUMAN, 2005; MOITA LOPES, 2002) that permeate the linguistic expressions of these groups. Moreover, when we reflect on the current context of globalization (KUMARAVADIVELU, 2006) and on the more intense linguistic-cultural contacts (RYMES, 2010), we note that the linguistic repertoire that is born within LGBTTI groups (that are disseminated by the programs), is also reshaped in the groups of adolescents and young adults who identify with the cultural and ideological aspects of LGBTTI groups, without necessarily being part of that community. The second purpose of this pilot study is to describe and analyze the linguistic repertoire of adolescents and young adults, through data from Facebook, specifically from posts of the secret group LDRV: Melodrama Era, which currently has one million members. Subsequently, a case study was conducted from interviews with group members to describe and analyze the linguistic uses adopted by individuals to relate them to the repertoire of the television programs and the LGBTTI community. The results suggest that the series function as a model of linguistic use for speakers who, hence, express their ideologies and identity issues.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2019-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigos de linguísticaartigos de linguísticaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/3760110.12957/matraga.2019.37601Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 26 n. 46 (2019): Miscelânea; 122-144MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 26 No. 46 (2019): Miscelaneous; 122-1442446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/37601/29975Copyright (c) 2019 Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Ludmila MendesSalgado, Ana Cláudia PetersGomes, Michele Cristina Ramos2019-07-25T17:21:44Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/37601Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2019-07-25T17:21:44Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sissy That Talk: a influência dos programas RuPaul Drag Race e Girls in the House no repertório linguístico de adolescentes e jovens adultos Sissy That Talk: the influence of the shows RuPaul Drag Race and Girls in the House in the linguistic repertoire of adolescents and young adults |
title |
Sissy That Talk: a influência dos programas RuPaul Drag Race e Girls in the House no repertório linguístico de adolescentes e jovens adultos |
spellingShingle |
Sissy That Talk: a influência dos programas RuPaul Drag Race e Girls in the House no repertório linguístico de adolescentes e jovens adultos Ferreira, Ludmila Mendes Superdiversidade Repertório Linguístico Ideologia Identidade LGBTTI. Superdiversity Linguistic Repertoire Ideology Identity LGBTTI. |
title_short |
Sissy That Talk: a influência dos programas RuPaul Drag Race e Girls in the House no repertório linguístico de adolescentes e jovens adultos |
title_full |
Sissy That Talk: a influência dos programas RuPaul Drag Race e Girls in the House no repertório linguístico de adolescentes e jovens adultos |
title_fullStr |
Sissy That Talk: a influência dos programas RuPaul Drag Race e Girls in the House no repertório linguístico de adolescentes e jovens adultos |
title_full_unstemmed |
Sissy That Talk: a influência dos programas RuPaul Drag Race e Girls in the House no repertório linguístico de adolescentes e jovens adultos |
title_sort |
Sissy That Talk: a influência dos programas RuPaul Drag Race e Girls in the House no repertório linguístico de adolescentes e jovens adultos |
author |
Ferreira, Ludmila Mendes |
author_facet |
Ferreira, Ludmila Mendes Salgado, Ana Cláudia Peters Gomes, Michele Cristina Ramos |
author_role |
author |
author2 |
Salgado, Ana Cláudia Peters Gomes, Michele Cristina Ramos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Ludmila Mendes Salgado, Ana Cláudia Peters Gomes, Michele Cristina Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Superdiversidade Repertório Linguístico Ideologia Identidade LGBTTI. Superdiversity Linguistic Repertoire Ideology Identity LGBTTI. |
topic |
Superdiversidade Repertório Linguístico Ideologia Identidade LGBTTI. Superdiversity Linguistic Repertoire Ideology Identity LGBTTI. |
description |
O primeiro objetivo deste estudo piloto é descrever a influência dos repertórios linguísticos dos reality show estadunidense RuPaul Drag Race, e da websérie brasileira do youtube Girls In The House, no repertório linguístico dos adolescentes, jovens e adultos na comunidade LGBTTI. Para o desenvolvimento deste estudo, foram considerados os aspectos ideológicos e identitários (BAUMAN, 2005; MOITA LOPES, 2002) que permeiam as expressões linguísticas desses grupos. Além disso, ao refletir sobre o atual contexto de superdiversidade (VERTOVEC, 2007), de globalização (KUMARAVADIVELU, 2006) e de contatos linguísticos-culturais muito mais intensos (RYMES, 2010), notamos que o repertório linguístico que nasce dentro de grupos LGBTTIs (e que é disseminado pelos programas) também reconfigura-se em grupos de adolescentes e jovens adultos que se identificam com os aspectos culturais e ideológicos de grupos LGBTTI, sem necessariamente fazerem parte dessa comunidade. Um segundo objetivo deste estudo piloto é descrever e analisar o repertório de adolescentes e jovens adultos, por meio de dados retirados do Facebook, especificamente de postagens do grupo secreto LDRV: Melodrama Era que, atualmente, possui mais de um milhão de membros. Posteriormente, foi realizado um estudo de caso a partir de entrevistas com membros do grupo a fim de descrever e analisar os usos linguísticos adotados pelos indivíduos e relacioná-los ao repertório dos programas de televisão e da comunidade LGBTTIs. Os resultados apontam que as séries funcionam como modelo de uso linguístico para os falantes que, assim, expressam suas ideologias e questões identitárias. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion artigos de linguística artigos de linguística |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/37601 10.12957/matraga.2019.37601 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/37601 |
identifier_str_mv |
10.12957/matraga.2019.37601 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/37601/29975 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 26 n. 46 (2019): Miscelânea; 122-144 MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 26 No. 46 (2019): Miscelaneous; 122-144 2446-6905 1414-7165 reponame:Matraga (Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Matraga (Online) |
collection |
Matraga (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasmatraga@uerj.br |
_version_ |
1799318494230085632 |