LITERACY SENSES: WRITING IN VESTIBULAR (ENTRANCE EXAMS)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Matraga (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17049 |
Resumo: | O objetivo do artigo é refletir sobre práticas de letramento explícitas ou subjacentes em um evento de letramento como o vestibular tendo como objeto de estudo as redações produzidas nesse evento. Pretende-se compreender a cultura escrita escolarizada ou o letramento escolar em sua ponta, no fim do Ensino Médio, com base na teoria da enunciação de Bakhtin. Apesar das ações pedagógicas escolares voltadas para a aprendizagem da escrita elaborada (argumentativa) em razão dos exames vestibulares e do ENEM, sabemos o quanto os resultados ainda são bastante insatisfatórios em termos das práticas de letramento escolar o que merece ainda reflexão a respeito. Vale ressaltar que se entende a escrita (na/da escola) como um conjunto de práticas sociais mais do que um conjunto de habilidades. |
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LITERACY SENSES: WRITING IN VESTIBULAR (ENTRANCE EXAMS)SENTIDOS DO LETRAMENTO: A ESCRITA NO EVENTO VESTIBULARpráticas de letramentoevento de letramentolinguagem escritaliteracy practiceliteracy eventwritten language.O objetivo do artigo é refletir sobre práticas de letramento explícitas ou subjacentes em um evento de letramento como o vestibular tendo como objeto de estudo as redações produzidas nesse evento. Pretende-se compreender a cultura escrita escolarizada ou o letramento escolar em sua ponta, no fim do Ensino Médio, com base na teoria da enunciação de Bakhtin. Apesar das ações pedagógicas escolares voltadas para a aprendizagem da escrita elaborada (argumentativa) em razão dos exames vestibulares e do ENEM, sabemos o quanto os resultados ainda são bastante insatisfatórios em termos das práticas de letramento escolar o que merece ainda reflexão a respeito. Vale ressaltar que se entende a escrita (na/da escola) como um conjunto de práticas sociais mais do que um conjunto de habilidades.The aim of this paper is to pose a reflection on explicit or underlying literacy practices in a literacy event such as the Brazilian university entrance exams (vestibular) using, as an object of study, the essays written during that event. We aim to understand the educated writing culture, or Brazilian literacy, in its very extreme, that is, the end of High School, based on Bakhtin’s theory of enunciation. Despite pedagogical measures focused on elaborate (argumentative) writing in view of college assessment exams and ENEM (National High School Exam), we know how unsatisfactory its results still are, in terms of the school literacy practices, which still remains to be sufficiently reflected on. It is also worth highlighting that we understand writing (school writing) more as a set of social practices than as a set of skills alone.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigos de linguísticaartigos de linguísticaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17049Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 22 n. 36 (2015): Linguística Aplicada - questões sobre letramentoMATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 22 No. 36 (2015): Applied Linguistics: literacy issues2446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17049/13927Coelho, Victoria Wilson da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-09T04:04:29Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/17049Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2019-07-09T04:04:29Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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