LITERACY SENSES: WRITING IN VESTIBULAR (ENTRANCE EXAMS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Victoria Wilson da Costa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Matraga (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17049
Resumo: O objetivo do artigo é refletir sobre práticas de letramento explícitas ou subjacentes em um evento de letramento como o vestibular tendo como objeto de estudo as redações produzidas nesse evento. Pretende-se compreender a cultura escrita escolarizada ou o letramento escolar em sua ponta, no fim do Ensino Médio, com base na teoria da enunciação de Bakhtin. Apesar das ações pedagógicas escolares voltadas para a aprendizagem da escrita elaborada (argumentativa) em razão dos exames vestibulares e do ENEM, sabemos o quanto os resultados ainda são bastante insatisfatórios em termos das práticas de letramento escolar o que merece ainda reflexão a respeito. Vale ressaltar que se entende a escrita (na/da escola) como um conjunto de práticas sociais mais do que um conjunto de habilidades.
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