ELEMENTOS ARGUMENTATIVOS NA COMPOSIÇÃO DO GÊNERO “CARTA DO LEITOR”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Gerson Tavares do
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Matraga (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/19780
Resumo: O presente trabalho ocupa-se da reconvocação dos elementos da retórica clássica presentes nas obras de Aristóteles e Quintiliano, com destaque para o entimema, bem como do uso desses elementos como conhecimento necessário para o processo de ensino e aprimoramento da escrita argumentativa de estudantes de pós-graduação na produção de um gênero específico: a carta do leitor. A metodologia empregada neste artigo teve natureza qualitativa, com o propósito de construir um instrumento para análise de cartas argumentativas produzidas em um experimento realizado num curso de pós-graduação. Dentre as cartas produzidas por doze pós-graduandos, foram escolhidas cartas de uma mestranda de psicologia como ilustração da aplicação do instrumento. Nesse sentido, foram apresentados a essa estudante os elementos da retórica clássica, assim como a disposição e o funcionamento destes na produção do gênero em questão, partindo do entimema como elemento central. Simultaneamente, foram analisados exemplares do gênero carta do leitor enviados à Revista Carta Capital, a fim de reconhecer neles a presença desses elementos e analisar de que maneira estes se combinam e contribuem para tornar o texto argumentativo objetivo, claro e persuasivo. Ao final de cada encontro, a partir da leitura de matérias da revista, a estudante passou a produzir cartas semelhantes às enviadas para a seção do leitor, com o propósito de empregar os elementos reconvocados vistos até ali. A experiência mostrou que o uso desses elementos foi capaz de contribuir para a melhoria da prática da escrita argumentativa dessa aluna.
id UERJ-9_cb0ec54bb2411fb3a80e223565ddde7f
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/19780
network_acronym_str UERJ-9
network_name_str Matraga (Online)
repository_id_str
spelling ELEMENTOS ARGUMENTATIVOS NA COMPOSIÇÃO DO GÊNERO “CARTA DO LEITOR”ARGUMENTATIVE ELEMENTS IN THE GENRE “READER´S LETTER”Carta do leitorentimemaretóricaensino da argumentaçãoReader’s letterenthymemerhetoricargumentation teachingO presente trabalho ocupa-se da reconvocação dos elementos da retórica clássica presentes nas obras de Aristóteles e Quintiliano, com destaque para o entimema, bem como do uso desses elementos como conhecimento necessário para o processo de ensino e aprimoramento da escrita argumentativa de estudantes de pós-graduação na produção de um gênero específico: a carta do leitor. A metodologia empregada neste artigo teve natureza qualitativa, com o propósito de construir um instrumento para análise de cartas argumentativas produzidas em um experimento realizado num curso de pós-graduação. Dentre as cartas produzidas por doze pós-graduandos, foram escolhidas cartas de uma mestranda de psicologia como ilustração da aplicação do instrumento. Nesse sentido, foram apresentados a essa estudante os elementos da retórica clássica, assim como a disposição e o funcionamento destes na produção do gênero em questão, partindo do entimema como elemento central. Simultaneamente, foram analisados exemplares do gênero carta do leitor enviados à Revista Carta Capital, a fim de reconhecer neles a presença desses elementos e analisar de que maneira estes se combinam e contribuem para tornar o texto argumentativo objetivo, claro e persuasivo. Ao final de cada encontro, a partir da leitura de matérias da revista, a estudante passou a produzir cartas semelhantes às enviadas para a seção do leitor, com o propósito de empregar os elementos reconvocados vistos até ali. A experiência mostrou que o uso desses elementos foi capaz de contribuir para a melhoria da prática da escrita argumentativa dessa aluna.This paper deals with the recall of classical rhetoric elements in Aristotle and Quintilian’s doings, highlighting the enthymeme as well as the use of these elements as necessary knowledge for teaching and improving post graduate student argumentative writing in the production of a specific genre: the reader’s letter. The methodology used in this paper was qualitative, with the purpose of building a tool for the analysis of argumentative letters produced in an experiment that took place in a post graduate course. Among the letters produced by twelve postgraduate students, it was sellected the ones written by a master’s degree student in Psychology as an illustration of the instrument. Accordingly, this student was introduced to the classical rhetoric elements, as well as the arrangement and operation in the production of these kind in question, starting from the entimema as a central element. Simultaneously, specimens of the genre reader’s letter sent to the Carta Capital magazine, were analyzed to recognize in them the presence of these elements and to analyze how they combine and contribute to the making of the objective, clear and persuasive argumentative text. At the end of each meeting, from reading the magazine subjects, the student went on to produce similar letters to those sent to the reader’s section, with the purpose of employing the elements reconvened seen so far. This experience has shown that the use of these elements was able to contribute to improving this student practice of argumentative writing.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2013-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigo de literaturaartigos de literaturaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/19780Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 20 n. 33 (2013): RetóricaMATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 20 No. 33 (2013): Rhetoric2446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/19780/14264Carmo, Gerson Tavares doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-09T04:04:33Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/19780Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2019-07-09T04:04:33Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv ELEMENTOS ARGUMENTATIVOS NA COMPOSIÇÃO DO GÊNERO “CARTA DO LEITOR”
ARGUMENTATIVE ELEMENTS IN THE GENRE “READER´S LETTER”
title ELEMENTOS ARGUMENTATIVOS NA COMPOSIÇÃO DO GÊNERO “CARTA DO LEITOR”
spellingShingle ELEMENTOS ARGUMENTATIVOS NA COMPOSIÇÃO DO GÊNERO “CARTA DO LEITOR”
Carmo, Gerson Tavares do
Carta do leitor
entimema
retórica
ensino da argumentação
Reader’s letter
enthymeme
rhetoric
argumentation teaching
title_short ELEMENTOS ARGUMENTATIVOS NA COMPOSIÇÃO DO GÊNERO “CARTA DO LEITOR”
title_full ELEMENTOS ARGUMENTATIVOS NA COMPOSIÇÃO DO GÊNERO “CARTA DO LEITOR”
title_fullStr ELEMENTOS ARGUMENTATIVOS NA COMPOSIÇÃO DO GÊNERO “CARTA DO LEITOR”
title_full_unstemmed ELEMENTOS ARGUMENTATIVOS NA COMPOSIÇÃO DO GÊNERO “CARTA DO LEITOR”
title_sort ELEMENTOS ARGUMENTATIVOS NA COMPOSIÇÃO DO GÊNERO “CARTA DO LEITOR”
author Carmo, Gerson Tavares do
author_facet Carmo, Gerson Tavares do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo, Gerson Tavares do
dc.subject.por.fl_str_mv Carta do leitor
entimema
retórica
ensino da argumentação
Reader’s letter
enthymeme
rhetoric
argumentation teaching
topic Carta do leitor
entimema
retórica
ensino da argumentação
Reader’s letter
enthymeme
rhetoric
argumentation teaching
description O presente trabalho ocupa-se da reconvocação dos elementos da retórica clássica presentes nas obras de Aristóteles e Quintiliano, com destaque para o entimema, bem como do uso desses elementos como conhecimento necessário para o processo de ensino e aprimoramento da escrita argumentativa de estudantes de pós-graduação na produção de um gênero específico: a carta do leitor. A metodologia empregada neste artigo teve natureza qualitativa, com o propósito de construir um instrumento para análise de cartas argumentativas produzidas em um experimento realizado num curso de pós-graduação. Dentre as cartas produzidas por doze pós-graduandos, foram escolhidas cartas de uma mestranda de psicologia como ilustração da aplicação do instrumento. Nesse sentido, foram apresentados a essa estudante os elementos da retórica clássica, assim como a disposição e o funcionamento destes na produção do gênero em questão, partindo do entimema como elemento central. Simultaneamente, foram analisados exemplares do gênero carta do leitor enviados à Revista Carta Capital, a fim de reconhecer neles a presença desses elementos e analisar de que maneira estes se combinam e contribuem para tornar o texto argumentativo objetivo, claro e persuasivo. Ao final de cada encontro, a partir da leitura de matérias da revista, a estudante passou a produzir cartas semelhantes às enviadas para a seção do leitor, com o propósito de empregar os elementos reconvocados vistos até ali. A experiência mostrou que o uso desses elementos foi capaz de contribuir para a melhoria da prática da escrita argumentativa dessa aluna.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
artigo de literatura
artigos de literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/19780
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/19780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/19780/14264
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 20 n. 33 (2013): Retórica
MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 20 No. 33 (2013): Rhetoric
2446-6905
1414-7165
reponame:Matraga (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Matraga (Online)
collection Matraga (Online)
repository.name.fl_str_mv Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasmatraga@uerj.br
_version_ 1799318491557265408