ELEMENTOS ARGUMENTATIVOS NA COMPOSIÇÃO DO GÊNERO “CARTA DO LEITOR”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Matraga (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/19780 |
Resumo: | O presente trabalho ocupa-se da reconvocação dos elementos da retórica clássica presentes nas obras de Aristóteles e Quintiliano, com destaque para o entimema, bem como do uso desses elementos como conhecimento necessário para o processo de ensino e aprimoramento da escrita argumentativa de estudantes de pós-graduação na produção de um gênero específico: a carta do leitor. A metodologia empregada neste artigo teve natureza qualitativa, com o propósito de construir um instrumento para análise de cartas argumentativas produzidas em um experimento realizado num curso de pós-graduação. Dentre as cartas produzidas por doze pós-graduandos, foram escolhidas cartas de uma mestranda de psicologia como ilustração da aplicação do instrumento. Nesse sentido, foram apresentados a essa estudante os elementos da retórica clássica, assim como a disposição e o funcionamento destes na produção do gênero em questão, partindo do entimema como elemento central. Simultaneamente, foram analisados exemplares do gênero carta do leitor enviados à Revista Carta Capital, a fim de reconhecer neles a presença desses elementos e analisar de que maneira estes se combinam e contribuem para tornar o texto argumentativo objetivo, claro e persuasivo. Ao final de cada encontro, a partir da leitura de matérias da revista, a estudante passou a produzir cartas semelhantes às enviadas para a seção do leitor, com o propósito de empregar os elementos reconvocados vistos até ali. A experiência mostrou que o uso desses elementos foi capaz de contribuir para a melhoria da prática da escrita argumentativa dessa aluna. |
id |
UERJ-9_cb0ec54bb2411fb3a80e223565ddde7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/19780 |
network_acronym_str |
UERJ-9 |
network_name_str |
Matraga (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ELEMENTOS ARGUMENTATIVOS NA COMPOSIÇÃO DO GÊNERO “CARTA DO LEITOR”ARGUMENTATIVE ELEMENTS IN THE GENRE “READER´S LETTER”Carta do leitorentimemaretóricaensino da argumentaçãoReader’s letterenthymemerhetoricargumentation teachingO presente trabalho ocupa-se da reconvocação dos elementos da retórica clássica presentes nas obras de Aristóteles e Quintiliano, com destaque para o entimema, bem como do uso desses elementos como conhecimento necessário para o processo de ensino e aprimoramento da escrita argumentativa de estudantes de pós-graduação na produção de um gênero específico: a carta do leitor. A metodologia empregada neste artigo teve natureza qualitativa, com o propósito de construir um instrumento para análise de cartas argumentativas produzidas em um experimento realizado num curso de pós-graduação. Dentre as cartas produzidas por doze pós-graduandos, foram escolhidas cartas de uma mestranda de psicologia como ilustração da aplicação do instrumento. Nesse sentido, foram apresentados a essa estudante os elementos da retórica clássica, assim como a disposição e o funcionamento destes na produção do gênero em questão, partindo do entimema como elemento central. Simultaneamente, foram analisados exemplares do gênero carta do leitor enviados à Revista Carta Capital, a fim de reconhecer neles a presença desses elementos e analisar de que maneira estes se combinam e contribuem para tornar o texto argumentativo objetivo, claro e persuasivo. Ao final de cada encontro, a partir da leitura de matérias da revista, a estudante passou a produzir cartas semelhantes às enviadas para a seção do leitor, com o propósito de empregar os elementos reconvocados vistos até ali. A experiência mostrou que o uso desses elementos foi capaz de contribuir para a melhoria da prática da escrita argumentativa dessa aluna.This paper deals with the recall of classical rhetoric elements in Aristotle and Quintilian’s doings, highlighting the enthymeme as well as the use of these elements as necessary knowledge for teaching and improving post graduate student argumentative writing in the production of a specific genre: the reader’s letter. The methodology used in this paper was qualitative, with the purpose of building a tool for the analysis of argumentative letters produced in an experiment that took place in a post graduate course. Among the letters produced by twelve postgraduate students, it was sellected the ones written by a master’s degree student in Psychology as an illustration of the instrument. Accordingly, this student was introduced to the classical rhetoric elements, as well as the arrangement and operation in the production of these kind in question, starting from the entimema as a central element. Simultaneously, specimens of the genre reader’s letter sent to the Carta Capital magazine, were analyzed to recognize in them the presence of these elements and to analyze how they combine and contribute to the making of the objective, clear and persuasive argumentative text. At the end of each meeting, from reading the magazine subjects, the student went on to produce similar letters to those sent to the reader’s section, with the purpose of employing the elements reconvened seen so far. This experience has shown that the use of these elements was able to contribute to improving this student practice of argumentative writing.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2013-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigo de literaturaartigos de literaturaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/19780Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 20 n. 33 (2013): RetóricaMATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 20 No. 33 (2013): Rhetoric2446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/19780/14264Carmo, Gerson Tavares doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-09T04:04:33Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/19780Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2019-07-09T04:04:33Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ELEMENTOS ARGUMENTATIVOS NA COMPOSIÇÃO DO GÊNERO “CARTA DO LEITOR” ARGUMENTATIVE ELEMENTS IN THE GENRE “READER´S LETTER” |
title |
ELEMENTOS ARGUMENTATIVOS NA COMPOSIÇÃO DO GÊNERO “CARTA DO LEITOR” |
spellingShingle |
ELEMENTOS ARGUMENTATIVOS NA COMPOSIÇÃO DO GÊNERO “CARTA DO LEITOR” Carmo, Gerson Tavares do Carta do leitor entimema retórica ensino da argumentação Reader’s letter enthymeme rhetoric argumentation teaching |
title_short |
ELEMENTOS ARGUMENTATIVOS NA COMPOSIÇÃO DO GÊNERO “CARTA DO LEITOR” |
title_full |
ELEMENTOS ARGUMENTATIVOS NA COMPOSIÇÃO DO GÊNERO “CARTA DO LEITOR” |
title_fullStr |
ELEMENTOS ARGUMENTATIVOS NA COMPOSIÇÃO DO GÊNERO “CARTA DO LEITOR” |
title_full_unstemmed |
ELEMENTOS ARGUMENTATIVOS NA COMPOSIÇÃO DO GÊNERO “CARTA DO LEITOR” |
title_sort |
ELEMENTOS ARGUMENTATIVOS NA COMPOSIÇÃO DO GÊNERO “CARTA DO LEITOR” |
author |
Carmo, Gerson Tavares do |
author_facet |
Carmo, Gerson Tavares do |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carmo, Gerson Tavares do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Carta do leitor entimema retórica ensino da argumentação Reader’s letter enthymeme rhetoric argumentation teaching |
topic |
Carta do leitor entimema retórica ensino da argumentação Reader’s letter enthymeme rhetoric argumentation teaching |
description |
O presente trabalho ocupa-se da reconvocação dos elementos da retórica clássica presentes nas obras de Aristóteles e Quintiliano, com destaque para o entimema, bem como do uso desses elementos como conhecimento necessário para o processo de ensino e aprimoramento da escrita argumentativa de estudantes de pós-graduação na produção de um gênero específico: a carta do leitor. A metodologia empregada neste artigo teve natureza qualitativa, com o propósito de construir um instrumento para análise de cartas argumentativas produzidas em um experimento realizado num curso de pós-graduação. Dentre as cartas produzidas por doze pós-graduandos, foram escolhidas cartas de uma mestranda de psicologia como ilustração da aplicação do instrumento. Nesse sentido, foram apresentados a essa estudante os elementos da retórica clássica, assim como a disposição e o funcionamento destes na produção do gênero em questão, partindo do entimema como elemento central. Simultaneamente, foram analisados exemplares do gênero carta do leitor enviados à Revista Carta Capital, a fim de reconhecer neles a presença desses elementos e analisar de que maneira estes se combinam e contribuem para tornar o texto argumentativo objetivo, claro e persuasivo. Ao final de cada encontro, a partir da leitura de matérias da revista, a estudante passou a produzir cartas semelhantes às enviadas para a seção do leitor, com o propósito de empregar os elementos reconvocados vistos até ali. A experiência mostrou que o uso desses elementos foi capaz de contribuir para a melhoria da prática da escrita argumentativa dessa aluna. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion artigo de literatura artigos de literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/19780 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/19780 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/19780/14264 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 20 n. 33 (2013): Retórica MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 20 No. 33 (2013): Rhetoric 2446-6905 1414-7165 reponame:Matraga (Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Matraga (Online) |
collection |
Matraga (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasmatraga@uerj.br |
_version_ |
1799318491557265408 |