The second impotence: Jacques Edwards
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Matraga (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/26156 |
Resumo: | Metamorfosis de Jacques Edwards nos mostra a História como uma série de avanços e retrocessos. O dadaismo aristocrático do escritor chileno era parcialmente indiferente ao presente. Não queria transgredi-lo (como os marinheiros envolvidos na revolta da Chibata ou, mais tarde, os surrealistas). Não queria legislar, já que se constituia a partir da figura do bufão (o palhaço da burguesia de Oswald de Andrade). O dadaismo de Edwards sofre as dissonâncias do tempo ao ponto da auto-desintegração e, através da mimetização do discurso epiléptico, a mímese se torna um plus, um excesso mimético. |
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The second impotence: Jacques EdwardsA segunda impotência: Jacques EdwardsDadaexcesso miméticorevoltamodernismo brasileiro.Dadamimetic excessorebellionBrazilian modernism.Metamorfosis de Jacques Edwards nos mostra a História como uma série de avanços e retrocessos. O dadaismo aristocrático do escritor chileno era parcialmente indiferente ao presente. Não queria transgredi-lo (como os marinheiros envolvidos na revolta da Chibata ou, mais tarde, os surrealistas). Não queria legislar, já que se constituia a partir da figura do bufão (o palhaço da burguesia de Oswald de Andrade). O dadaismo de Edwards sofre as dissonâncias do tempo ao ponto da auto-desintegração e, através da mimetização do discurso epiléptico, a mímese se torna um plus, um excesso mimético.Jacques Edward´s Metamorfosis shows History as a series of turns and returns. The aristocratic dadaism of the Chilean writer was partially indifferent to the moment. He didn´t want to transgress it (as the sailors involved in the Chibata rebellion or later on, the surrealists). He didn ´t legislate it since he was centered on the figure of the buffoon. (Oswald de Andrade´s palhaço da burguesia). Edwards´s Dada suffers from the dissonances of the time to the point of self-disintegration, and, through miming the epileptic discourse, mimesis becomes a surplus, a mimetic excess.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2010-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigo de literaturaartigos de literaturaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/26156Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 17 n. 27 (2010): Poesia na contemporaneidade: vertentes, confluências, formas e críticaMATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 17 No. 27 (2010): Poetics of contemporaneity: forms, types, confluence and criticism2446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/26156/18704Antelo, Raúlinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-09T04:04:40Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/26156Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2019-07-09T04:04:40Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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