A Primeira Guerra aos olhos inocentes de Willie, em ‘A Long Long Way’
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Matraga (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/37481 |
Resumo: | O romance A Long Long Way (2005), do escritor irlandês Sebastian Barry traz como tema um episódio histórico para o qual a narrativa republicana irlandesa preferiu não dar visibilidade − a entrada da Irlanda na Primeira Guerra Mundial como parte do exército britânico. Este artigo pretende demonstrar que o projeto autoral do escritor, inspirado pelo revisionismo histórico do nacionalismo irlandês, traz visibilidade a outros pontos de vista que não o hegemônico e oficial da república, refletindo a natureza complexa do processo de independência e das afiliações políticas que a precederam. Sugere ainda que a teorização sobre o romance de trauma, conforme desenvolvida por Granofsky (1995) pode ser utilizada para compreender melhor a construção do protagonista no romance de Barry. |
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A Primeira Guerra aos olhos inocentes de Willie, em ‘A Long Long Way’The First World War through Willie’s innocent eyes in ‘A Long Long Way’Irlandaficção irlandesarevisionismo histórico.IrelandIrish fictionhistorical revisionism.O romance A Long Long Way (2005), do escritor irlandês Sebastian Barry traz como tema um episódio histórico para o qual a narrativa republicana irlandesa preferiu não dar visibilidade − a entrada da Irlanda na Primeira Guerra Mundial como parte do exército britânico. Este artigo pretende demonstrar que o projeto autoral do escritor, inspirado pelo revisionismo histórico do nacionalismo irlandês, traz visibilidade a outros pontos de vista que não o hegemônico e oficial da república, refletindo a natureza complexa do processo de independência e das afiliações políticas que a precederam. Sugere ainda que a teorização sobre o romance de trauma, conforme desenvolvida por Granofsky (1995) pode ser utilizada para compreender melhor a construção do protagonista no romance de Barry.The Irish writer Sebastian Barry’s novel A Long Long Way (2005), brings as its theme a historical event which the Irish republican narrative prefers not to give visibility – the participation of Ireland in the First World War as part of the British Empire army. This article aims at demonstrating that the writer’s authorial project, inspired by the nationalist historical revisionism, gives visibility to non-hegemonic and non-official points of view, reflecting this way the complex nature of the independence process and the political affiliations that preceded it. It also suggests that theorization about the trauma novel, as developed by Granofsky (1995) may enlighten the understanding of the construction of Barry’s novel protagonist.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2019-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigo de literaturaartigos de literaturaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/3748110.12957/matraga.2019.37481Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 26 n. 46 (2019): Miscelânea; 177-194MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 26 No. 46 (2019): Miscelaneous; 177-1942446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/37481/29978Copyright (c) 2019 Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJinfo:eu-repo/semantics/openAccessAbrantes, Elisa Lima2019-07-25T17:21:44Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/37481Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2019-07-25T17:21:44Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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