Linguistic style and brands: two faces of the same statement
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Matraga (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/39540 |
Resumo: | Esse artigo objetiva analisar o estilo do gênero comentário online numa perspectiva sociológica. Neste contexto argumentamos a favor de que o estilo se concretiza nas escolhas linguísticas orientadas tanto pela forma, quanto pelo conteúdo e, especialmente pela posição axiológico-dialógica do comentador. Para Bakhtin (1976[1926]), dependendo do conteúdo e da imagem que se faça do ouvinte, o falante faz suas escolhas linguístico-estilísticas, definindo o estilo do enunciado. Assim, questionamos de que modo as relações de interação direcionam o estilo no gênero comentário online. Adotamos como corpus: comentários sobre notícias online, que tratam do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, a partir de uma notícia retirada do portal Terra, cuja manchete é: Dilma se reúne com juristas contrários ao impeachment, publicada em 07/12/2015. Como resultado, percebemos que o estilo no gênero comentário online se constitui a partir das relações dialógicas e do posicionamento axiológico do sujeito falante, que faz as escolhas dos recursos linguístico-estilísticos (gráficos, lexicais e gramaticais), orientado pelo contexto extraverbal e pelo gênero discursivo. |
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Linguistic style and brands: two faces of the same statementEstilo e marcas linguísticas: duas faces de um mesmo enunciadoDialogismoAxiologiaEstiloComentário online.DialogismAxiologyStyleOnline Review.Esse artigo objetiva analisar o estilo do gênero comentário online numa perspectiva sociológica. Neste contexto argumentamos a favor de que o estilo se concretiza nas escolhas linguísticas orientadas tanto pela forma, quanto pelo conteúdo e, especialmente pela posição axiológico-dialógica do comentador. Para Bakhtin (1976[1926]), dependendo do conteúdo e da imagem que se faça do ouvinte, o falante faz suas escolhas linguístico-estilísticas, definindo o estilo do enunciado. Assim, questionamos de que modo as relações de interação direcionam o estilo no gênero comentário online. Adotamos como corpus: comentários sobre notícias online, que tratam do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, a partir de uma notícia retirada do portal Terra, cuja manchete é: Dilma se reúne com juristas contrários ao impeachment, publicada em 07/12/2015. Como resultado, percebemos que o estilo no gênero comentário online se constitui a partir das relações dialógicas e do posicionamento axiológico do sujeito falante, que faz as escolhas dos recursos linguístico-estilísticos (gráficos, lexicais e gramaticais), orientado pelo contexto extraverbal e pelo gênero discursivo.This article aims to analyze the style of online comment genre from a sociological perspective. In this context, we argue that style is embodied in the linguistic choices oriented both by form and content, and especially by the axiological-dialogical position of the commentator. For Bakhtin (1976 [1926]), depending on the content and image of the listener, the speaker makes his linguistic-stylistic choices, defining the style of the utterance. Thus, we question how the relations of interaction direct the style in the online comment genre. We adopt as corpus: comments on online news, which deal with the impeachment process of President Dilma Rousseff, from a news withdrawn from the portal Terra, whose headline is: Dilma meets with lawyers against impeachment, published 12/12/2015 . As a result, we perceive that the style in the online commentary genre is based on the dialogical relations and the axiological positioning of the speaking subject, who makes the choices of the linguistic-stylistic resources (graphical, lexical and grammatical), guided by the extraverbal context.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2019-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigos de linguísticaartigos de linguísticaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/3954010.12957/matraga.2019.39540Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 26 n. 47 (2019): Interações mediadas por tecnologia; 360-376MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 26 No. 47 (2019): Technology-mediated interactions; 360-3762446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/39540/30902Santos, Eliane Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-27T15:01:38Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/39540Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2019-11-27T15:01:38Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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