A 'CONTRAINTE' COMO JOGO RETÓRICO NA POÉTICA DE OULIPO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Matraga (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/19778 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma aproximação entre pressupostos formais da retórica clássica e a produção literária do grupo francês Oulipo, na década de 60. Como argumentos que sustentam tal aproximação, destacam-se a clara filiação do Oulipo aos rhétoriqueurs dos séculos XV e XVI, o uso da contrainte como procedimento estético e a dimensão de regra, inerente à retórica, transposta para os jogos formais oulipianos. Apresentam-se, para tanto, poemas oulipianos, analisados em sua dimensão imanente, como produtos de jogos verbais que fazem da retórica uma gramática da frase e do texto, da qual pode emergir o fenômeno estético. |
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A 'CONTRAINTE' COMO JOGO RETÓRICO NA POÉTICA DE OULIPOTHE 'CONTRAINTE' AS A RHETORIC GAME IN THE FRENCH GROUP OULIPOOulipogamerethoricrulecontrainteOulipojogoretóricaregracontrainteEste artigo apresenta uma aproximação entre pressupostos formais da retórica clássica e a produção literária do grupo francês Oulipo, na década de 60. Como argumentos que sustentam tal aproximação, destacam-se a clara filiação do Oulipo aos rhétoriqueurs dos séculos XV e XVI, o uso da contrainte como procedimento estético e a dimensão de regra, inerente à retórica, transposta para os jogos formais oulipianos. Apresentam-se, para tanto, poemas oulipianos, analisados em sua dimensão imanente, como produtos de jogos verbais que fazem da retórica uma gramática da frase e do texto, da qual pode emergir o fenômeno estético.This paper presents a comparison between formal assumptions from classical rhetoric and the literary production of the French group Oulipo, in the 60s. As arguments to support such an approach, we highlight the clear affiliation of Oulipo authors to the rhétoriqueurs, in the fifteenth and sixteenth centuries; the use of contraintes as aesthetic procedures; and the role of rules, inherent in rhetoric, when transposed to the formal oulipian games. To do so, oulipian poems are herein analyzed in their immanent dimension, as products of verbal games that transform rhetoric into a grammar of the sentence and the text, from which the aesthetic phenomenon can emerge.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2013-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigo de literaturaartigos de literaturaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/19778Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 20 n. 33 (2013): RetóricaMATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 20 No. 33 (2013): Rhetoric2446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/19778/14262Pereira, Vinícius Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-09T04:04:33Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/19778Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2019-07-09T04:04:33Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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