Avaliação do uso de caulim calcinado em composição de borracha nitrílica para aplicação na indústria de óleo e gás

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Elisson Brum Dutra da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/15828
Resumo: Este trabalho visa estudar o efeito de um sistema híbrido de carga à base de negro de fumo e caulim calcinado em composição típica de artefato aplicado na indústria de óleo e gás. Para isso, seis formulações foram estabelecidas. Uma contendo somente negro de fumo (F01: 50N/0C), três com sistema híbrido de cargas (F02: 35N/15C, F03: 25N/25C e F04: 15N/35C), uma contendo somente caulim calcinado (F05: 0C/50N) e uma sem carga (goma pura). As misturas foram preparadas em misturador de cilindros, conforme descreve a metodologia ASTM D-3187 e as composições foram testadas no que tange suas propriedades mecânicas, reológicas, térmicas e morfológicas com o intuito de estudar até que ponto a substituição parcial do negro de fumo por caulim calcinado apresentaria melhores resultados, e se seria possível obter uma composição que resistisse um regime de trabalho sob condições de compressão por mais tempo. Os resultados mostraram que a melhor composição com sistema híbrido de cargas foi a F02: 35N/15C, pois manteve o reforço mecânico e obteve menores módulos de perda, que é fundamental para que um artefato que trabalhe sob deformação mantenha suas propriedades por mais tempo.De uma forma geral, à medida que o negro de fumo foi substituído por caulim calcinado, as formulações apresentam menor módulo, entretanto a quantidade de agregados de carga diminuiu consideravelmente
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