Desenvolvimento de um programa de enfrentamento da Síndrome de Burnout e análise de seus efeitos em professores que atuam no processo de inclusão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14748 |
Resumo: | This is a case study aimed at developing a program to management Burnout Syndrome and assess its effects on the behavior of seven female participants, ages 36 to 60, who work as teachers in the process of educational and social inclusion of public school students in Rio de Janeiro. The study will use an investigation technique consisting of action research procedures. To collect data, were used psychometric tools and a Socio-demographic Inventory. In addition to the research, the study used verbal reports analysis as a source of data regarding the participants private processes. The program aiming to fight Burnout Syndrome consisted of techniques and procedures based on cognitive behavioral psychology, relaxation techniques and time management practices. The results point to a certain decrease in the incidence of stress and Burnout Syndrome. These results can lead to new public policies to improve health and the general working conditions to which the public teachers are exposed. The goal is to humanize the role of the teacher with regard to health and physical and mental well-being. |
id |
UERJ_0299b6ad7892a935aa486da4f4a02ae8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/14748 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
2903 |
spelling |
Nunes Sobrinho, Francisco de PaulaCPF:03305104791http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=W0409Malagris, Lucia Emmanoel NovaesCPF:52847958715http://lattes.cnpq.br/9758381442025886http://lattes.cnpq.br/9758381442025886Barata, DeniseCPF:74038702715http://lattes.cnpq.br/0575865301764933Amado, Luiz Antonio SaléhCPF:73253375749http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771094Y7Benevides-pereira, Ana Maria TeresaCPF:80477747868http://lattes.cnpq.br/5384042136734279CPF:79525830772http://lattes.cnpq.br/8655884611291473Levy, Gisele Cristine Tenório de Machado2021-01-07T18:08:48Z2013-08-082011-09-13LEVY, Gisele Cristine Tenório de Machado. Desenvolvimento de um programa de enfrentamento da Síndrome de Burnout e análise de seus efeitos em professores que atuam no processo de inclusão. 2011. 166 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14748This is a case study aimed at developing a program to management Burnout Syndrome and assess its effects on the behavior of seven female participants, ages 36 to 60, who work as teachers in the process of educational and social inclusion of public school students in Rio de Janeiro. The study will use an investigation technique consisting of action research procedures. To collect data, were used psychometric tools and a Socio-demographic Inventory. In addition to the research, the study used verbal reports analysis as a source of data regarding the participants private processes. The program aiming to fight Burnout Syndrome consisted of techniques and procedures based on cognitive behavioral psychology, relaxation techniques and time management practices. The results point to a certain decrease in the incidence of stress and Burnout Syndrome. These results can lead to new public policies to improve health and the general working conditions to which the public teachers are exposed. The goal is to humanize the role of the teacher with regard to health and physical and mental well-being.Estudo de caso, com o objetivo de desenvolver um programa de enfrentamento da Síndrome de Burnout e avaliar os seus efeitos no comportamento de 7 participantes do sexo feminino, com idade variável entre 27 a 48 anos, que atuam como professores no processo de inclusão educacional e social de alunos da Rede Pública, em uma instituição de ensino localizada na cidade do Rio de Janeiro. Trata-se de modalidade de investigação que envolve procedimentos de pesquisa-ação. Para fins de coleta de dados foram utilizados instrumentos de medida psicométrica como o CBP-R, Questionário de Burnout para Professores ? Revisado (CBP-R; Moreno, Garrosa E González, 2000) como também o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp ? ISSL (LIPP, 2000), além de um inventário sóciodemográfico. Como complementação do trabalho de pesquisa, foi empregada a análise de relatos verbais para fins de levantamento de dados relativos aos processos privados dos participantes. A aplicação de um programa de enfrentamento da Síndrome de Burnout consistiu de técnicas e de procedimentos fundados na abordagem cognitivo-comportamental e da adoção de práticas de relaxamento e de manejo de tempo. Os resultados da pesquisa evidenciaram um relativo decréscimo quanto a incidência de sintomas de stress e Burnout nas participantes. De posse desses resultados, poderão ser articuladas ações em políticas públicas com vistas à melhoria da saúde e das condições gerais de trabalho do professor da Rede Pública. O que se propõe como meta é humanizar o posto de trabalho docente, sob os aspectos de saúde, bem-estar físico e mental.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-07T18:08:48Z No. of bitstreams: 1 Tese Gisele Cristine TM Levy Bdtd.pdf: 2590893 bytes, checksum: 470215d158f988e24b0398894a008d0f (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-07T18:08:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese Gisele Cristine TM Levy Bdtd.pdf: 2590893 bytes, checksum: 470215d158f988e24b0398894a008d0f (MD5) Previous issue date: 2011-09-13Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação HumanaUERJBRCentro de Educação e HumanidadesPublic school teachersManagement Burnout SyndromeInclusive educationProfessores do ensino públicoEnfrentamento da Síndrome de BurnoutParadigma inclusionistaProfessores Stress ocupacionalProfessores Satisfação no trabalhoBurnout (Psicologia)CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICASDesenvolvimento de um programa de enfrentamento da Síndrome de Burnout e análise de seus efeitos em professores que atuam no processo de inclusãoDevelopment of a program for coping with Burnout Syndrome and analysis of this effects on teachers that work in the process inclusioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALTese Gisele Cristine TM Levy Bdtd.pdfapplication/pdf2590893http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/14748/1/Tese+Gisele+Cristine+TM+Levy+Bdtd.pdf470215d158f988e24b0398894a008d0fMD511/147482023-03-09 14:05:41.194oai:www.bdtd.uerj.br:1/14748Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032023-03-09T17:05:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento de um programa de enfrentamento da Síndrome de Burnout e análise de seus efeitos em professores que atuam no processo de inclusão |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Development of a program for coping with Burnout Syndrome and analysis of this effects on teachers that work in the process inclusion |
title |
Desenvolvimento de um programa de enfrentamento da Síndrome de Burnout e análise de seus efeitos em professores que atuam no processo de inclusão |
spellingShingle |
Desenvolvimento de um programa de enfrentamento da Síndrome de Burnout e análise de seus efeitos em professores que atuam no processo de inclusão Levy, Gisele Cristine Tenório de Machado Public school teachers Management Burnout Syndrome Inclusive education Professores do ensino público Enfrentamento da Síndrome de Burnout Paradigma inclusionista Professores Stress ocupacional Professores Satisfação no trabalho Burnout (Psicologia) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
title_short |
Desenvolvimento de um programa de enfrentamento da Síndrome de Burnout e análise de seus efeitos em professores que atuam no processo de inclusão |
title_full |
Desenvolvimento de um programa de enfrentamento da Síndrome de Burnout e análise de seus efeitos em professores que atuam no processo de inclusão |
title_fullStr |
Desenvolvimento de um programa de enfrentamento da Síndrome de Burnout e análise de seus efeitos em professores que atuam no processo de inclusão |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de um programa de enfrentamento da Síndrome de Burnout e análise de seus efeitos em professores que atuam no processo de inclusão |
title_sort |
Desenvolvimento de um programa de enfrentamento da Síndrome de Burnout e análise de seus efeitos em professores que atuam no processo de inclusão |
author |
Levy, Gisele Cristine Tenório de Machado |
author_facet |
Levy, Gisele Cristine Tenório de Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nunes Sobrinho, Francisco de Paula |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:03305104791 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=W0409 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Malagris, Lucia Emmanoel Novaes |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:52847958715 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9758381442025886http://lattes.cnpq.br/9758381442025886 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Barata, Denise |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
CPF:74038702715 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0575865301764933 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Amado, Luiz Antonio Saléh |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
CPF:73253375749 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771094Y7 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Benevides-pereira, Ana Maria Teresa |
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv |
CPF:80477747868 |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5384042136734279 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:79525830772 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8655884611291473 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Levy, Gisele Cristine Tenório de Machado |
contributor_str_mv |
Nunes Sobrinho, Francisco de Paula Malagris, Lucia Emmanoel Novaes Barata, Denise Amado, Luiz Antonio Saléh Benevides-pereira, Ana Maria Teresa |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Public school teachers Management Burnout Syndrome Inclusive education |
topic |
Public school teachers Management Burnout Syndrome Inclusive education Professores do ensino público Enfrentamento da Síndrome de Burnout Paradigma inclusionista Professores Stress ocupacional Professores Satisfação no trabalho Burnout (Psicologia) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores do ensino público Enfrentamento da Síndrome de Burnout Paradigma inclusionista Professores Stress ocupacional Professores Satisfação no trabalho Burnout (Psicologia) |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
description |
This is a case study aimed at developing a program to management Burnout Syndrome and assess its effects on the behavior of seven female participants, ages 36 to 60, who work as teachers in the process of educational and social inclusion of public school students in Rio de Janeiro. The study will use an investigation technique consisting of action research procedures. To collect data, were used psychometric tools and a Socio-demographic Inventory. In addition to the research, the study used verbal reports analysis as a source of data regarding the participants private processes. The program aiming to fight Burnout Syndrome consisted of techniques and procedures based on cognitive behavioral psychology, relaxation techniques and time management practices. The results point to a certain decrease in the incidence of stress and Burnout Syndrome. These results can lead to new public policies to improve health and the general working conditions to which the public teachers are exposed. The goal is to humanize the role of the teacher with regard to health and physical and mental well-being. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-09-13 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-08-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-07T18:08:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LEVY, Gisele Cristine Tenório de Machado. Desenvolvimento de um programa de enfrentamento da Síndrome de Burnout e análise de seus efeitos em professores que atuam no processo de inclusão. 2011. 166 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14748 |
identifier_str_mv |
LEVY, Gisele Cristine Tenório de Machado. Desenvolvimento de um programa de enfrentamento da Síndrome de Burnout e análise de seus efeitos em professores que atuam no processo de inclusão. 2011. 166 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14748 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UERJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação e Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/14748/1/Tese+Gisele+Cristine+TM+Levy+Bdtd.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
470215d158f988e24b0398894a008d0f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1811728683115741184 |