Desenvolvimento de um programa de enfrentamento da Síndrome de Burnout e análise de seus efeitos em professores que atuam no processo de inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Levy, Gisele Cristine Tenório de Machado
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14748
Resumo: This is a case study aimed at developing a program to management Burnout Syndrome and assess its effects on the behavior of seven female participants, ages 36 to 60, who work as teachers in the process of educational and social inclusion of public school students in Rio de Janeiro. The study will use an investigation technique consisting of action research procedures. To collect data, were used psychometric tools and a Socio-demographic Inventory. In addition to the research, the study used verbal reports analysis as a source of data regarding the participants private processes. The program aiming to fight Burnout Syndrome consisted of techniques and procedures based on cognitive behavioral psychology, relaxation techniques and time management practices. The results point to a certain decrease in the incidence of stress and Burnout Syndrome. These results can lead to new public policies to improve health and the general working conditions to which the public teachers are exposed. The goal is to humanize the role of the teacher with regard to health and physical and mental well-being.
id UERJ_0299b6ad7892a935aa486da4f4a02ae8
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/14748
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Nunes Sobrinho, Francisco de PaulaCPF:03305104791http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=W0409Malagris, Lucia Emmanoel NovaesCPF:52847958715http://lattes.cnpq.br/9758381442025886http://lattes.cnpq.br/9758381442025886Barata, DeniseCPF:74038702715http://lattes.cnpq.br/0575865301764933Amado, Luiz Antonio SaléhCPF:73253375749http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771094Y7Benevides-pereira, Ana Maria TeresaCPF:80477747868http://lattes.cnpq.br/5384042136734279CPF:79525830772http://lattes.cnpq.br/8655884611291473Levy, Gisele Cristine Tenório de Machado2021-01-07T18:08:48Z2013-08-082011-09-13LEVY, Gisele Cristine Tenório de Machado. Desenvolvimento de um programa de enfrentamento da Síndrome de Burnout e análise de seus efeitos em professores que atuam no processo de inclusão. 2011. 166 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14748This is a case study aimed at developing a program to management Burnout Syndrome and assess its effects on the behavior of seven female participants, ages 36 to 60, who work as teachers in the process of educational and social inclusion of public school students in Rio de Janeiro. The study will use an investigation technique consisting of action research procedures. To collect data, were used psychometric tools and a Socio-demographic Inventory. In addition to the research, the study used verbal reports analysis as a source of data regarding the participants private processes. The program aiming to fight Burnout Syndrome consisted of techniques and procedures based on cognitive behavioral psychology, relaxation techniques and time management practices. The results point to a certain decrease in the incidence of stress and Burnout Syndrome. These results can lead to new public policies to improve health and the general working conditions to which the public teachers are exposed. The goal is to humanize the role of the teacher with regard to health and physical and mental well-being.Estudo de caso, com o objetivo de desenvolver um programa de enfrentamento da Síndrome de Burnout e avaliar os seus efeitos no comportamento de 7 participantes do sexo feminino, com idade variável entre 27 a 48 anos, que atuam como professores no processo de inclusão educacional e social de alunos da Rede Pública, em uma instituição de ensino localizada na cidade do Rio de Janeiro. Trata-se de modalidade de investigação que envolve procedimentos de pesquisa-ação. Para fins de coleta de dados foram utilizados instrumentos de medida psicométrica como o CBP-R, Questionário de Burnout para Professores ? Revisado (CBP-R; Moreno, Garrosa E González, 2000) como também o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp ? ISSL (LIPP, 2000), além de um inventário sóciodemográfico. Como complementação do trabalho de pesquisa, foi empregada a análise de relatos verbais para fins de levantamento de dados relativos aos processos privados dos participantes. A aplicação de um programa de enfrentamento da Síndrome de Burnout consistiu de técnicas e de procedimentos fundados na abordagem cognitivo-comportamental e da adoção de práticas de relaxamento e de manejo de tempo. Os resultados da pesquisa evidenciaram um relativo decréscimo quanto a incidência de sintomas de stress e Burnout nas participantes. De posse desses resultados, poderão ser articuladas ações em políticas públicas com vistas à melhoria da saúde e das condições gerais de trabalho do professor da Rede Pública. O que se propõe como meta é humanizar o posto de trabalho docente, sob os aspectos de saúde, bem-estar físico e mental.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-07T18:08:48Z No. of bitstreams: 1 Tese Gisele Cristine TM Levy Bdtd.pdf: 2590893 bytes, checksum: 470215d158f988e24b0398894a008d0f (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-07T18:08:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese Gisele Cristine TM Levy Bdtd.pdf: 2590893 bytes, checksum: 470215d158f988e24b0398894a008d0f (MD5) Previous issue date: 2011-09-13Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação HumanaUERJBRCentro de Educação e HumanidadesPublic school teachersManagement Burnout SyndromeInclusive educationProfessores do ensino públicoEnfrentamento da Síndrome de BurnoutParadigma inclusionistaProfessores Stress ocupacionalProfessores Satisfação no trabalhoBurnout (Psicologia)CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICASDesenvolvimento de um programa de enfrentamento da Síndrome de Burnout e análise de seus efeitos em professores que atuam no processo de inclusãoDevelopment of a program for coping with Burnout Syndrome and analysis of this effects on teachers that work in the process inclusioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALTese Gisele Cristine TM Levy Bdtd.pdfapplication/pdf2590893http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/14748/1/Tese+Gisele+Cristine+TM+Levy+Bdtd.pdf470215d158f988e24b0398894a008d0fMD511/147482023-03-09 14:05:41.194oai:www.bdtd.uerj.br:1/14748Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032023-03-09T17:05:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Desenvolvimento de um programa de enfrentamento da Síndrome de Burnout e análise de seus efeitos em professores que atuam no processo de inclusão
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Development of a program for coping with Burnout Syndrome and analysis of this effects on teachers that work in the process inclusion
title Desenvolvimento de um programa de enfrentamento da Síndrome de Burnout e análise de seus efeitos em professores que atuam no processo de inclusão
spellingShingle Desenvolvimento de um programa de enfrentamento da Síndrome de Burnout e análise de seus efeitos em professores que atuam no processo de inclusão
Levy, Gisele Cristine Tenório de Machado
Public school teachers
Management Burnout Syndrome
Inclusive education
Professores do ensino público
Enfrentamento da Síndrome de Burnout
Paradigma inclusionista
Professores Stress ocupacional
Professores Satisfação no trabalho
Burnout (Psicologia)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
title_short Desenvolvimento de um programa de enfrentamento da Síndrome de Burnout e análise de seus efeitos em professores que atuam no processo de inclusão
title_full Desenvolvimento de um programa de enfrentamento da Síndrome de Burnout e análise de seus efeitos em professores que atuam no processo de inclusão
title_fullStr Desenvolvimento de um programa de enfrentamento da Síndrome de Burnout e análise de seus efeitos em professores que atuam no processo de inclusão
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um programa de enfrentamento da Síndrome de Burnout e análise de seus efeitos em professores que atuam no processo de inclusão
title_sort Desenvolvimento de um programa de enfrentamento da Síndrome de Burnout e análise de seus efeitos em professores que atuam no processo de inclusão
author Levy, Gisele Cristine Tenório de Machado
author_facet Levy, Gisele Cristine Tenório de Machado
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes Sobrinho, Francisco de Paula
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:03305104791
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=W0409
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Malagris, Lucia Emmanoel Novaes
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:52847958715
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9758381442025886http://lattes.cnpq.br/9758381442025886
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Barata, Denise
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:74038702715
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0575865301764933
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Amado, Luiz Antonio Saléh
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv CPF:73253375749
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771094Y7
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Benevides-pereira, Ana Maria Teresa
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv CPF:80477747868
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5384042136734279
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:79525830772
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8655884611291473
dc.contributor.author.fl_str_mv Levy, Gisele Cristine Tenório de Machado
contributor_str_mv Nunes Sobrinho, Francisco de Paula
Malagris, Lucia Emmanoel Novaes
Barata, Denise
Amado, Luiz Antonio Saléh
Benevides-pereira, Ana Maria Teresa
dc.subject.eng.fl_str_mv Public school teachers
Management Burnout Syndrome
Inclusive education
topic Public school teachers
Management Burnout Syndrome
Inclusive education
Professores do ensino público
Enfrentamento da Síndrome de Burnout
Paradigma inclusionista
Professores Stress ocupacional
Professores Satisfação no trabalho
Burnout (Psicologia)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
dc.subject.por.fl_str_mv Professores do ensino público
Enfrentamento da Síndrome de Burnout
Paradigma inclusionista
Professores Stress ocupacional
Professores Satisfação no trabalho
Burnout (Psicologia)
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
description This is a case study aimed at developing a program to management Burnout Syndrome and assess its effects on the behavior of seven female participants, ages 36 to 60, who work as teachers in the process of educational and social inclusion of public school students in Rio de Janeiro. The study will use an investigation technique consisting of action research procedures. To collect data, were used psychometric tools and a Socio-demographic Inventory. In addition to the research, the study used verbal reports analysis as a source of data regarding the participants private processes. The program aiming to fight Burnout Syndrome consisted of techniques and procedures based on cognitive behavioral psychology, relaxation techniques and time management practices. The results point to a certain decrease in the incidence of stress and Burnout Syndrome. These results can lead to new public policies to improve health and the general working conditions to which the public teachers are exposed. The goal is to humanize the role of the teacher with regard to health and physical and mental well-being.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-09-13
dc.date.available.fl_str_mv 2013-08-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-07T18:08:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LEVY, Gisele Cristine Tenório de Machado. Desenvolvimento de um programa de enfrentamento da Síndrome de Burnout e análise de seus efeitos em professores que atuam no processo de inclusão. 2011. 166 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14748
identifier_str_mv LEVY, Gisele Cristine Tenório de Machado. Desenvolvimento de um programa de enfrentamento da Síndrome de Burnout e análise de seus efeitos em professores que atuam no processo de inclusão. 2011. 166 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14748
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/14748/1/Tese+Gisele+Cristine+TM+Levy+Bdtd.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 470215d158f988e24b0398894a008d0f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1811728683115741184