Autorretrato como ex-posição: corpo e toque na poesia de Ana Cristina Cesar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Diego Pereira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6835
Resumo: This work finds itself on the theoretical tension engendered between the contemporary perspective of notion of subject and the countless ways of representing itself. I propose a reflexion path that goes through the german photographer Dieter Appelt´s self-portraits and the russian artist Kazimir Malevich analysis, in the sense that both propone the idea of body that refuses its closure, refuse a single and closed appearance. The central objective of this research is to analyze the poetry of Ana Cristina Cesar from the perspective of notion of body, touch and translation that appears in the critical essays of the author. For such comparisons I used the ideas of semblance proposed by Georges Didi-Huberman and Jean-Luc Nancy, the notion of presence of Hans Ulrich Gumbrecht and the idea of rest of Jacques Lacan
id UERJ_02b4af012a97dbc326f83fb27cc85388
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/6835
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Chiara, Ana Cristina de Rezendelattes.cnpq.br/1467998893115728Cardoso, Marília Rothierhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783954H9Martins, Helena Francohttp://lattes.cnpq.br/8055323136184595http://lattes.cnpq.br/6615129786832938Ferreira, Diego Pereira2021-01-05T15:14:43Z2016-10-192016-03-28FERREIRA, Diego Pereira. Autorretrato como ex-posição: corpo e toque na poesia de Ana Cristina Cesar. 2016. 89 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6835This work finds itself on the theoretical tension engendered between the contemporary perspective of notion of subject and the countless ways of representing itself. I propose a reflexion path that goes through the german photographer Dieter Appelt´s self-portraits and the russian artist Kazimir Malevich analysis, in the sense that both propone the idea of body that refuses its closure, refuse a single and closed appearance. The central objective of this research is to analyze the poetry of Ana Cristina Cesar from the perspective of notion of body, touch and translation that appears in the critical essays of the author. For such comparisons I used the ideas of semblance proposed by Georges Didi-Huberman and Jean-Luc Nancy, the notion of presence of Hans Ulrich Gumbrecht and the idea of rest of Jacques LacanEste trabalho se localiza na tensão teórica gerada entre a perspectiva contemporânea da noção de sujeito e as inúmeras formas de representação de si. Proponho um caminho de reflexão atravessado pela análise dos autorretratos do fotógrafo alemão Dieter Appelt e do pintor russo Kazimir Malevich, na medida em que apresentam a ideia de um corpo que recusa seu fechamento, a uma aparência única e fechada. Objeto central desta pesquisa, a obra poética de Ana Cristina Cesar será analisada, portanto, sob as perspectivas das noções de corpo e de toque enquanto sua poesia suscita a sensação de presença ou ausência como efeito, na relação entre leitor e escritor -, acompanhas pela noção de tradução presente nos ensaios críticos da escritora. Para tais comparações, me apoio nos conceitos de Semelhança propostos por Georges Didi-Huberman e Jean-Luc Nancy, passando pela noção de Presença, de Hans Ulrich Gumbrecht, e de Resto, de Jacques LacanSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T15:14:43Z No. of bitstreams: 1 Diego Pereira Ferreira_Dissertacao.pdf: 1824890 bytes, checksum: 0cd6500c5819966c2b865b98ed71cc1d (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T15:14:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Diego Pereira Ferreira_Dissertacao.pdf: 1824890 bytes, checksum: 0cd6500c5819966c2b865b98ed71cc1d (MD5) Previous issue date: 2016-03-28application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Instituto de LetrasSelfportraitBodyTouchTranslationSemblancePresenceRestAutorretratoCorpoToqueTraduçãoSemelhançaPresençaRestoCésar, Ana Cristina, 1952-1983- Crítica e interpretaçãoSujeito (Filosofia)Corpo humano na literaturaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIAAutorretrato como ex-posição: corpo e toque na poesia de Ana Cristina CesarSelfportrait like ex-position: body and touch on the poetry of Ana Cristina Cesarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDiego Pereira Ferreira_Dissertacao.pdfapplication/pdf1824890http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6835/1/Diego+Pereira+Ferreira_Dissertacao.pdf0cd6500c5819966c2b865b98ed71cc1dMD511/68352024-02-27 16:16:48.561oai:www.bdtd.uerj.br:1/6835Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T19:16:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Autorretrato como ex-posição: corpo e toque na poesia de Ana Cristina Cesar
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Selfportrait like ex-position: body and touch on the poetry of Ana Cristina Cesar
title Autorretrato como ex-posição: corpo e toque na poesia de Ana Cristina Cesar
spellingShingle Autorretrato como ex-posição: corpo e toque na poesia de Ana Cristina Cesar
Ferreira, Diego Pereira
Selfportrait
Body
Touch
Translation
Semblance
Presence
Rest
Autorretrato
Corpo
Toque
Tradução
Semelhança
Presença
Resto
César, Ana Cristina, 1952-1983- Crítica e interpretação
Sujeito (Filosofia)
Corpo humano na literatura
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
title_short Autorretrato como ex-posição: corpo e toque na poesia de Ana Cristina Cesar
title_full Autorretrato como ex-posição: corpo e toque na poesia de Ana Cristina Cesar
title_fullStr Autorretrato como ex-posição: corpo e toque na poesia de Ana Cristina Cesar
title_full_unstemmed Autorretrato como ex-posição: corpo e toque na poesia de Ana Cristina Cesar
title_sort Autorretrato como ex-posição: corpo e toque na poesia de Ana Cristina Cesar
author Ferreira, Diego Pereira
author_facet Ferreira, Diego Pereira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Chiara, Ana Cristina de Rezende
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/1467998893115728
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cardoso, Marília Rothier
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783954H9
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Martins, Helena Franco
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8055323136184595
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6615129786832938
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Diego Pereira
contributor_str_mv Chiara, Ana Cristina de Rezende
Cardoso, Marília Rothier
Martins, Helena Franco
dc.subject.eng.fl_str_mv Selfportrait
Body
Touch
Translation
Semblance
Presence
Rest
topic Selfportrait
Body
Touch
Translation
Semblance
Presence
Rest
Autorretrato
Corpo
Toque
Tradução
Semelhança
Presença
Resto
César, Ana Cristina, 1952-1983- Crítica e interpretação
Sujeito (Filosofia)
Corpo humano na literatura
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
dc.subject.por.fl_str_mv Autorretrato
Corpo
Toque
Tradução
Semelhança
Presença
Resto
César, Ana Cristina, 1952-1983- Crítica e interpretação
Sujeito (Filosofia)
Corpo humano na literatura
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
description This work finds itself on the theoretical tension engendered between the contemporary perspective of notion of subject and the countless ways of representing itself. I propose a reflexion path that goes through the german photographer Dieter Appelt´s self-portraits and the russian artist Kazimir Malevich analysis, in the sense that both propone the idea of body that refuses its closure, refuse a single and closed appearance. The central objective of this research is to analyze the poetry of Ana Cristina Cesar from the perspective of notion of body, touch and translation that appears in the critical essays of the author. For such comparisons I used the ideas of semblance proposed by Georges Didi-Huberman and Jean-Luc Nancy, the notion of presence of Hans Ulrich Gumbrecht and the idea of rest of Jacques Lacan
publishDate 2016
dc.date.available.fl_str_mv 2016-10-19
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-03-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T15:14:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERREIRA, Diego Pereira. Autorretrato como ex-posição: corpo e toque na poesia de Ana Cristina Cesar. 2016. 89 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6835
identifier_str_mv FERREIRA, Diego Pereira. Autorretrato como ex-posição: corpo e toque na poesia de Ana Cristina Cesar. 2016. 89 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6835/1/Diego+Pereira+Ferreira_Dissertacao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0cd6500c5819966c2b865b98ed71cc1d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1811728623424503808