Os explicadores: das sombras ao ensino paralelo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Andréa Silva do
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14885
Resumo: The object of this study refers to the work of "explicadores" - people who practice a kind of parallel teaching compared to the official teaching system in an informal way and in their own domestic space. It deals with a traditional phenomenon which is growing in the city of Rio de Janeiro, especially in the west zone. This research has as its main objective the analysis of the roles performed by the "explicadores" as a possible interpretation about the dynamics of the problems found in Primary School and more specifically, in Elementary School as well as the recent changes in the working market that forces a considerable number of people, through a marginal insertion in the working market to dedicate themselves to the activity in question. The methodological axis invests in multiple ways to talk about "explicadores". Thus, the research favours the techniques accepted by ethnography: interviews and analysis of empirical data. This way, this dissertation presents the possible aspects that legitimate and collaborate to the fact that a significant number of children attend the explanatory classes
id UERJ_0ede35a6c0a2ad330a66c54ba1956302
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/14885
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Paiva, Vanilda PereiraCPF:43718558734http://lattes.cnpq.br/2175362065247859Mata, Vera Lucia CalheirosCPF:02635207044http://lattes.cnpq.br/0253289883916565Frigotto, GaudêncioCPF:12635707049http://lattes.cnpq.br/4535332644982596CPF:07170357780http://lattes.cnpq.br/0704128380704086Nascimento, Andréa Silva do2021-01-07T18:16:38Z2008-07-112007-06-29NASCIMENTO, Andréa Silva do. Os explicadores: das sombras ao ensino paralelo. 2007. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14885The object of this study refers to the work of "explicadores" - people who practice a kind of parallel teaching compared to the official teaching system in an informal way and in their own domestic space. It deals with a traditional phenomenon which is growing in the city of Rio de Janeiro, especially in the west zone. This research has as its main objective the analysis of the roles performed by the "explicadores" as a possible interpretation about the dynamics of the problems found in Primary School and more specifically, in Elementary School as well as the recent changes in the working market that forces a considerable number of people, through a marginal insertion in the working market to dedicate themselves to the activity in question. The methodological axis invests in multiple ways to talk about "explicadores". Thus, the research favours the techniques accepted by ethnography: interviews and analysis of empirical data. This way, this dissertation presents the possible aspects that legitimate and collaborate to the fact that a significant number of children attend the explanatory classesO objeto do presente estudo refere-se ao trabalho dos explicadores pessoas que praticam uma espécie de ensino paralelo ao sistema de ensino oficial através de uma atividade informal realizada de forma privada no espaço doméstico. Trata-se de um fenômeno tradicional que vem crescendo de modo acelerado na cidade do Rio de Janeiro, especialmente na Zona Oeste. Esta investigação tem como principal objetivo a análise das funções desempenhadas pelos explicadores como uma possível interpretação acerca da dinâmica dos problemas localizados tanto na Educação Básica, e mais especificamente no Ensino Fundamental, quanto nas recentes mudanças ocorridas no mercado de trabalho que obrigam um considerável número de pessoas, através de uma inserção marginal, a se dedicarem à atividade em questão. O eixo metodológico investe nas múltiplas formas de falar dos sujeitos. Assim, a investigação privilegia as técnicas consagradas pela etnografia: entrevistas e análise de dados empíricos. Desta forma, esta dissertação apresenta os possíveis aspectos que legitimam e colaboram para o fato de um número significativo de crianças freqüentarem as explicações .Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-07T18:16:38Z No. of bitstreams: 1 Diss_Andrea_Silva_Completa.pdf: 1438708 bytes, checksum: 5c250d5a14b9073a5a0f9290621a12eb (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-07T18:16:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Diss_Andrea_Silva_Completa.pdf: 1438708 bytes, checksum: 5c250d5a14b9073a5a0f9290621a12eb (MD5) Previous issue date: 2007-06-29application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação HumanaUERJBRCentro de Educação e HumanidadesPublic policies educationInformal activityPolíticas públicas educacionaisAtividade informalEscolas públicasEscolarizaçãoEducação informalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOOs explicadores: das sombras ao ensino paraleloThe explainers: from the "shadows" to the parallel teachinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDiss_Andrea_Silva_Completa.pdfapplication/pdf1438708http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/14885/1/Diss_Andrea_Silva_Completa.pdf5c250d5a14b9073a5a0f9290621a12ebMD511/148852023-03-09 14:05:43.67oai:www.bdtd.uerj.br:1/14885Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032023-03-09T17:05:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Os explicadores: das sombras ao ensino paralelo
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The explainers: from the "shadows" to the parallel teaching
title Os explicadores: das sombras ao ensino paralelo
spellingShingle Os explicadores: das sombras ao ensino paralelo
Nascimento, Andréa Silva do
Public policies education
Informal activity
Políticas públicas educacionais
Atividade informal
Escolas públicas
Escolarização
Educação informal
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Os explicadores: das sombras ao ensino paralelo
title_full Os explicadores: das sombras ao ensino paralelo
title_fullStr Os explicadores: das sombras ao ensino paralelo
title_full_unstemmed Os explicadores: das sombras ao ensino paralelo
title_sort Os explicadores: das sombras ao ensino paralelo
author Nascimento, Andréa Silva do
author_facet Nascimento, Andréa Silva do
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paiva, Vanilda Pereira
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:43718558734
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2175362065247859
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Mata, Vera Lucia Calheiros
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:02635207044
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0253289883916565
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Frigotto, Gaudêncio
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:12635707049
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4535332644982596
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:07170357780
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0704128380704086
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Andréa Silva do
contributor_str_mv Paiva, Vanilda Pereira
Mata, Vera Lucia Calheiros
Frigotto, Gaudêncio
dc.subject.eng.fl_str_mv Public policies education
Informal activity
topic Public policies education
Informal activity
Políticas públicas educacionais
Atividade informal
Escolas públicas
Escolarização
Educação informal
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas públicas educacionais
Atividade informal
Escolas públicas
Escolarização
Educação informal
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The object of this study refers to the work of "explicadores" - people who practice a kind of parallel teaching compared to the official teaching system in an informal way and in their own domestic space. It deals with a traditional phenomenon which is growing in the city of Rio de Janeiro, especially in the west zone. This research has as its main objective the analysis of the roles performed by the "explicadores" as a possible interpretation about the dynamics of the problems found in Primary School and more specifically, in Elementary School as well as the recent changes in the working market that forces a considerable number of people, through a marginal insertion in the working market to dedicate themselves to the activity in question. The methodological axis invests in multiple ways to talk about "explicadores". Thus, the research favours the techniques accepted by ethnography: interviews and analysis of empirical data. This way, this dissertation presents the possible aspects that legitimate and collaborate to the fact that a significant number of children attend the explanatory classes
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-06-29
dc.date.available.fl_str_mv 2008-07-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-07T18:16:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NASCIMENTO, Andréa Silva do. Os explicadores: das sombras ao ensino paralelo. 2007. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14885
identifier_str_mv NASCIMENTO, Andréa Silva do. Os explicadores: das sombras ao ensino paralelo. 2007. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/14885/1/Diss_Andrea_Silva_Completa.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5c250d5a14b9073a5a0f9290621a12eb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352332585893888